• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:19h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos ARTIGOS Sorria, você está sendo avaliado. O tempo todo

Sorria, você está sendo avaliado. O tempo todo

Edição 05 14/09/2012 ARTIGOS

ed05_pag40.jpg 

Reconquistar é mais difícil do que conquistar. Sim, essa é uma regra geral que pode ser aplicada a tudo. E quando tratamos de imagem pessoal e profissional, não é diferente. Seja um político, alto executivo, uma grande celebridade e até mesmo você. Para todos, sem exceção, a construção da imagem pessoal e profissional é essencial para a formação e consolidação da credibilidade, da reputação.

Muito se fala sobre marketing e como as empresas investem nele para conquistar o mercado e a opinião pública. Da mesma forma, em outra escala, deve-se atentar para o marketing pessoal – tão importante no mercado de trabalho e, por que não, para a vida.

A primeira impressão

A vestimenta, o olhar, a fala e a postura corporal são códigos que, à primeira vista, constroem uma imagem. E ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. No âmbito profissional, por exemplo, o vestuário não deve representar um elemento de distração que atrapalhe a comunicação com os interlocutores. A roupa deve ser escolhida de acordo com o ambiente e a ocasião, na medida certa.

Olhar diretamente para quem está sendo dirigida a mensagem e ter a voz firme transmite segurança e credibilidade. Pode parecer piegas, mas os olhos são, sim, a “janela da alma”. Sabe aquele vendedor que lhe responde a uma indagação sobre o preço da mercadoria sem sequer tirar os olhos do computador? Ele certamente terá muito menos sucesso – no trabalho e na vida – do que o outro que interrompe o que estiver fazendo para lhe dar atenção.

É bom observar que, na busca pelo destaque profissional e pessoal, não há espaço para inverdades. Não existe separação entre ser e parecer. Construir uma imagem é uma ação. Na verdade, uma seqüência delas. Não adianta aparentar ser simpático eventualmente. Ser de fato uma pessoa agradável certamente trará muito mais vantagens.

Para manter a reputação

Depois de construída de forma positiva a primeira impressão, é preciso mantê-la e fortalecê-la, o que só é possível por meio de atitudes éticas e comportamentos adequados. É preciso ter em mente que a reputação se constrói com progressivas e pequenas conquistas ao longo do tempo, não apenas com uma grande vitória. E alguns aspectos podem ser fundamentais para fortalecer diariamente a credibilidade: demonstrar claramente desde o início o seu objetivo, transmitir orgulho do que se faz, respeitar o seu tempo e o tempo dos outros, mostrar-se educado e cordial, ser ético, jamais falar mal dos outros, mostrar domínio sobre a mensagem que se pretende transmitir, salientar habilidades que realmente possui e buscar corrigir suas falhas. Seguindo esses passos, o caminho para uma reputação sólida estará bem pavimentado.

Redes sociais, o calcanhar de Aquiles

Por falta de cuidado, muitas pessoas têm utilizado as redes sociais de maneira pouco profissional e até antiética. Manifestações inadequadas nesses ambientes têm, inclusive, levado a demissões por justa causa. Por outro lado, o comportamento nas redes sociais pode ser decisivo, por exemplo, na conquista de um emprego. Através do comportamento do indivíduo nas redes sociais é possível identificar se o seu perfil profissional e pessoal é adequado ou não.

Para utilizar essa ferramenta da internet a seu favor,algumas dicas são valiosas:

Seja coerente Se a sua empresa lhe dá a liberdade de acessar as redes sociais durante o trabalho, aproveite- a de forma sadia. Tente utilizar essas ferramentas principalmente para realizar atividades que dizem respeito à sua função na corporação.

Faça contatos profissionais Existem muitos grupos de discussão, sobre diversos temas, com a participação de pessoas do mundo todo. Essas conversas podem ser muito produtivas e gerar boas ideias.

Não abuse Use as redes sociais também para momentos de descontração, mas sem excessos. Lembre-se: o que você posta é visto por seus amigos, mas também pelos contatos profissionais, colegas de trabalho e talvez até pelo seu chefe! Não vai ficar bem se a todo instante você postar comentários sobre o seu dia-a-dia, piadinhas, jogos e outras amenidades. Reclamar da vida e do trabalho a todo tempo também não soa bem para atuais ou futuros empregadores.

Siga regras Não comprometa seu tempo com uso excessivo das redes sociais para fins não profissionais, respeitando os seus limites e os estabelecidos pela empresa. Agindo dessa forma, com certeza sua liberdade será eterna.

 

Roberto Reis

Publicitário e especialista em mídias sociais

 

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,