UNIDAS Transformando Você:  uma rede de mulheres empreendedoras empoderadas e transformadoras

UNIDAS Transformando Você: uma rede de mulheres empreendedoras empoderadas e transformadoras

Imagine um grupo formado por mulheres fortes, empoderadas e empreendedoras que defendem a autonomia e a transformação por meio da ajuda mútua? Agora imagine que esse grupo seja uma rede feminina que tem como propósito fazer com que as mulheres possam empreender de forma macro, desenvolvendo suas atividades com foco em resultado e excelência. Este é o UNIDAS, que promete fazer com que cada mulher que faça parte dessa poderosa rede deixe seu legado empreendedor, tanto no âmbito do profissional, quanto no âmbito pessoal.

Formado por três influentes mulheres da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ana Cláudia Magalhães Baptista, Luzedna Glece e Sandrelli Rois Machado Rocha Faria, o grupo UNIDAS tem desenvolvido mulheres, mudando sua realidade e verdadeiramente levando-as ao empoderamento.

Importante ressaltar que, embora o UNIDAS tenha sido lançado em março de 2020, em virtude do período de mudanças enfrentados por todos neste ano, foi apenas em abril de 2021, que as ações realmente foram iniciadas, após muito planejamento. Atualmente, o grupo desenvolve ações favoráveis ao crescimento pessoal. “Oportunizamos as mulheres a desenvolverem habilidades e competências para abrir um negócio, além de apoiá-las na organização familiar, que de certa forma se faz necessária em várias famílias”, explicam as fundadoras do projeto.

Por meio de um apoio em várias áreas, seja a financeira, a psicológica e a administrativa, o UNIDAS criou vários grupos chamados de “Posso te ajudar”, com o intuito de “unidas, apoiar nossas mulheres”, explicam.

 

História

 

Tudo começou com o sonho que Sandrelli Rois tinha em trabalhar com um grupo de mulheres com foco na transformação. Ela, então, buscou encorajar a amiga Ana Cláudia, que já fazia um trabalho com mulheres, e, juntas, em dezembro de 2019, idealizaram o projeto UNIDAS – Transformando Você.

A primeira ação do grupo foi uma palestra para 300 mulheres, em março de 2020, pouco antes de a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar oficialmente a Pandemia da Covid-19. Com a paralisação da economia, o projeto também se aquietou por pouco mais de um ano, mas logo uma luz foi avistada.

“Com as dificuldades que assolava o país, verificou-se a necessidade de dar continuidade a esse trabalho, sabendo que nesse momento muitas mulheres poderiam estar mais vulneráveis e necessitando de apoio”, revelou Sandrelli Rois.

A partir desse momento, as duas amigas perceberam que precisariam de uma terceira mulher tão corajosa e destemida quanto ambas e foi então, que Luzedna Glece foi convidada para completar o trio de fundadoras do UNIDAS. “Nos unimos para transformar em realidade o sonho de muitas mulheres e apoiá-las na sua carreira como empreendedoras”, destaca Sandrelli Rois.

Desde então, o UNIDAS atua com o objetivo de transformar mulheres jovens, de meia idade, maduras, empresárias ou não, assim como mulheres de todas as classes sociais, dando a possibilidade de cada uma encontrar sua melhor versão. O grupo tem produzido diversos conteúdos com foco em qualificar a mulher para empreender, ou seja, funciona como um canal aberto de escuta e apoio nas suas mais diversas decisões.

As fundadoras explicam que o desenvolvimento dessas mulheres se dá por meio de cursos, lives (em virtude do distanciamento social causado pela pandemia), palestras e os encontros mensais (sempre às quintas-feiras), bem como outras formas de conhecimento que estão sendo planejadas para serem desenvolvidas anualmente.

“O momento nos exige muita organização e a capacidade de nos articular para fazer acontecer e transformar a história”, pondera Sandrelli Rois.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Superando desafios

 

Já deu pra perceber que o grupo UNIDAS nasceu e se fortificou em pleno período pandêmico. Isso quer dizer que vários desafios foram enfrentados e superados. Segundo Sandrelli Rois, o primeiro deles aconteceu logo no início do projeto, que coincidiu com o início da primeira quarentena. “Iniciamos em 2020 e fizemos uma pausa para nos organizar e implantar um novo planejamento. E já chegamos de cara nova, pois trabalhar on-line com mulheres que ainda não nos conhecem é um desafio diário”, revela Ana Cláudia Magalhães.

