• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:17h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Colunas RONAN GOMES Reforma ortográfica

Reforma ortográfica

Edição 02 05/10/2011 RONAN GOMES

revisao2.jpg

 

Em janeiro de 2009 entrou em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa assinado pelos Governos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Mas, as duas formas serão aceitas até 31 de dezembro de 2012.

Em virtude desse acordo algumas palavras mudaram a grafia. E, como disse o Professor Pasquale em uma de suas aulas, não adianta ficar comparando como era e como ficou a língua. Importa agora esquecer o passado e aprender como se escreve.

Assim, a partir dessa edição da Revista vamos apresentar dicas de escrita, formas de utilização, exemplos e palavras da Língua Portuguesa, principalmente as modificadas pelo Acordo Ortográfico. Mas, lembre e fixe a primeira dica: sempre que tiver dúvidas a respeito da escrita consulte um bom dicionário.

Para começar veja algumas modificações no uso do hífen. Nas palavras que possuem prefixo que termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S, retiramos o hífen e essas consoantes duplicam. Assim:

Antirreligioso, antissemita, contrarregra, contrassenha, cosseno, extrarregular, infrassom, minissaia, tal como biorritmo, biossatélite, eletrossiderurgia, microssistema, microrradiografia.

Agora veja modificações nas palavras paroxítonas, ou seja, palavras que são pronunciadas com mais evidência na penúltima sílaba. O novo acordo ortográfico propõe que não se acentuem graficamente os ditongos (encontro de duas vogais) EI e OI das palavras paroxítonas. Assim: assembleia, boleia, ideia, aldeia, baleia, cheia, etc. são escritas sem o acento.

Foi abolido o acento circunflexo em palavras paroxítonas como:

Abençoo, (Flexão de abençoar), enjoo, (substantivo e flexão de enjoar), moo, (flexão de moer), povoo, (flexão de povoar), voo, (substantivo e flexão de voar), etc.

No entanto, recebem acento agudo as palavras paroxítonas que terminam em -l, -n, -r, -x , -ps. Um truque interessante para não esquecer dessas terminações é lembrar da palavra LoNa RoXa. Assim:

Amável (pl. amáveis), éden (pl. édenes ou edens), açúcar (pl. açúcares); tórax (pl. tórax ou tóraxes); bíceps (pl. bíceps; var. bicípite, pl. bicípites).

Normalmente no plural também ocorre o acento. Mas, há exceções: caráter ou carácter. (plural: carateres ou caracteres).

Ainda a respeito das paroxítonas, recebem acento circunflexo as palavras que contêm na sílaba tônica as vogais fechadas e que apresentam as terminações -l, -n, -r, ou -x, assim como as respectivas formas do plural:

Cônsul (pl. cônsules), têxtil (pl. têxteis); cânon, var. cânone (pl. cânones), plâncton (pl. plânctons);Câncer.

Leia as frases que Machado de Assis escreveu e observe as palavras em destaque.

Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas;
Quanto à idéia de ampliar o território da loucura, achou-a o boticário extravagante;
Nisto entrou na vila uma força mandada pelo vice-rei, e restabeleceu a ordem.
— Nenhum, disse em coro a assembléia. Algumas semanas antes, assistira à representação de uma peça do gênero ultra-romântico, obra que lhe agradou muito e lhe sugeriu a idéia de afrontar as luzes do tablado.
Machado de Assis - O alienista.

Se fossemos corrigir para a nova ortografia o texto de Machado de Assis a palavra inefável não seria alterada, pois é uma palavra paroxítona terminada em “L”, lembra da palavra LoNa RoXa?

Já a palavra ideia seria escrita sem o acento. Lembra das novas regras? Encontro das vogais ei e oi. O mesmo se aplica a assembleia.

Recordemos as regras do hífen. Prefixo que termina em vogal e o segundo elemento começa por R ou S, retiramos o hífen e essas consoantes duplicam. Assim, a palavra ultrarromântico passa a ser escrita sem o hífen. E vice-rei? O prefixo termina com vogal e o seguro elemento começa com R. Mas, o prefixo “vice” fugiu da regra. Todas as palavras iniciadas com “vice” permanecem com o hífen.

Por enquanto é só, na próxima edição voltamos ao assunto com outros exemplos.

Indicação de leitura.
O Alienista de Machado de Assis.
Conto do livro “Papéis avulsos”, 1882.
Conta a vida do protagonista, Simão Bacamarte, que inicia seus estudos sobre a loucura. Com base em suas teorias todos na cidade padecem de algum tipo de doença mental e são internadas no hospício criado por ele. Depois de muita diversão, o texto apresenta um desfecho surpreendente.
 

Ronan Gomes
Especialista em prática de ensino em inclusão de pessoas com deficiências, Professor de língua portuguesa/literatura na rede de Ensino de Contagem, Revisor e escritor.


Voltar para Colunas

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,