• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:38h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos NEWS Quatro coisas que você provavelmente não sabe sobre Betim

Quatro coisas que você provavelmente não sabe sobre Betim

Edição Online 10/10/2014 NEWS

Betim é hoje a terceira maior cidade em população da Região Metropolitana de BH. Conhecida por abrigar uma gigantesca fábrica da FIAT e uma refinaria da Petrobras, a cidade transformou-se radicalmente ao longo dos últimos anos, de cidade interiorana a vigoroso centro industrial.

Mas, tem algumas coisas não tão óbvias sobre o município. Confira!


1- O Pirulito da Praça Sete foi um presente de Betim a Belo Horizonte

O famoso monumento localizado no coração de Belo Horizonte foi doado pela cidade de Betim, quando ainda se chamava Capela Nova de Betim, no início dos anos 1920, em comemoração ao centenário da Independencia do Brasil. O obeslisco foi projetado pelo arquiteto Antônio Rego e todo esculpido com material retirado da pedreira da cidade. 

Em 7 de setembro de 1922, o monumento de quase 14 metros de altura foi inaugurado. Como naquela época não havia guindastes ou caminhões em Belo Horizonte que fossem capaz de transportá-lo da estação ferroviária até seu destino final, foi preciso contruir um lastro ferroviário para que terminar o translado.

2-Praça do Óleo



Há em betim uma praça conhecida pelo nome peculiar de  Praça do Óleo. Apesar de estranho, o apelido parece ter uma origem muito simples.Conta-se que ali, onde hoje fica o bairro Angola, havia uma copaíba, árvore  famosaa por ter uma madeira resistente e boa para a construção de móveis de alta durabilidade e também  pelo óleo medicinal que dela é  extraído.

O espécime que ficava em betim acabou se tornando mitológico com o passar dos anos. Dentre as crenças que giravam em torno dele, havia a de que só era possível extrair o óleo se alguns cuidados fossem tomados: a pessoa deveria se aproximar da árvore de cabeça baixa, ferir o tronco sem levantar as vistas, e colher o óleo. Se olhasse para cima, para a copa da árvore, o óleo não saía. Durante muito tempo, a frondosa copaíba serviu de abrigo para piqueniques, encontros entre estudantes e até entre tropeiros que desciam a serra com produtos agrícolas.

Um dia, no meio de uma tempestade, ela foi atingida por um raio e partida ao meio. O povo da região, que não queria perder a referência da árvore, então apelidou a praça que foi construída no lugar de Praça do Óleo. Hoje existe no lugar uma pequena copaíba.

3- Betim tem o segundo maior PIB de Minas

Apesar de ser apenas a quinta maior em população, Betim tem o segundo maior PIB do estado. Atualmente, a cidade gera quase 30 bilhões de reais  em riqueza, mais que a Estônia.  Isso acontece porque a cidade abriga usinas e fábricas das maiores empresas situadas em Minas: a Petrobras e a Fiat. Além disso, a cidade tem investido pesado em logística ao longo dos anos, tendo se tornado lar de transportadoras, estoques e até de um porto seco, um dos maiores do Brasil.

4- A Colonia Santa Izabel abrigava pacientes de hanseniese

Construída para ser um “abrigo-modelo”para pacientes de hanseniese, numa época em que o pensamento sanitarista e higienista estipulava que esse tipo de enfermidade deveria ser tratado com o isolamento social, a Colonia Santa Izabel foi inaugurada em 1931, com capacidade para 1500 internos. Tratava-se, de fato, de uma colônia, com 68 edifícios, destinados ao ao abrigo dos pacientes, bem como de suas familias.

Hoje, a colônia é uma comunidade que expandiu e abriga não apenas descendentes das familias dos pacientes do sanatório como pessoas oriundas de vários lugares. O portal bem como toda a comunidade, foram tombados pelo patrimônio da cidade na década de 90.

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,