Dessa forma, por meio de bons conteúdos e um bom planejamento, o UNIDAS têm passado por este momento com muito êxito, superando, ainda, outro desafio que é planejar semanalmente atividades diferentes para incentivar as mulheres do grupo, demonstrando sempre a importância da luta em conjunto.

Prova dessa superação toda é o crescimento exponencial do grupo. Na primeira semana em que o UNIDAS foi constituído, o grupo contava com apenas 50 mulheres, hoje, três meses depois, já são mais de 400. “Construímos uma cultura de ajuda mútua em que cada dia mais mulheres se junta a nós é isso é maravilhoso, pois sabemos que juntas somos mais fortes”, complementa.

Dessa maneira, o grupo UNIDAS vem criando uma cultura ‘unidas’ de ser, um jeito ‘unidas’ de pensar e um jeito ‘unidas’ de agir. É incrível a conexão do trio de fundadoras que tem no exemplo de suas famílias o maior aprendizado no que tange suas origens, educação, amor e suporte. Assim, a junção de forças de suas famílias representa o orgulho dessas mulheres.

Destaca-se que o modelo do grupo UNIDAS se estruturou por meio das relações familiares, onde princípios como confiança, afeto e união são a base de todo o trabalho realizado. “O orgulho do UNIDAS é saber que um dos sentimentos mais simples uniu essas 400 mulheres: a confiança”, ressalta Sandrelli Rois.

 

UNIDAS: um grupo genuinamente contagense

 

Para as fundadoras do UNIDAS, é sempre maravilhoso realizar projetos de desenvolvimento, financeiro e social na ‘nossa cidade’. Para elas, desenvolver Contagem tem papel fundamental na transformação da sociedade em um mundo melhor, mais humano e menos desigual, por meio das relações estabelecidas entre as pessoas e os grupos sociais. “E pensando assim, nós do UNIDAS, chegamos para transformar não só a nós mesmos, mas também nossa cidade”, refletem ao revelar que embora apenas Luzedna Glece e Sandrelli Rois sejam cidadãs de Contagem, Ana Cláudia tem uma admiração muito especial pela cidade.

Em virtude desse pensamento, o planejamento estratégico do UNIDAS é extenso, uma vez que suas fundadoras pensam de uma forma macro acerca desse grupo feminino que vem crescendo, juntamente com a cidade de Contagem que também cresce. Dessa forma, elas revelam que a curto e médio prazo, haverá a elaboração de um plano para oferecer uma oportunidade dessas mulheres se qualificarem com o objetivo de se tornarem expert na sua área ou negócio.

“Considerando que a liderança feminina vem se consolidando nas últimas décadas, como resultado da luta, integrada por diversos grupos e em prol da igualdade de direitos para homens e mulheres, acreditamos que as mulheres irão fazer a diferença para Contagem”, refletem as fundadoras.

Ainda de acordo com elas, Contagem tem um grande poder econômico no cenário brasileiro e estar inserido nessa realidade é fundamental para o grupo. “Poder contribuir para o empreendedorismo de nossa cidade de forma tão expressiva é maravilhoso. Essa junção, sem dúvida será um sucesso, fazendo com que Contagem se destaque ainda mais no que tange ao seu crescimento econômico”, finalizam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Cláudia Magalhães

  • Graduada em Educação Física – UFMG
  • Graduada em Ciências Contábeis – UNA BH
  • Pós Graduada em Treinamento Esportivo – UGF
  • MBA em Gestão Empresarial e Coaching – FESPSP

 

Sandrelli Rois

  • Advogada – Proprietária do Escritório Rois & Advogados Associados
  • TCC do MBA em Gestão Empresarial e Coaching – FESPSP
  • Palestrante Master Coach
  • Graduada em Letras pela Universidade Uni-BH
  • Pós Graduando Direto Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus
  • Presidente do Rotary Clube Estrada Real gestão 2020/2021
  • Presidente da Comissão de Valorização da Advocacia
  • Vice Presidente da ACIC
  • Mentora do Instituto Deandhela

 

Luzedna Glece

  • Graduada em Pedagogia.
  • Pós Graduada em Orientação Educacional
  • Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica
  • Pós Graduada em neurociência
  • Pós Graduada em Ensino Tecnológico
  • Palestrante
  • Colunista da Educação do Jornal O Folha
  • Vice-presidente da Câmara da Educação Infantil da ACIC
  • Diretora Pedagógica e Sócia
  • Proprietária do Centro de Excelência Integrado Avançar – Colégio Avançar

VivaOnline

Matérias Relacionadas