O cuidado em todas as circunstâncias

O cuidado em todas as circunstâncias

Por Josiane Gonçalves de Souza
Fotos: arquivo pessoal da cuidadora

A cuidadora Kristiane Ribeiro conta a rotina de cuidar de cerca de 90 gatos; muito amor e muitas dificuldades

A pandemia de covid-19 trouxe à tona problemas novos, inesperados pela população mundial, mas também acentuou as já antigas e conhecidas mazelas do nosso país. Além das mortes incontáveis, das perdas econômicas e prejuízos sociais, uma situação inadmissível se tornou ainda mais frequente: o abandono de animais.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, do meio de 2020, apenas no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo que deste número, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros. Nesse cenário cada dia mais desolador, nascem entidades e ONG’s que têm a finalidade de recolher, cuidar e dar um encaminhamento seguro para esses animais, o que, em suma, significa encaminhá-los para a adoção responsável e amorosa.

Confraria dos Gatos
Mas não só de instituições vive a proteção animal, ela também é composta por diversas pessoas que, por meio do amor, infinita dedicação e abdicação, doam seu tempo, dinheiro e, em muitos casos, seus lares, para cuidar e proteger os animais das ruas e da crueldade delas.
Esse é o caso da cuidadora animal, Kristiane Ribeiro, na região metropolitana de Belo Horizonte, por seu trabalho incansável no resgate de gatinhos. Ela conta que o amor pelos animais já vem de longa data, mas que em 2017, ao ingressar na faculdade, percebeu que o local estava se tornando um reduto de gatos, e que vez ou outra, por dó, algum aluno levava um pouco de ração para deixar para os animais. Com o tempo, esse hábito também se tornou dela, levando sempre alguma coisa para ajudar na alimentação dos bichinhos.

Confraria dos Gatos
Com o surgimento da pandemia, e as medidas de isolamento social, assim como o fechamento do comércio e instituições, Kris, como é carinhosamente chamada, se viu em uma situação dolorosa. “Eu entrei em desespero por ter que deixar os gatos passando fome no local, tive que mover céu e terra para conseguir consentimento do reitor para entrar lá e cuidar deles, levar comida, limpar os potes e recolher os dejetos”, explica.

Desde então ela passou a comparecer ao local sete dias por semana, independentemente das condições, para alimentar os animais e checar as condições em que estão. Além disso, realiza a captura para levá-los para a castração e, assim, evitar que mais animais nasçam já em condição de abandono, sendo que ela mesma realiza todos os cuidados pós-operatórios em sua casa. Kris, conta ainda que, em sua própria residência, ela já cuida de cerca de 25 gatos, com o apoio de sua família, que a ajuda a manter os animais em um local bem cuidado e protegido.
E, evidenciando ainda mais o amor e dedicação que ela é capaz de oferecer aos gatinhos, Kris está no momento desempregada, mas ainda assim não deixa de fornecer o alimento e os cuidados para os animais. “Estou passando por muito sufoco, pois desde que fiquei desempregada faço faxinas, cuido de idosos e é destes ‘bicos’ que eu tento juntar dinheiro para comprar a alimentação dos gatos que eu cuido sozinha sem ajuda de ninguém e são 3 sacos de 20 quilos de ração por semana”, conta.

Confraria dos Gatos
Confraria dos Gatos

A fala da cuidadora evidencia um problema grave: a falta de ajuda para quem está fazendo um papel que deveria ser feito ou ao menos incentivado financeiramente pelo poder público. Animais em estado de abandono representam uma questão de saúde pública e como tal deve ser devidamente observada pelos órgãos competentes, tanto da saúde quanto de proteção animal.

Kristiane ainda acreditando no melhor, tem um Instagram para mostrar um pouco do dia a dia com o cuidado dos gatos e, claro, receber ajuda para cuidar deles da melhor forma possível.

Instagram: @CONFRARIADEGATOS
Pix para doações: CPF: 599.390.366.04 | WhatsApp: 31 99274- 6582

Confraria dos Gatos

ReVis9A

Matérias Relacionadas