Orquestra Sesiminas Musicoop lança nova programação on-line no Dia Nacional da Saúde

 Orquestra Sesiminas Musicoop lança nova programação on-line no Dia Nacional da Saúde

No dia 5 de agosto, quarta-feira, Dia Nacional da Saúde, a Orquestra Sesiminas Musicoop lança vídeo em homenagem aos profissionais da saúde com a peça Baião Barroco, composta por Juarez Moreira. O clipe musical inaugura a nova programação on-line do segundo semestre. Pioneira em ações virtuais criativas durante a quarentena, a Orquestra chega com mais novidades em suas redes sociais (Facebook, Intagram e Youtube).

Uma das propostas é ampliar e diversificar o repertório tocado pelos músicos para que a Orquestra continue praticando. Primeira ação de quarentena, o projeto Dando Corda – que toda quarta-feira traz uma personalidade da cena brasileira para um papo descontraído -, passa agora a ser quinzenal, e alterna com a nova programação Sempre às Quartas Virtual. A série de concertos, que já faz parte do calendário cultural da cidade e foi adiada em decorrência da pandemia, ganha uma versão on-line, que terá participação de artistas da música de concerto e da cena popular. Já estão confirmados Túlio Mourão (MG), a cantora lírica Melina Peixoto, o violinista Rodrigo Oliveira, o Quarteto Trombominas, entre outros.

De acordo com o maestro e diretor artístico da Orquestra, Felipe Magalhães, a proposta original de equilibrar os gêneros está mantida. “A Sesiminas Musicoop é um grupo que tem como característica artística a versatilidade de repertórios. Mas precisei modificar o formato que originalmente aconteceria no teatro. As apresentações serão substituídas por clipes musicais publicados quinzenalmente até dezembro, nas redes sociais da Orquestra.

De acordo com o maestro Felipe Magalhães, a expectativa é mínima em relação ao retorno das apresentações no teatro em 2020. “E por isso mesmo não podemos parar. Temos sentido a necessidade de experimentar outras possibilidades na web e continuar em contato com o público.”, explica.

 

CLIPE MUSICAL – BAIÃO BARROCO

Composta em 2004, “Baião Barroco” figura como um dos grandes sucessos do instrumentista mineiro e compositor Juarez Moreira. Para o maestro Felipe Magalhães, a música reúne características que trazem alento, nesse momento: “Ela tem o ritmo do Baião, mas uma sonoridade muito mineira, que lembra o estilo barroco. É uma música alegre, mas não de uma alegria descompromissada. Passa um sentimento de esperança, que representa bem com a nossa homenagem aos profissionais da saúde de todo Brasil”.

O maestro acrescenta que “a participação do próprio Juarez no violão solo, confere uma sonoridade especial e contrastante, imprimindo poesia às imagens dos profissionais da saúde nos hospitais, sem perder a realidade”, diz.

FICHA TÉCNICA:
Música, arranjo e violão solo: Juarez Moreira
Participação: Nara Torres (percussão)
Violinos primeiros: Elias Barros (spalla); Ravel Lanza; William Barros; Vitor Dutra; Filipi Sousa
Henrique Rocha
Violinos segundos: Simone Martins; Gláucia Borges; Olivia Maia; Hozana Barros; Olga Buza
Violas: Cleusa Nébias; Gláucia Barros; Alex Evangelista; Claudison Benfica
Violoncelos: Firmino Cavazza; João Cândido; Antônio Viola
Contrabaixo: Thiago Santos; Filipe Augusto Costa
Direção Musical:  Felipe Magalhães, Elias Barros e Neto Bellotto
Produção musical: Neto Bellotto
Direção de vídeo e roteiro: Felipe Magalhães
Assistência de direção: Beatriz França
Edição: Henrique Rocha
Produção: Jussan Fernandes

SERVIÇO
Orquestra Sesiminas Musicoop – programação on-line 2º semestre
Inauguração da Série
SEMPRE ÀS QUARTAS Virtual
(Clipes musicais quinzenais)
5 de agosto, quarta – 21h30
Transmissão às 21h30, nos canais da Orquestra Sesiminas Musicoop
(Instagram, Facebook e Youtube)

CLIPE MUSICAL BAIÃO BARROCO
Orquestra Sesiminas Musicoop com Juarez Moreira
Participação: Nara Torres
Repertório: BAIÃO BARROCO, música de Juarez Moreira
(No Dia Nacional da Saúde, vídeo em homenagem aos profissionais da saúde

VivaOnline

Matérias Relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *