• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos EMPREENDEDORISMO Empresas que fazem o desenvolvimento da RMBH

Empresas que fazem o desenvolvimento da RMBH

Edição 12 14/11/2014 EMPREENDEDORISMO

ed12_empreendedorismo_01.png

 

Em maio de 1994 era fundada a Visual Outdoor, a primeira empresa de mídia exterior de Contagem. Com quadros distribuídos também pelas cidades de Betim, Ibirité, Mário Campos e Esmeraldas, ela atinge diariamente um público de mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, tais predicados fazem dela uma das maiores empresas do ramo no Estado. 

Fotos: Visual Outdoor

Seus idealizadores, os irmãos Ailton e Amarildo de Oliveira, eram proprietários de uma padaria e de uma livraria e sentiam necessidade de divulgar seus serviços. Contudo, a cidade não dispunha nem das empresas nem dos espaços para isso e quem precisava anunciar tinha que fazê-lo em Belo Horizonte. Vislumbrando além das próprias necessidades, uma possibilidade de negócio, os dois fundaram a Visual Outdoor.

O pioneirismo no mercado de outdoor foi um grande desafio. Ailton conta que, nos primeiros anos do negócio o irmão e ele tiveram que erguer um mercado que ainda não existia na cidade. Os dois faziam um esforço diário para convencer o empresariado de Contagem de que a comunicação visual era uma forma inteligente e rentável de anúncio, visto que é visível a qualquer hora do dia e por qualquer tipo de público. “Foi preciso criar uma cultura do outdoor para que nosso negócio pudesse dar certo”, revela o empresário.

Ao longo dos anos, a Visual cresceu e extrapolou os limites de sua terra natal. Se no início tinham dificuldades para encontrar clientes, hoje eles são donos de 95% dos quadros de outdoor, lightdoor, frontlight e empena da cidade, contando um total de 350 distribuídos pela grande BH

ed12_empreendedorismo_02.pngAilton de Oliveira | Diretor

Estrutura de ponta 

 O crescimento resultou na fundação de outra empresa, a Canal Solução Digital, que atende o mercado belo horizontino. Ela compartilha com a Visual um parque gráfico que está entre os maiores do Estado e produz todo tipo de peças para mídia exterior, tais como lonas, adesivos, banners, empenas, adesivos para diversos fins - envelopamento de frota, busdoor, backbus, sinalização interna e externa - cuja entrega estende-se para todo território nacional. Os quadros estão sempre em bom estado de conservação e atendem aos padrões e orientações da Central de Outdoor, AMP (Associação Mineira de Propaganda) SEPEX (Sindicato de Empresas de Mídia Exterior) e da ASDDOR (Associação das Empresas de Outdoor e Mídia “out of home” de Minas Gerais). Além disso, a empresa seleciona criteriosamente os pontos de exibição, levando em conta a visibilidade, a localização e o trânsito da região.

Destaque também para o parque gráfico em conjunto com Canal Solução Digital (outra empresa do grupo Visual) que conta hoje com 04 impressoras de 3,20 m de boca para impressão com resolução de até 1440 DPIs, inclusive máquinas de recorte. A gráfica desenvolve trabalhos de impressão em gigantografia, imprime todos tipos de materiais para mídia exterior tais como lonas, adesivos, banners, empenas, adesivos para diversos, envelopamento de frota, busdoor, backbus e sinalização interna e externa. Com tal infraestrutura, a Visual se habilita a prestar serviços em todo o território nacional.

Um olhar dirigido ao futuro 

 Visionária desde sua criação, a Visual Outdoor espera crescer e criar mais daqui pra frente. Para tanto, eles pretendem aumentar o número de clientes e fornecedores, bem como adquirir novos equipamentos. Ailton ressalta que “a mídia exterior, especificamente o outdoor está em plena expansão em novos endereços em pontos estratégicos com uma cobertura mais abrangente e impactante”. Ele ainda afirma sentir orgulho pelos mais de vinte anos de serviços prestados a Contagem.

ed12_empreendedorismo_03.png    ed12_empreendedorismo_04.png

Contato Visual Outdoor

 (31) 3393.4225

www.visualoutdoor.com.br

Contato Canal Solução Digital

(31) 3390.2460

www.canalsd.com.br

ed12_empreendedorismo_05.png

Grupo Arizona Excelência em transporte multimodal

Você sabe como fazer para uma carga chegar a uma vila remota no estado do Amapá? Ou então, o que deve acontecer para que um produto químico instável viaje uns dias de carreta e mais alguns outros em uma balsa sem que sofra nenhuma avaria? É essa a rotina do Grupo Arizona.

