Página PrincipalA Revista Cadernos ARTIGOS O Mito da Gestão pela Qualidade
Um dos temas mais discutidos na atualidade, no âmbito das organizações, é a Gestão pela Qualidade. A qualidade se apresenta como o eixo conceitual nos debates das empresas. Por razões óbvias, a defesa dos interesses empresariais, através do aprofundamento dos programas de gestão pela qualidade, vem se consolidando em nossa cultura, há quase duas décadas.
Os investimentos em programas de treinamento de colaboradores e, principalmente, os relacionados ao Sistema de Gestão pela Qualidade eram objetos de desconfiança e alvo de críticas acerca dos custos e benefícios para a empresa. Criou-se, equivocadamente, o mito sobre a Gestão pela Qualidade.
Algumas empresas persistiram em confiar nos bons resultados financeiros do passado, mantendo os seus tradicionais processos operacionais de gestão e produção, não contrariando os seus pilares científicos. O que deu certo no passado não poderia dar errado no futuro. A falta de uma análise crítica da realidade, diante de um cenário novo que se apresentava, trouxe amargas lições para as organizações.
Uma nova reflexão nos fundamentos organizacionais, gerenciais e produtivos das estruturas organizacionais estava sendo submetida a testes rigorosos para sobreviver no mercado. Não se tratava de simples desvio de rumo; as práticas precisavam se ajustar à nova realidade, baseadas no pensamento estratégico e em vantagens competitivas.
Assim, a Gestão pela Qualidade surge como uma ferramenta importante no planejamento das organizações, no repensar de suas práticas, na atuação do mercado e no redimensionamento de seu escopo, viabilizando projetos novos e consolidando negócios.
As empresas buscam na certificação, qualidade para atender o mercado, para se manterem em posição de destaque, dedicando esforços nas estratégias competitivas, nas dinâmicas internas, na criatividade, no treinamento de equipes, no relacionamento interpessoal de colaboradores e de fornecedores.
Assim sendo, segundo Luiz Mauro Procópio – especialista em Gestão Estratégica, a ideia de qualidade, tão difusa nos dias atuais, tornou-se uma ferramenta de âmbito social. Diversificados segmentos da sociedade já utilizam o seu conceito como prática social. A qualidade está presente na educação, na alimentação, na vida, nos esportes, dentre outros. Não se pode dissociá-la de nosso cotidiano.
O mito é causador de confusões, informações falsas e opiniões equivocadas. Já a qualidade possibilita a inovação, o sucesso, a motivação, o aperfeiçoamento do Sistema, melhorias contínuas nas empresas, avaliando sua posição no mercado, respondendo de forma inteligente às demandas apresentadas por um mundo em constante transformação.
Cristina Romero
Coordenadora Executiva
do Programa Contagem
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