• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:19h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos BEM ESTAR SOCIAL Semeando o bem

Semeando o bem

Edição 05 14/09/2012 BEM ESTAR SOCIAL

ed05_pag12.jpg

SEMEANDO O BEM 

Programa Árvore da Vida estimula a cidadania
e a autonomia do ser humano

 

Basta um simples ato de semear ou plantar para que se possibilite o crescimento de árvores frondosas e frutíferas. E é assim: semeando ideias e plantando valores, que o Programa Árvore da Vida segue promovendo o crescimento social e econômico dos mais de 40 mil moradores do bairro Jardim Teresópolis, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa, desenvolvida em 2004, pela Fiat Automóveis, potencializa a geração de emprego e renda, oferece atividades socioeducativas e promove o fortalecimento da região, por meio de ações voltadas para jovens, crianças e seus públicos de relacionamento, tais como família, escola e instituições locais.

Segundo a coordenadora da área de relacionamento com a comunidade da Fiat Automóveis, Ana Luiza Veloso, antes do Programa, a região apresentava altos índices de vulnerabilidade social, como analfabetismo, violência e desemprego. “Depois do programa houve aumento da aprovação e frequência dos alunos na escola, bem como do interesse e participação nas aulas. As ações de geração de emprego e renda também refletiram no aumento do poder aquisitivo das famílias, que participam de projetos de inserção no mercado de trabalho”, a coordenadora destaca a assertividade das ações. Só em 2011, mais de 1512 pessoas foram encaminhadas a um emprego.

O Programa visa ainda o fortalecimento das lideranças e das instituições locais. Um importante resultado desse eixo de atuação foi a criação da Rede de Desenvolvimento Social do Jardim Teresópolis, que reúne instituições que buscam, em conjunto, soluções para os principais problemas da região. “A criação e sensibilização continuada da Rede é uma forma de estimular a autonomia dessa comunidade na busca de melhorias para todos os moradores da região. Ela representa ainda a oportunidade de viver um presente mais dinâmico e engajado e a chance de sonhar com um futuro melhor”, enfatiza a coordenadora de relacionamento. A Rede se estendeu à Betim e, atualmente, 149 instituições participam ativamente das atividades, no município.

Outras sete cidades brasileiras - Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE) – também desfrutam dos benefícios gerados pela Capacitação Profissional, vertente do Programa que oferece aos jovens de 18 a 24 anos a oportunidade de se qualificarem na área automotiva. Já as cidades mineiras de Jaíba, Barbacena, Brumadinho e Nova Lima são contempladas com as parcerias estabelecidas entre a Fiat e outras instituições para a promoção do desenvolvimento cultural e social de jovens e crianças.

 

Eixos de atuação

A Capacitação Profissional é resultado do trabalho conjunto entre a montadora, a Universidade Corporativa da Fiat, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a rede de concessionários. Por meio do Programa, os jovens fazem cursos técnicos no setor automotivo e, ao final da capacitação, são contratados pelas concessionárias parceiras. “Ao atender uma necessidade da juventude brasileira e, ao mesmo tempo, uma demanda de mercado por profissionais qualificados, o Programa torna-se um exemplo de que é possível aliar desenvolvimento social e econômico”, ressalta Ana Veloso. Mais de 500 jovens já foram beneficiados com essa iniciativa, desde a criação do projeto em 2006.

A linha de atuação Parcerias envolve a montadora e outras instituições no apoio a projetos socioculturais e esportivos do país. Em 2011, foram 39 projetos apoiados por meio das Leis de Incentivo à Cultura, ao Esporte e ao Fundo da Infância e Adolescência, que beneficiaram diretamente mais de 14 mil pessoas.

 

...oportunidade de viver um
presente mais dinâmico e engajado
e a chance de sonhar
com um futuro melhor.

 

ed05_pag14_1.jpg

“QUEM SEMEIA O BEM, COLHE O BEM!”

 

Ou “Quem semeia o bem, colherá bons frutos” ou ainda “O que se planta, colhe!”. Não importa o ditado popular, mas a mensagem sobre o que esperar das ações que se desempenha no passado. Para Eliane Pereira de Araújo, a “Árvore da Vida” não teria dado bons frutos se o Programa do Jardim Teresópolis não tivesse “semeado” a oportunidade de um futuro melhor para o filho Maison Pereira, de 14 anos.

 “Tudo mudou na vida dele! Todas às vezes que me chamavam em reuniões na escola era para falar sobre a agressividade e sobre a falta de disciplina. Ele já me deu muito trabalho e, por várias vezes eu achei que não tinha mais jeito. Mas, graças a Deus o projeto lhe deu uma nova postura. Hoje ele só me dá orgulho. Tenho certeza de que ele está preparado para ser um grande homem”, se emociona Eliane ao comparar as atitudes do filho antes e depois de participar do grupo de percussão desenvolvido no projeto.

Há três anos Maison participa das atividades e, atualmente, se prepara para integrar a equipe, que se apresenta em diversos eventos nacionais. “O Programa está me preparando para a vida e, eu pretendo ainda participar das atividades de capacitação profissional, para me preparar para o mercado de trabalho”, comenta o garoto as suas perspectivas.

ed05_pag14_2.jpgEliane também trabalha como auxiliar de serviços gerais, no Espaço Árvore da Vida há quatro anos. Além dos resultados dentro de casa, ela fala com propriedade das mudanças na região. Moradora há 30 anos do Jardim Teresópolis, ela acompanhou de perto o desenvolvimento do local. “O bairro era bem precário: não tinha água encanada, luz elétrica e asfalto. O comércio quase não existia. Aos poucos o bairro foi se desenvolvendo, principalmente depois da chegada do ‘Árvore da Vida’”, afirma ela.

 

 

 

Por Fabiana Senna
Fotos: Divulgação

 

 

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,