Fotos: Grupo Arizona

Fundada no ano 2000 pelos sócios Adilson Marques e Cláudio Cardoso, que já atuavam no ramo de transportes. No início, eles se especializaram em transporte internacional, dando ênfase às cargas que iam para a Argentina (atuando em parceria com uma homônima). Com o passar do tempo, porém, a Arizona cresceu e passou a operar no Paraguai, no Uruguai, no Chile e até na Bolívia.

Em 2004, uma crise global, que dura até hoje, mudou a vocação da empresa e revelou uma de suas principais características: a adaptação. Para lidar com a baixa do dólar, que naquele momento chegou a valores abaixo do real, eles mudaram seu mercado. Se antes, operavam fora do Brasil, abandonaram esse nicho e passaram a priorizar o transporte intranacional.

Cláudio relata que essa guinada foi complicada, uma vez que o setor de transportes comuns no país apresentava – e ainda apresenta - uma concorrência muito grande e, por vezes, desleal. Para driblar tal realidade, a solução encontrada por ele e pelo sócio o transporte multimodal, que até hoje é pouco desenvolvido no Brasil. Na prática, consiste em integrar e realizar todas as etapas do translado de uma mercadoria. Exemplo: se uma mineradora no Amapá solicita um trator do Rio de Janeiro, o percurso será longo e envolverá transporte via rodovia e via balsa. Ao planejar um percurso como esse, a Arizona leva em conta todas as características do trajeto, como a existência de pontes, tamanho dos portos fluviais e até a largura dos rios.

ed12_empreendedorismo_06.png

Qualidade da estrutura à frota

O desenvolvimento desse trabalho é viabilizado por uma infraestrutura de ponta. Além da própria sede em Contagem Minas Gerais, são 5 filiais, entre as quais se encontra uma sede comercial em Pindamonhangaba, 4 polos consolidadores (São Paulo, Belém, Santana e Serra do Navio no Amapá ), onde as mercadorias são armazenadas e expedidas. A execução dos transportes é feita por setenta e quatro carretas e dois trucks, que são utilizados em demandas mais específicas, nas quais uma perícia maior é exigida do motorista, como o translado de produtos químicos. As demais operações (geralmente, viagens de balsa e entregas de peças) são terceirizadas com empresas e profissionais de confiança da diretoria.

ed12_empreendedorismo_07.png

Clientes

O trabalho inovador impulsionou o crescimento. No rol de serviços prestados, estão casos importantes, como o da mina da MPBA, no Amapá, para a qual prestaram serviços até o fechamento, em 2009. Foram mais de mil e duzentas carretas de materiais para montagem da planta, composta por britadores, silos, transportadores de correia, empilhadeiras e retomadora. Além disso, a Arizona ainda foi responsável pelas cargas de insumos, como cimento, cal, cianeto e outros químicos, que eram utilizados no processo produtivo.

A expertise no transporte multimodal também marca o trabalho realizado no Projeto Linha de Transmissão Região Norte, através do qual estão sendo montadas centenas de torres de energia, com 309 m de altura cada (apenas 19 a menos que a Torre Eiffel, em Paris) ao longo da Floresta Amazônica, todas transportadas pela Arizona, em um projeto que une o transporte por terra a veículos fluviais, como balsas e barcos.

A Arizona também presta serviços para a Anglo Ferrous, a MMX e a Vale, do ramo da mineração, e a Abengoa, do setor elétrico.

ed12_empreendedorismo_08.png

Eficiência antes de fechar o negócio

Para garantir a satisfação do cliente a Arizona prepara, antes mesmo de fechar o negócio, um estudo sobre o percurso que poderá ser demandado, o roto- grama. Uma equipe faz o trajeto todo e avalia todas as condições de via, considerando informações como número de pedágios, situação das estradas e até dimensões das pontes. Desta forma “a Arizona consegue utilizar quase 85% dos negócios que chegam a ela”, segundo Cláudio. Essa pesquisa prévia obedece todos os padrões da ABNT e tem certificado ISO 9001.

ISO, aliás, tem sido a palavra de ordem na empresa. Cláudio conta que tudo tem sido adaptado para atender plenamente ao padrão ISO 14001 e 18001. “As peças dos caminhões, a estrutura física dos nossos prédios e até a ergometria das nossas cadeiras estão sendo adequadas”, revela o empresário.

ed12_empreendedorismo_09.pngFuturo e novas adaptações

Em 2013, um novo caminho surgiu. Diante de um recuo do setor minerador, seu tradicional seguimento, a Arizona passou a trabalhar com empresas de energia, como a Alstom e a Abengoa. Para a diretoria, o ramo é crescimento certo nos próximos anos, uma vez que o risco grande de que ocorra um apagão fez com que os investimentos nesse tipo de infra estrutura fossem redobrados.

