Nova mostra do Cine Santa Tereza traz filmes com trilhas sonoras que marcaram o cinema

Nova mostra do Cine Santa Tereza traz filmes com trilhas sonoras que marcaram o cinema

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza, de 2 a 30 de junho, no Cine Santa Tereza, a mostra “Sonoridades: trilhas e canções marcantes”, que destaca o trabalho sonoro e musical desenvolvido em 26 filmes clássicos e contemporâneos da cinematografia americana. As sessões acontecem de terça a domingo e têm entrada
gratuita. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte [1].

“A equipe do Cine Santa Tereza preparou uma programação que exalta o conjunto de sons e músicas que compõem as trilhas de clássicos do cinema americano. Uma programação diversa e plural que reforça a vocação do Cine Santa Tereza como um espaço cultural público, aberto para toda a população belo-horizontina e visitantes”, afirma Aline Vila Real, Diretora de Promoção das Artes.

É ao som do trompete da trilha composta por Nino Rota que adentramos o universo imortalizado por Francis Ford Coppola em sua adaptação da história de Mário Puzo, O Poderoso Chefão (1972 – classificação 14 anos).
Os meandros que envolvem a saga de duas gerações da família
Corleone, em meio ao poder, ações criminosas e intensas e conflituosas relações familiares, transformaram-se num clássico absoluto do cinema mundial e deram origem a uma trilogia cultuada. Em 2022, a origem dessa saga comemora 50 anos. Nada mais justo que homenageá-la, com a exibição da trilogia completa, numa mostra que destaca trilhas sonoras e canções marcantes.

Nino Rota já era famoso e um compositor de destaque no cinema italiano por suas parcerias com Zefirelli, Visconti, Monicelli e, principalmente, Fellini, quando brilhou pelo trabalho desenvolvido nos dois primeiros
filmes da saga. Na sua carreira constam mais de 150 partituras para produções fílmicas e ainda óperas, ballets e produções teatrais.

Seu compatriota, Ennio Morricone, foi outro que deixou uma vasta contribuição musical para o cinema, tendo composto trilhas memoráveis, como os trabalhos desenvolvidos em produções de Sérgio Leone,
em especial Três Homens em Conflito (1966) e Era uma Vez no
Oeste (1968); Rolland Joffé, em  A Missão (1986); Giuseppe Tornatore, em Cinema Paradiso (_988); dentre outros. Sua presença na mostra se dá por meio de um de seus exitosos trabalhos, Os Intocáveis (1987 – classificação 14 anos), de Brian de Palma.

E.T. the Extra-Terrestrial (bra/prt: E.T. O Extraterrestre)

A versatilidade e onipresença de John Williams em grandes sucessos americanos é aqui destacada por três trilhas icônicas: Tubarão (1975 – classificação 14 anos), A Lista de Schindler (1993 – classificação 14 anos) e ET – o extraterrestre (1982 – classificação livre) – este em duas versões: dublado e legendado.
Um dos recordistas de indicações ao Oscar da área – mais de 50 – Williams conseguiu o feito de deixar sua marca autoral na indústria do cinema, com uma contribuição que impactou significativamente para o sucesso dos filmes. Quem não se lembra das duas notas sinistras de O Tubarão, que se tornou a marca registrada do mesmo, ou não se emocionou com o voo de bicicleta em  ET- O extraterreste?

O compositor e músico grego Vangelis não poderia ficar de fora. Seu trabalho em Carruagens de Fogo (1981) se transformou na trilha de eventos esportivos mundo afora e um ano depois Blade Runner (1982) chegava às telonas com sua trilha futurista e memorável. Para homenageá-lo, cuja morte ocorreu em maio deste ano, Blade Runner – O Caçador de Androides (1982 – classificação 14 anos) será exibido em dose dupla.

Bernard Hermann, compositor novaiorquino que se tornou um dos parceiros mais constantes de Alfred Hitchcock, está presente com dois trabalhos:
Psicose (1960 – classificação 14 anos) e Os Pássaros (1963 – classificação 14 anos).
No primeiro, marcou época e inaugurou um
estilo, sendo o tenso violino da famosa cena do chuveiro um clássico do suspense que evidenciou mais ainda a importância do elemento sonoro para a narrativa fílmica.
No segundo, um filme sem músicas, foi
creditado como consultor de som, pela sonoridade desenvolvida, que acompanhava cada aparição dos estranhos pássaros que surgiam e desapareciam sem explicação. num trabalho que se pautou por um misto de originalidade e ousadia.

Canções que marcaram época e se tornaram queridas para os
espectadores e cinéfilos também comparecem por meio de alguns filmes
clássicos e contemporâneos como _Casablanca_ (1942 – classificação
12 anos), _Bonequinha de Luxo_ (1961 _- _classificação livre), Cantando na Chuva (1952 – classificação livre), além de duas versões de Nasce uma Estrela (1976 – classificação 16 anos) com Barbra Streisand, e (2018 – classificação 16 anos) com Lady Gaga.
Curiosamente, as duas ganharam o Oscar de melhor canção, integrando o ainda pequeno grupo de mulheres laureadas pelo prêmio da grande indústria.

