CINE CLUB VIRTUAL BANDE À PART, DA ALIANÇA FRANCESA, APRESENTA FILMES COM O TEMA “CLÁSSICOS DO CINEMA – ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS”

 CINE CLUB VIRTUAL BANDE À PART, DA ALIANÇA FRANCESA, APRESENTA FILMES COM O TEMA “CLÁSSICOS DO CINEMA – ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS”

Diversos livros trazem personagens e histórias tão marcantes e envolventes que são transpostos para outras linguagens, inclusive para a sétima arte. Em função do Dia Nacional do Livro, o Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, realizará um encontro especial neste mês, com a temática ‘’Clássicos do cinema – Adaptações Literárias’’. O bate-papo virtual acontece no dia 26 de outubro, às 18h. As inscrições para participar estão abertas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.
Três filmes são sugeridos para o mês de outubro. O público pode assistir os longas-metragens:
• La Bête Humaine (1938), de Jean Renoir, adaptação do livro: A Besta Humana de Émile Zola;
• La Belle et la Bête (1946), de Jean Cocteau, adaptação do conto: A Bela e a Fera de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont;
• Le Silence de la Mer (1949), de Jean-Pierre Melville, adaptação do livro: O Silêncio do Mar de Jean Bruller.
Os títulos podem ser assistidos gratuitamente por um link enviado ao participante após a inscrição.
O encontro acontece online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará no dia 26 de outubro aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo, onde será possível discutir as produções e as adaptações literárias para o cinema.
O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.
A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Sobre os filmes
La Bête Humaine, 1938 | França| Drama – Ficção Policial| 1h49
Jacques Lantier está sujeito a crises de loucura. Certo dia, ele testemunha o assassinato que o chefe da estação, Roubaud, comete. Ele compartilha o segredo com Séverine, a mulher do assassino, por quem se apaixona perdidamente. Juntos, eles resolvem acabar com o estorvo do Roubaud.
La Belle et la Bête, 1946 | França – Luxemburgo| Fantasia – Drama – Romance | 1h36
Adélaïde, Bela, Félicie e Ludovic são irmãos de uma família à beira da ruína. Certa noite, o pai está andando perdido por uma floresta e acaba procurando refúgio em um castelo fantástico, onde vive uma fera terrível. Quando seu pai rouba uma rosa do castelo, Bela é obrigada a morar com a fera.
Le Silence de la Mer, 1949 | França | Drama | 1h28
O oficial alemão Werner está alojado na casa de um homem com sua sobrinha na França. Os dois se recusam a falar com ele, mas o oficial fala de visão idealista entre os países. Até que ele visita Paris e descobre o que realmente está acontecendo.

SERVIÇO:
Aliança Francesa de Belo Horizonte
Ciné-Club virtual Bande à Part
Tema de outubro: Clássicos do Cinema – Adaptações Literárias
Participação gratuita

Bate-papo online dia 26 de outubro, às 18h
Inscrições até 26 de outubro pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org.
Mais informações:
www.aliancafrancesabh.com.br
@aliancafrancesabh

VivaOnline

Matérias Relacionadas