O projeto da empresa é crescer e intensificar o trabalho no setor elétrico nos próximos anos. Cláudio calcula que a mineração, que esfriou no último ano, deve se reerguer daqui para frente, pois se trata de uma vocação do país e de uma demanda perene e crescente não só do Brasil, como do mundo.

Para o futuro, a empresa busca fazer valer seus valores máximos: a pontualidade, a excelência e o trabalho em equipe.

Contato Grupo Arizona

 (31) 3311.2808

www.arizonagrupo.com.br

 ed12_empreendedorismo_10.png

Impressora Rotativa Off Set / Geoman – Manroland

Sempre em crescimento

Editora aposta em qualidade e alta tecnologia para crescer ainda mais no mercado

Fotos: Sempre Editora

Há quem diga que o crescimento das novas tecnologias e o advento da internet tomando conta do cenário das informações resultaria na morte do jornalismo impresso. Embora muitos jornais tenham se extinguido, a Sempre Editora não se intimidou com essa possível realidade e segue em ritmo acelerado no ramo editorial.

Somente no ano passado, a empresa, que atualmente é responsável pela publicação de vários produtos, registrou 27% de crescimento, muito acima da média registrada pelo mercado, que foi de encolhimento de 3,7 %, segundo dados da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Vocação empreendedora

Localizada no coração de Contagem, no bairro Cidade Industrial, a Sempre Editora nasceu em 1990, a partir da aquisição do jornal “O Tempo Betim”. Segundo o diretor executivo da editora, Heron Guimarães, após o lançamento do primeiro produto, a empresa adquiriu o “Pampulha” que logo foi alçado à condição de jornal de circulação gratuita, em toda a cidade de Belo Horizonte, com mais de 100 mil exemplares. “Tratava-se de um “ensaio”, com duas publicações de periodicidade semanal, para o lançamento de um jornal diário”, revela.

Mais tarde, num projeto mais ousado atendendo todo o Estado, surgia um novo jornal. “Há 18 anos, surgiu “O Tempo” com um projeto inovador e com a missão de trazer para Minas um jornalismo de qualidade, com diferenciais importantes. Trouxe inovações, como o formato, a policromia em todas as páginas e espaço para temáticas que, antes, eram consideradas tabus”, conta Guimarães.

Com uma tiragem que abarcava praticamente todos os municípios de MG, ele logo se tornou referência no setor de quality papers, segmento que se destaca por oferecer um jornalismo relativamente mais qualificado a seus leitores, não se atendo apenas a temas policiais e cotidianos.

Alçando voos ainda mais altos, o passo seguinte seria a criação do “Super Notícia”. A Sempre Editora, então, adentrava o mercado de jornais populares. “Logo tabloide se transformou em referência para toda a indústria gráfica do Brasil e da América Latina. De 3.000 exemplares, o jornal chegou a 150.000 em seus primeiros cinco anos. Baseado na qualidade da informação e no respeito ao público leitor, além de estar antenado a promoções e entretenimento, o “Super Notícia” atingiu a liderança nacional na venda de jornais, permanecendo nessa liderança por três anos”, lembra o diretor executivo.

Aproveitar um dos maiores parques gráficos do país para continuar crescendo

Com tamanha ousadia, a Sempre Editora ergueu um dos maiores parques gráficos do país. Hoje, passam por suas rotativas, além dos periódicos já mencionados, o jornal “O Tempo Contagem”, a revista “Super TV” e mais 300 títulos de todo o Estado.

A vocação logística, herdada do proprietário da editora, Vittorio Medioli, garante que, todas as manhãs, 2,5 milhões de pessoas sejam atendidas somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A nossa logística e as nossas promoções ajudam a nos manter na liderança. Chegamos a mais de 400 municípios mineiros, e nossos jornais, juntos, atingem, todas as manhãs, mais de 2,5 milhões de pessoas somente na região metropolitana de Belo Horizonte. No interior, também estamos reforçando nossa presença. E, para segurar tudo isso, temos que, constantemente, investir em ideias e novas oportunidades. O nosso diferencial é a facilidade que temos de nos acomodar ao mercado”, revela o diretor.

Apesar da crise da indústria gráfica e do jornalismo impresso, a Sempre Editora conseguiu crescer 27% em 2013. Heron atribui o sucesso ao trabalho desempenhado pelo grupo. “O crescimento se deve muito à destreza e consciência dos nossos acionistas, que sabem que as decisões devem ser tomadas com rapidez”.