Alguns diretores têm um trabalho especialmente cuidadoso com suas escolhas sonoras.
A bricolagem pop de Quentin Tarantino sempre passa
pela música, elemento essencial para sua narrativa, assim como para as narrativas de Spike Lee, Stanley Kubrick, Paul Thomas Andersen, Sofia Coppola e  Alan Parker. Eles estão representados, respectivamente, pelos filmes: Pulp Fiction (1994 – classificação 18 anos), Faça a Coisa Certa (1989 – classificação 14 anos), Infiltrado na Klan (2018 – classificação 14 anos), 2001- uma odisseia no espaço (1968 – classificação 14 anos), Laranja Mecânica (1971 – classificação 16 anos), Trama Fantasma (2018 – classificação 12 anos), Encontros e Desencontros (2003 – classificação 14 anos) e Fama (1980 – classificação 14 anos). Trama Fantasma, em especial, foi uma das contribuições para o cinema de Jonny Greenwood, integrante da banda britânica Radiohead, que mais tarde brilharia na bela trilha de _Ataque dos Cãe_s (2021) de Jane Campion.

Para finalizar, um tour nostálgico pelo tempo: o rock dos anos 1950 e o balanço da era das discotecas comparecem com dois filmes marcados pelo carisma e dança de John Travolta, Grease – nos tempos da Brilhantina
(1978 – classificação 10 anos) e Embalos de Sábado à Noite
(1977 – classificação 12 anos).

 

Mostra “Sonoridades: trilhas e canções marcantes”

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 2 DE JUNHO, QUINTA, 19H

Cantando na Chuva (Singing’in the Rain | Gene Kelly / Stanley Donen | EUA |1952)

Classificação indicativa: livre

DIA 3 DE JUNHO, SEXTA, 19H

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange | Stanley Kubrick| EUA/Reino Unido | 1971)

Classificação indicativa: 16 anos

DIA 4 DE JUNHO, SÁBADO, 19H

Blade Runner: O Caçador de Andróides (Blade Runner | Ridley Scott  | EUA | 1982)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 5 DE JUNHO, DOMINGO

16h30 – Grease – Nos Tempos da Brilhantina (Grease | Randal Kleiser | EUA | 1978)

Classificação indicativa: 10 anos

19h – Os Pássaros (The Birds | Alfred Hitchcock | EUA |1963)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 7 DE JUNHO, TERÇA, 18H

O Poderoso Chefão (The Godfather | Francis Ford Coppola | EUA | 1972)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA DE JUNHO, QUARTA, 19H

Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing | Spike Lee | EUA | 1989)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 9 DE JUNHO, QUINTA, 19H

Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman | Spike Lee | EUA | 2018)

Classificação  indicativa: 14 anos

DIA 10 DE JUNHO, SEXTA, 19H

Nasce uma Estrela (A Star Is Born | Bradley Cooper | EUA | 2018)

Classificação indicativa: 16 anos

DIA 11 DE JUNHO, SÁBADO, 19H

Trama Fantasma (Phantom Thread | Paul Thomas Anderson | EUA |2018)

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 12 DE JUNHO, DOMINGO, 17H

O Poderoso Chefão II (The Godfather: Part II | Francis Ford Coppola | EUA | 1975)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 14 DE JUNHO, TERÇA, 18H

O Poderoso Chefão III (The Godfather: Part III | Francis Ford Coppola | EUA | 1990)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 15 DE JUNHO, QUARTA, 19H

Bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany’s | Blake Edwards | EUA | 1961)

Classificação indicativa: livre

DIA 16 DE JUNHO, QUINTA, 19H

Tubarão (Jaws | Steven Spielberg | EUA | 1975)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 17 DE JUNHO,  SEXTA, 18H30

Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction | Quentin Tarantino | EUA, 1994)

Classificação indicativa: 18 anos

DIA 18 DE JUNHO, SÁBADO, 19H

Os Intocáveis (The Untouchables | Brian De Palma | EUA | 1987)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 19 DE JUNHO, DOMINGO

16h30 – ET (E.T. The Extra-Terrestrial | Steven Spielberg | EUA | 1982)

Classificação indicativa: livre

19h – Psicose (Psycho | Alfred Hitchcock | EUA | 1960)

Classificação indicativa:14 anos

DIA 21 DE JUNHO, 18H30

2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey | Stanley Kubrick | 1968)

Classificação indicativa: livre

DIA 22 DE JUNHO, QUARTA, 19H

Nasce uma Estrela (A Star Is Born | Frank Pierson | EUA | 1976)

Classificação indicativa: 16 anos

DIA 23 DE JUNHO, QUINTA, 19H

Houve uma Vez um Verão (Summer of ’42 | Robert Mulligan | EUA | 1971)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 24 DE JUNHO, SEXTA, 19H

Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever | John Badham | EUA | 1977)

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 25 DE JUNHO, SÁBADO, 19H

Encontros e Desencontros (Lost in Translation | Sofia Coppola | EUA/Japão | 2003)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 26 DE JUNHO, DOMINGO

16h30 – Fama (Fame  | Alan Parker | EUA | 1980)

Classificação indicativa:14 anos

19h – Casablanca (Casablanca | Michael Curtiz | EUA | 1942)

Classificação indicativa: 12 anos

DIA 28 DE JUNHO, TERÇA, 18H

A Lista de Schindler (Schindler’s List | Steven Spielberg | EUA)

Classificação indicativa: 14 anos

DIA 29 DE JUNHO, QUARTA, 19H

ET (E.T. The Extra-Terrestrial | Steven Spielberg | EUA | 1982)

Classificação indicativa: livre

DIA 30 DE JUNHO, QUINTA, 19H

Blade Runner: O Caçador de Andróides (Blade Runner | Ridley Scott  | EUA | 1982)

Classificação indicativa: 14 anos

Assessoria de Comunicação | Fundação Municipal de Cultura – FMC
Rua da Bahia, 888 – 13º andar | Centro | BH/MG
portalbelohorizonte.com.br/

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