• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos ECONOMIA Novo Mercado Contábil

Novo Mercado Contábil

Edição 02 05/10/2011 ECONOMIA

 

ed_02_pag_121.jpg

Empresa mineira investe em novo modelo contábil e comemora sucesso em menos de dois anos de atuação

As diversas mudanças no cenário econômico, principalmente em consequência do poder de investimento das multinacionais, têm exigido normas e procedimentos contábeis padronizados, trazendo ao usuário transparência e confiabilidade. Pensando nisso empresas como a SJ Contabilidade Ltda., investiu também em consultoria e em menos de dois anos de atuação alcançou o que projetara para 10 anos.

Em 2009 foi sancionada a lei que obriga todas as empresas a modificarem alguns procedimentos contábeis, baseados nas leis 11.941/09 e 11.638/07. O Comitê de pronunciamentos contábeis concedeu pronunciamento quanto a aplicabilidade das novas Leis, através do – CPC – 27 artigos 51e 52. A nova lei contábil estabeleceu diversas regras, como, por exemplo, a obrigação de que as empresas de capital fechado, mas de grande porte, tenham seus balanços submetidos a auditores independentes.

De acordo com o diretor da SJ Contabilidade Ltda., Jefferson Amaral, o novo padrão contábil permite que as empresas mensurem o valor REAL patrimonial da empresa. ”De posse de um laudo técnico pericial, que está amparado pela legislação, é possível que os clientes da SJ mensurem o real valor patrimonial da empresa.”, afirma.

Todas as empresas do Brasil de lucro real são obrigadas a aderir este novo modelo. Segundo o empresário um dos objetivos da nova lei é avaliar os bens tangíveis (que são obrigados) e intangíveis (que são opcionais). “O novo padrão contábil permite que o cliente mensure o valor real patrimonial e o valor dos bens tangíveis e intangíveis”, comenta.

Mesmo após as mudanças contábeis, algumas empresas sentem dificuldades em assimilar tantas leis, o que dificulta o desenvolvimento da empresa em suas atividades com tranqüilidade. Desta forma faz-se necessária a contratação de um Auditor e uma empresa de Consultoria.

Além de ser adaptada no novo modelo contábil, a SJ oferece ao cliente assessoria empresarial e consultoria tributária, permitindo assim que o cliente tenha a oportunidade de poupar gastos e investir em gastos com retorno. “O objetivo é poupar o cliente de procurar buscar serviços de assessoria com terceiros. A cada três meses nossa equipe vai a empresa apresentar um relatório gerencial com o resultado da empresa dele”, explica o empresário.

Pioneiro em investir na gestão do novo modelo contábil e em assessoria e consultoria tributária, Jefferson Amaral ressalta que a SJ é multi-funções por fazer: auditoria, perícia, consultoria tributária, gestão integrada, treinamentos, serviços contábeis em geral e assessoria empresarial. “Temos uma equipe altamente qualificada. Nossa empresa tem dois anos de mercado, mas trazemos uma bagagem de 17 anos de expertise na área”, conclui.

As principais mudanças da lei 11638/07

Substituição da demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR), pela demonstração do fluxo de caixa (art. 176, IV). As sociedades anônimas de capital fechado deverão publicar as demonstrações de fluxo de caixa e se for sociedade anônima de capital aberto além da demonstração de fluxo de caixa deverão publicar a demonstração do valor adicionado.

Criação de dois novos grupos de contas conforme o art. 178. No ativo permanente, a conta de bens intangíveis e no patrimônio líquido a conta de ajustes de avaliação patrimonial no lugar da reserva de reavaliação. A nova lei substitui a faculdade de reavaliações de bens pela obrigação de se ajustar o valor dos ativos e passivos a preço de mercado. Pela nova lei o PL passa a ser estruturado da seguinte forma: Capital social; Reserva de capital; Ajustes de avaliação patrimonial; Reserva de lucros; Ações em tesouraria; Prejuízos acumulados.

Alteração no critério de avaliação de coligadas art. 248. No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas cuja administração tenha influência significativa, ou que participe com 20% ou mais do capital votante (em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sobre controle comum), serão avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. E referente às empresas de grande porte (definidas como sociedades que tiveram no exercício anterior ativo total superior a 240 milhões ou receita bruta anual superior a 300 milhões) serão obrigadas a elaborar as mesmas demonstrações contábeis que as sociedades anônimas de capital aberto.

Criação da reserva de incentivos fiscais, com a contabilização sendo realizada diretamente no resultado do exercício, como estabelece a norma internacional (art. 195ª).

ed_02_pag_13_1 ed_02_pag_13_2

Instalações da SJ Contabilidade

SJ Contabilidade Ltda.
R. Itajubá 1918, Sala 5 - Sagrada Família
B. Horizonte - MG
Telefones: (31) 3482.6337 | 3654.7608
www.sjcontabilidadeltda.com.br

Por Aline Teodoro - Texto e Foto

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,