De bom tom

Adoro passear na Praça da Liberdade e observar coqueiros, coreto, fontes, mas, o ponto alto do passeio é sentar em um banco específico e admirar o jardim das rosas, com todas as cores lindas (ainda falarei sobre elas e suas variedades, algumas leves, sutis com tons pastéis) mas, hoje quero falar da Dama de vermelho. A rosa é uma flor perene lenhosa da família Rosaceae, que variam em tamanho e formas. Existem dezenas de espécies de rosas vermelhas variando tons. Fica bela em tudo…buquês de noivas, lapelas, decoração, mas, contemplar no jardim é especial,…. tanto faz se nos famosos parques ou ao lado de uma grade numa casa onde o canteirinho é uma natural obra de arte.

Simbologia da Flor – Romantismo e sensualidade! Amor, romance e a mais profunda afeição por alguém.
Simbologia da Cor – Alegria, ardor, paixão, atração, intensidade.
Na Natureza, alerta.

Alguns tipos
Samourai – é a rosa nacional mais produzida com textura aveludada e folhagem verde mate cercada por folhas verdes escuras. Tem poucos espinho e fragrância muito suave.
Dica: considero a melhor para decorar a casa pois é a que dura mais. Freedom: é a rosa colombiana com um vermelho brilhante, grande e pétalas suavemente onduladas e poucos espinhos.
Carola: Com caule com muito espinhos, botões graúdos e pétalas aveludadas. Já foi a rosa vermelha mais produzida.
Darcey: Muito popular em jardins, tem um vermelho profundo. A flor tem um leve aroma frutado e produz muitas flores no verão.
Black Baccara: Colombia / Equador. A flor não tem fragrância, muito bonita ,com seu vermelho escuro. As flores abrem-se, mostrando uma cor vermelho escuro com sombras negras.
Black Magic: Esta rosa vermelha adquire uma cor escura e um aroma forte. Esta flor é considerada como um símbolo de partida, despedida ou fim de relacionamento. Quando colocada sob luzes fracas, esta flor parece realmente de cor preta.

Curiosidades
***A rosa de Tudor….tradição heraldica britânica, símbolo de fidelidade e respeito.
***Mitologia Egípcia, a rosa é consagrada a Ísís.
***Mitologia Greco-Romana, estava associada à Afrodite (Grécia) ou Vênus (Roma), deusa do amor e da beleza.
***Mitologia Hindu, a deusa do Amor Lakshmi nasceu de uma Rosa, simbolismo da beleza, pureza e perfeição.
Confira as lindas imagens Butchard Gardens; Jardim de uma fábrica de cimento; Canadá Volksgarten; Viena -Áustria Giardino Delle Roses; Florença – Itália

Um grande e carinhoso abraço, de letras e esperança!

VivaOnline

Matérias Relacionadas