Lu Mattos apresenta seu universo “Poptrópicosfera” em show que exalta a diversidade musical
A palavra é paralelismo
- Ronan Gomes
- VivaOnline
- 22 de outubro de 2020
- 0
- 677
Duas linhas paralelas nunca irão se encontrar. Isso é o que dizem. E parafraseando o cantor e compositor Belchior na música “Paralelas”. São duas estradas nuas. E como na Matemática para relacionar dois segmentos de retas, traçamos uma terceira cruzando-as, na Língua Portuguesa o paralelismo relaciona termos em um frase, oração ou expressão. Vejamos um exemplo retirado da internet.
Durante as quartas-de-final, o time do Brasil vai enfrentar a Holanda.
O time do Brasil pode ser de futebol, volei, ou qualquer esporte. Mas o time não enfrenta o país da Holanda. Parece lógico, que a frase esteja falando do time da Holanda e não do país. Notamos então que existe algo que não está combinando. Falta informação, falta paralelismo. Por que não escrever:
Durante as quartas-de-final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.
A palavra seleção antes de Holanda deixa a frase mais clara e objetiva.
Outros exemplos de construções com problemas de paralelismo gramatical:
Sua saída se deve a mágoas, humilhações, ressentimentos e a agressores que tanto pretendiam ocupar seu cargo dentro da empresa.
Quando o leitor no inicio da frase, observa as palavras mágoas, humilhações, ressentimentos, que pertencem a classe gramatical dos substantivos abstratos, tem um estranhamento quando lê agressores, pertencente a classe dos substantivos concretos.
Se ocorrer a troca do substantivo concreto agressores para o abstrato agressões, esse estranhamento desaparece. Observe:
Sua saída se deve a mágoas, humilhações, ressentimentos e a agressões por parte daqueles que tanto pretendiam ocupar seu cargo dentro da empresa.
Nas paralelas, nas retas da vida que nunca se cruzam, vamos seguindo adiante. No paralelismo imposto pela linguagem tentamos impor objetividade e clareza na nossa vida.