• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos GIRO MINAS Setembro/Outubro

Setembro/Outubro

Edição 02 05/08/2011 GIRO MINAS

 ed_02_pag_36_12.jpg
“Trenzinho caipira, uma homenagem a Vila Lobos”
Dionísio (Tio Tonho)

Em Centenário, Contagem comemora o lançamentodo livro de exposição de 100 artistas

Em comemoração ao seu centenário de emancipação política e administrativa, o município de Contagem por meio da Coordenadoria de Cultura e do Big Shopping, lançou o livro “100 artistas em comemoração ao Centenário de Contagem”. O livro que mostra a diversidade artística exposta no Projeto Tudoaver ao longo dos seus 12 anos mostra a profusão de estilos de 100 artistas, reunindo nomes conhecidos como Amílcar de Castro, Yara Tupinambá, Fernando Lucchesi, Carlos Bracher, Marcos Coelho Benjamin, Marcelo AB, JB Lazzarini, Son Salvador, Quinho, e artistas de Contagem como Roberto Rangel, Damasceno, Jair Leal, Maizena, Randolpho Lamonier e Tunico.

O livro que será distribuído gratuitamente às bibliotecas públicas, centros culturais, galerias de arte, escolas, museus e demais instituições culturais, estimula a produção e a difusão artística, valorizando as dife-rentes expressões das artes plásticas e visuais, como a pintura, a escultura, o grafite, a fotografia, instalações, objetos, cerâmicas, gravuras e desenhos. Durante o lançamento foi aberta a exposição homônima e show dos músicos Chico Amaral e Beto Lopes.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Foto: Consuelo Aragão

ed_02_pag_36_21.jpg 

Iª Exposição de Orquídeas

Esmeraldas comemora 110 anos de emancipação com direito a bolo e muita música

A cidade de Esmeraldas comemorou entre os dias 16 e 18 de setembro 110 anos de emancipação. Localizada a 59 km de Belo Horizonte, o município celebrou o início da festa com o Fest Gospel, primeiro evento musical evangélico da cidade. Organizado por pastores e lideranças religiosas contou com apoio da Prefeitura, e começou com uma marcha profética, em direção à Praça Getúlio Vargas. Ainda na sexta feira os alunos das escolas municipais e associações de classe participaram do momento cívico em comemoração aos 110 anos de emancipação político-administrativa do município.

No dia 17 a comemoração ficou por conta da exposição de orquídeas na Casa de Cultura e Turismo Euclides Pedro do Carmo, e à noite foi encerrada com shows de música sertaneja universitária e muito axé. Na manhã de domingo (18), foi distribuído o bolo de aniversário, também na Praça Getúlio Vargas, no Centro, além das apresentações circenses e dança da Academia Rosas de Ouro.

Foto: Casa de Cultura e Turismo

ed_02_pag_38

Política nacional de combate ao uso de drogas

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, por meio do deputado Durval Ângelo (PT), realizou na Câmara Municipal de Contagem, a audiência pública para debater novos eixos e diretrizes da política nacional de combate ao uso do crack e outras drogas. A sessão solene contou com a participação de servidores municipais, profissionais de saúde e educação, estudantes, ex-usuários e outros setores da sociedade civil do município.

Segundo o deputado, que também elogiou as iniciativas da prefeitura de Contagem no combate ao uso de drogas com palestras nas escolas, parcerias com a Polícia Militar para campanhas de conscientização e a instalação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), assim como em todo o País, Contagem tem um quadro muito preocupante no que se refere ao consumo do crack e outras drogas. “Para reverter esta situação é necessário uma atuação em rede, envolvendo governo e sociedade em várias frentes, como saúde, desenvolvimento social, defesa social e educação”, alerta.

Entre os debatedores estavam vereadores e secretários municipais de Contagem. Participaram os secretários de Governo, Hamilton Reis, de Defesa Social, Paulo César Fungui e de Desenvolvimento Social, Maurício Rangel e os vereadores Obelino e Alex Chiodi. Também estiveram presentes o coordenador municipal de Saúde Mental, Wellington Ribeiro, o presidente do PT municipal, Lindomar Gomes, o ex-vereador e médico Rubens Campos.

Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG)

Também no mês de Setembro a Comissão de Direitos Humanos e a Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se reuniram no dia 20 para avaliar as ações na área de Defesa Social previstas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). A reunião faz parte das audiências de monitoramento do Parlamento mineiro quanto à execução dos recursos do Plano. Gestores do Executivo apresentaram aos parlamentares os resultados da execução orçamentária de projetos estruturadores do PPAG 2008-2011.

O gerente Executivo do projeto estruturador “Expansão, Modernização e Humanização do Sistema Prisional”, Murilo Andrade de Oliveira, afirmou que o trabalho tem o objetivo de reduzir o déficit de vagas no sistema. Entre as reformas estruturais em dez cadeias públicas foram criadas: 16 novas unidades prisionais e quatro novos anexos a presídios; mais de 20 mil novas vagas; 52 escolas integradas, que atendem a mais de 5.600 presos; mais de 10 mil postos de trabalho destinados a presos do Estado; entre outros. O gestor destaca que existem 400 presos de regime externo monitorados e cerca de 1.300 internados no sistema Apac. Ele acrescentou que o Estado investiu na capacitação de mais de 25 mil servidores e assumiu 170 cadeias públicas.

Fonte: Gabinete Durval Ângelo

Governo de Minas lança Plano de desenvolvimento integrado entre os 34 municípios da RMBH

No dia 14 de setembro o Governador Antonio Augusto Anastasia lançou no Palácio Tiradentes, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), que tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado e equilibrado entre os 34 municípios que compõem a RMBH. O Plano inclui ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, melhor ocupação territorial, acessibilidade urbana, segurança e saúde. O evento contou com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do secretário de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira, do secretário de Estado de Governo Danilo de Castro e prefeitos e autoridades políticas dos municípios que compõem a Região Metropolitana.

De acordo com Anastasia, o PDDI será capaz de trazer uma nova realidade ao cidadão da região metropolitana, proporcionando mais transporte, segurança, saúde, educação, habitação, saneamento, sustentabilidade e emprego dentro de uma metrópole habitável e urbana. Além de envolver municípios, Governo do Estado e órgãos federais, o PDDI também contará com a participação da sociedade civil organizada em seus movimentos sociais, associações empresariais e a população.

O processo de mobilização social e comunitária para a elaboração do Plano somou mais de 3 mil participações, envolvendo 610 organismos e entidades, sendo 61 do poder público estadual, 241 do poder público municipal (Executivo e Legislativo, entre eles 55 vereadores) e 308 da sociedade civil organizada: empresas, ONGs, sindicatos, conselhos e associações comunitárias.

Fonte: www.agenciaminas.mg.gov.br

Frente Pela Cidadania Metropolitana, você conhece?

A Frente pela Cidadania Metropolitana foi fundada em 29 de abril de 2010, na realização de um seminário do PDDI. Durante o seminário foi lançado um manifesto que foi encaminhado ao Governador e para os diversos outros seguimentos. Naquele momento a Frente iniciou um trabalho de divulgação de sua existência e proposta de ação por meio de visitas a determinadas instituições como o Ministério Público de Minas Gerais e Agência Metropolitana.

O Seminário foi organizado por um grupo de pessoas (envolvidas direta e indiretamente na política) que por meio de reuniões e contatos fecharam a proposta e dividiram as tarefas. Os objetivos principais são: estudar, compartilhar e debater as questões metropolitanas, além de propor e acompanhar a implementação das políticas públicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, com a participação de diversos segmentos da sociedade civil, autoridades e instituições, visando o justo desenvolvimento social, econômico e ambiental e a redução da pobreza e das desigualdades sociais e territoriais.

A proposta é contribuir para o despertar da cidadania e para a formação em torno da Cidadania Metropolitana. Muitas são as ações, as organizações e lutas de pessoas que em cada canto da RMBH buscam defender e garantir seus direitos, a preservação da vida, quanto às conquistas, perdas, desafios entre outros.

Fonte: Frente Pela Cidadania Metropolitana

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,