Página PrincipalA Revista Colunas ÂNGELA MENDES Sua empresa é atrativa?
Nos últimos cinquenta anos temos presenciado mais evoluções tecnológicas e científicas do que anteriormente em toda a história da humanidade. Também nesse período percebemos que a visão de crescimento econômico foi substituída por desenvolvimento econômico que aborda questões de caráter social e é mais abrangente, o que reflete num mercado consumidor com perfil cada vez mais exigente e consciente.
Infelizmente muitas empresas ainda não estão atentas a essa fenômeno. Continuam com valores ultrapassados. Crescem mas não desenvolvem do ponto de vista do conceito de sustentabilidade, que é de sobreviver, crescer ou ocupar lugar no mercado, satisfazendo as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
São três os fatores que determinam o desenvolvimento das empresas: econômico, técnico e social. No entanto, muitas organizações trabalham orientadas apenas para o econômico e técnico, e esquecem que ganham aquelas empresas que trabalham orientadas para o grupo. Preocupam em excesso com os clientes, sem perceber que seus colaboradores são seus maiores indicadores.
E um dos maiores desafios é saber alinhar o aumento da produtividade e dos resultados com a melhora das relações entre chefias, destas com empregados e entre os próprios empregados. Reter funcionários satisfeitos, proporcionando-lhes desafios e oferecendo-lhes boas condições de trabalho e ótimos relacionamentos pode ter um enorme efeito sobre a satisfação e a preferência dos clientes.
E quando se trata de gestão de pessoas, percebemos que um grande número de empresas brasileiras ainda adotam sistemas de gestões autoritárias, o que só prejudica, reforçando a rigidez e falta de criatividade das equipes. Os colaboradores muitas vezes trabalham sob pressão e stress, subordinados por gestores que não estão capacitados para as mudanças que o mercado exige. O resultado é percebido pelos consumidores, seja pelo atendimento direto, seja pela qualidade do produto.
Para isso é preciso investir em excelentes capacitações que desenvolva o aprimoramento das relações, que forme verdadeiros líderes; que treine e capacite os funcionários para tomarem decisões e terem iniciativas e criatividade, que crie equipes comprometi- das; que adote comportamentos e ações sustentáveis, entre outras, o que traz resultados extraordinários.
Capacitados, os colaboradores mudam comportamentos, maneiras de pensar e adotam ações assertivas que facilitam o desenvolvimento como um todo. Realizar processos para perceber a missão e os valores da empresa, e alicerçar o resultado no cotidiano das organizações também é essencial, e ao final faz uma enorme diferença.
Quando as empresas buscam a capacitação, passam a adotar novas estratégias e mudanças na forma de organização e gestão, e o tão sonhado lucro passa a ser uma consequência e não mais preocupação.
Ângela Mendes
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