Futuro promissor

Apesar do sucesso, a editora almeja voar mais alto. Garantindo novidades, o diretor Heron Guimarães conta ainda que atingir o primeiro lugar no segmento de quality papers, é uma das principais metas para os próximos anos. Um desafio quase palpável levando em conta os últimos recordes. “Pelo terceiro mês consecutivo, “O Tempo” vende mais assinaturas e jornais avulsos do que seu principal concorrente. O “Super” se mantém na liderança nacional e soberano no mercado mineiro”.

Entretanto, manter as conquistas é a prioridade do grupo. “Neste momento, investimos em tecnologia e na criação de novos produtos. É uma forma de ampliar o leque para nossos anunciantes e oferecer mais conteúdo de qualidade para nossos leitores”, conclui.

Contato Sempre Editora

(31) 2101.3000

www.otempo.com.br

ed12_empreendedorismo_11.png

Impressora Off Set Plana / Ryobi – 784

ed12_empreendedorismo_12.png

Gravadora de Chapas CTP / Modelo TNG – 150

 

B&D Contabilidade: portas abertas para o desenvolvimento

Fotos: Pedro Machado

ed12_empreendedorismo_13.png

Para quem tem dúvida do desempenho de uma empresa familiar, eis a BD Contabilidade, um grande exemplo que cresceu e tomou conta de uma cidade. Executando seus trabalhos desde 1987, a empresa foi criada pelo casal de profissionais Balbina Maria de Vasconcelos Oliveira, contadora pós-graduada em direito tributário e perícias contábeis e Antônio Donizete de Oliveira advogado pós-graduado em direito previdenciário. Na época os recém-casados, eram técnicos em contabilidade.

ed12_empreendedorismo_14.pngBalbina Maria de Vasconcelos Oliveira - Fundadora

Quando em sua fundação as empresas de contabilidade não dispunham dos sofisticados computadores que temos hoje, a maior parte dos trabalhos era realizado à mão e os relatórios, redigidos em máquinas de escrever. Isso criava barreiras para quem se arriscasse no negócio. Nos primeiros anos, além dessas dificuldades, Balbina e Donizete enfrentaram as limitações de quem está em um ramo que depende única e exclusivamente da formação de uma rede de contatos. Para crescer, eles tiveram que trabalhar muito, praticamente, cliente a cliente. “O foco da contabilidade é o cliente. Se você trabalha bem para um cliente ele te indica pra outros e outros”, revela Balbina.

Trabalhando muito e desempenhando bem suas tarefas, a B&D conta hoje com uma carteira de mais de cem clientes, entre empresas de pequeno, médio e grande porte. Instituições se destacaram no cenário municipal. Para tanto, a Contabilidade conta ainda com corpo sólido de funcionários, sendo 15 técnicos e três estagiários, divididos nos departamentos pessoal, contábil, fiscal e consultoria.

Destaque empresarial

ed12_empreendedorismo_15.png

Não bastando o reconhecimento de seus clientes pela dedicação à vida contábil, o casal recebeu em 2012, em São Paulo, o Prêmio Top Empreendedor. Esse prêmio é concedido anualmente pela revista Top Of Business, que contempla empresas de diversos setores.

Administração jovem

Em 2014 o jovem administrador, Erick Luiz de Vasconcelos Oliveira , 22 anos, um dos filhos do casal, passa a integrar a B&D Contabilidade. Apesar da pouca idade, Erick, que vinha do setor administrativo de uma grande empresa de engenharia, assume então os setores, fiscal e administrativo financeiro do negócio dos pais. “Depois que meu pai morreu, eu vim para cá com essa missão,” diz o jovem.

ed12_empreendedorismo_16.pngErick Luiz de Vasconcelos Oliveira - Administrador

INSTITUCIONAL

Uma organização que tem por objetivo assessorar e atender às necessidades de seus clientes, dentro dos critérios legislativos, desenvolvendo novos processos de fluxo de documentos, sistemas de contabilidade, controles internos, rotinas provenientes do departamento pessoal e processamento do setor fiscal-tributário, visando a redução direta de custos e maior lucratividade com os novos planejamentos gerenciais que permitam a tomada de decisões estratégicas.

FILOSOFIA

Trabalho focado na prestação de serviços ágeis, buscando sempre soluções e resultados positivos, realizando planejamentos e processos avançados de administração e gestão de negócios, permitindo assim, aos clientes, ter mais autonomia para exercer suas atividades primárias, maximizando resultados e estabelecendo parcerias duradouras com a empresa. B&D visa ainda desenvolver e encontrar sempre o melhor e mais curto caminho para a resolução dos trabalhos propostos, assim, nos adapta-se diretamente às necessidades específicas de cada cliente.

ed12_empreendedorismo_17.png

31 3392.0123 | 3351.3291 | 3351.7861

Rua Rio Tapajós, 617

Riacho das Pedras - Contagem - MG

www.bdcontabilidade.com.br

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,