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Sistema de Franchising

Edição 03 05/12/2011 MERCADO

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Franquias: uma excelente oportunidade de negócios

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que 60% dos negócios independentes não completam três anos de vida. Por outro lado, apenas 5% a 8% das franquias fecham antes de completar três anos.

 Além do sonho da casa própria, muitas pessoas almejam abrir o próprio negócio. Mas consolidar uma marca, um produto ou mesmo um serviço nesse mercado tão competitivo exige muitos investimentos, estratégias de marketing e conhecimentos na área a se investir. Para micro e pequenos empreendedores esses fatores constituem muitas vezes grandes entraves para a continuidade dos negócios.  É neste contexto que as franquias se despontam como oportunidade para aqueles que visam os empreendimentos.
 
As franquias ou franchising, termo inglês largamente utilizado, são um sistema de parceria empresarial, no qual a franqueadora cede aos franqueados não só o direito de uso da marca, de seus produtos e serviços, mas também seus conhecimentos de administração, estratégias para driblar os obstáculos e o comprometimento com o sucesso da operação comercial.

De acordo com Aristides Luciano de Azevedo Newton, diretor regional em Minas Gerais da ABF, e membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car, qualquer negócio em qualquer segmento pode ser franqueado, desde que seja estrategicamente pensado.  “O sistema de franquias ainda tem muito a se desenvolver no país. Existem muitos segmentos a ser explorado”, comenta.

São muitas as opções para quem deseja ingressar no mundo empresarial por meio de uma franquia. Dados da ABF mostram que o Brasil contabilizou 1855 redes franqueadas em 2010, 13% a mais do que no ano anterior. Ao todo o segmento somou quase 90 mil unidades franqueadas em todo o país, oferecendo os mais variados produtos e serviços. O setor de alimentação lidera a lista dos faturamentos com 39,9%, contra os 29,9% do setor de assessórios pessoais e calçados, e os 29% do vestuário, que ocupam o segundo e o terceiro lugar respectivamente.

O setor é promissor. É o que garante Aristides Newton.  “O Brasil tem ótimas possibilidades de crescimento. Com a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016, no Brasil, o turismo pode representar um forte segmento em expansão”, afirma ele.

Ainda, sim, há alguns desafios – os mesmos de uma empresa tradicional – que as franquias precisam enfrentar, dentre eles: pressão de custos, alta carga tributária e o emaranhado da legislação fiscal e contábil. O diferencial é que o Brasil é um dos poucos países que possui uma lei específica para este tipo de empreendimento. A Lei 8.955, de 14 de dezembro de 1994, regulamenta a relação entre franqueadora e franqueado, estabelecendo direitos e deveres de cada um.

Esta modalidade, na opinião de Newton, é uma forma mais estruturada de se iniciar um empreendimento.  “As franquias são um negócio testado, com sucesso já comprovado. Por isso, a valorização deste segmento tende a ser maior”, ressalta. Números da própria ABF comprovam esta afirmação e relevam que o índice de mortalidade de uma unidade franqueada é bem menor se comparado aos negócios não franqueados.

Confira algumas vantagens proporcionadas pelo franchising:

• Expansão mais rápida dos negócios, pois o franqueador contará com investimentos dos franqueados para promover a abertura de novas unidades;
• Maior visibilidade e solidez da marca, resultante dos esforços conjuntos em publicidade e comunicação entre franqueador e franqueado;
• Mais vendas de produtos e, ou serviços, devido à expansão das redes de distribuição e ocupação de novos mercados;
• Aumento do poder de negociação diante dos fornecedores, o que gera ganhos em escala;
• Maior fortalecimento da marca, uma vez que os produtos e, ou serviços comercializados por meio de uma rede de franchising, chegarão ao consumidor final de forma diferenciada e bem apresentável, realçando a sua qualidade e agregando valor à marca.

 

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"As franquias são um negócio  testado,  com  sucesso  já comprovado. Por isso, a valorização deste segmento tende a ser maior."

Passos para o sucesso

A decisão por uma franquia exige do franqueador e do franqueado bastante conhecimento empresarial e certas garantias entre as partes. Para que você possa ter sucesso em sua empreitada, é necessário seguir alguns passos antes de fechar o negócio. Confira a seguir algumas etapas para se montar uma franquia:
•  1 ° passo: Antes de se iniciar no mundo empresarial é importante que o empreendedor realize uma autoanálise, refletindo sobre as suas capacidades enquanto investidor;
•  2° passo: Conhecer todas as particularidades do sistema de franquias: a lei, as jurisprudências e alguns casos de sucesso e de insucesso;
•  3° passo: Identificar as aspirações e as expectativas de ambas as partes. Identificar também o papel de cada um, na relação de negócios;
•  4° passo: Analisar as condições da empresa e posicionamento da marca e dos produtos no mercado; conhecer o mercado e seus concorrentes;  definir  um  plano de expansão; definir investimentos necessários para colocar em prática o planejamento desejado, além do tempo estimado para o retorno desse investimento;
•  5° passo: Desenvolver e formatar a operação das franquias, de acordo com padrões técnicos e de qualidade pré-definidas; elaborar manuais de procedimentos, contendo as normas das franquias. Essa padronização possibilitará o crescimento da rede, além de atingir mais rapidamente o seu público-alvo;
•  6° passo: Pesquisar as melhores franquias e pré-selecionar aquelas que mais lhe chamam a atenção. Posteriormente é importante analisar os tipos de franquias utilizando os seguintes critérios: concessão de marca, produto ou serviço; revenda ou distribuição exclusiva; operação comercial do negócio; liberdade de ação para o franqueado; existência de contrato; nível de profissionalização, entre outros;
•  7° passo: Analisar as taxas da franquia  (taxa  de  royalties,  de propaganda e promoção, etc);
•  8° passo: Avaliar a documentação. No Brasil, tornou-se obrigatória a circular de oferta de franquia, a partir da lei 8.955, de 14/12/94;
•  9° passo: Assinar o contrato definitivo, que deve incluir todas as cláusulas e condições operacionais e suas especificidades, as partes críticas, auditorias e prestação de contas.
•  10° passo: O novo empreendedor deverá analisar sua disposição e respeito aos compromissos éticos e financeiros.

*Fonte: www.sebraemg.com.br

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Por Fabiana Senna | Fotos: Divulgação

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