• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos GIRO MINAS Novembro/Dezembro

Novembro/Dezembro

Edição 03 05/12/2011 GIRO MINAS

Lagoa Santa e Sabará concorrem entre as 7 Maravilhas da Estrada Real

ed_03_pag_38_1

As cidade de Lagoa Santa e Sabará estão na disputa do concurso que vai eleger as 7 Maravilhas da Estrada Real, coordenado pelo Instituto Estrada Real. Lagoa Santa concorre com a Gruta da Lapinha e Sabará com o Teatro Municipal.

ed_03_pag_38_2

Ao todo, 21 pontos turísticos da Estrada Real estão na disputa. As maravilhas de Lagoa Santa e Sabará vão concorrer com: a Praça Minas Gerais em Mariana; a Pedra Pintada, em Barão de Cocais; o Santuário do Caraça e a Bicame de Pedra, em Catas Altas; a Igreja Santo Antônio, em Tiradentes; as igrejas de São Francisco e do Pilar, em Ouro Preto; O Mercado Velho e o Caminho dos Escravos, em Diamantina; e a Maria Fumaça, entre São João Del Rei e Tiradentes.

Concorrem ainda: a Basílica Bom Senhor do Matosinhos e os Passos da Paixão de Cristo, em Congonhas; o Balneário Parque das Águas de Caxambu; a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro; o Parque Nacional da Serra do Cipó; a Fazenda da Pedra, entre Cristiano Otoni e Santana dos Montes; e o Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte; o Caminho do Ouro, em Paraty; o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte; Edificação do Museu Imperial, em Petrópolis.
Fonte: www.defatoonline.com.br

 

ed_03_pag_39_1Projeto Vozes da Cidade valoriza artistas mateuslemense

Mateus Leme realizou no último dia 12 de novembro o Projeto Vozes da Cidade. O projeto, que está na sua 3ª edição, é uma iniciativa para valorizar e divulgar os músicos locais, com apresentações de artistas e expressões da cidade.
Além de incentivar o artista mateuslemense mostrando seu potencial, incentivando e oferecendo estrutura para apresentações locais, o projeto Vozes da Cidade visa proporcionar a união entre os artistas da terra, fortalecendo a classe musical local.
O evento, promovido pela Prefeitura da cidade aconteceu na Praça da Matriz, e contou com a participação de All Faces Rock, Jhony Silva e Paranormais, entre outros.
Fonte: www.granbel.com.br

ed_03_pag_39_2Cidades da RMBH recebem CMC

Lançado no Solar Baronesa, em Santa Luzia, o Circuito Metropolitano de Cultura (CMC), rede sócio-cultural criada por entidades culturais de Sabará, Ribeirão das Neves e Vespasiano cuja proposta é integrar a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a partir da cultura de cada um de seus 34 municípios. O lançamento fez parte da programação do Festival Cardume de Artes Integradas que aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, no Beco Bar, na Casa Rosa e no Solar da Baronesa. Logo depois o CMC chegou a Lagoa Santa, no Festival Mamute de Artes Integradas realizado pelo Coletivo Calcariu.
O CMC, trabalho pioneiro no país, busca também atender a necessidade cada vez mais urgente dos municípios da região para pensarem e planejarem seu desenvolvimento conjuntamente, estimulando a troca de conhecimento entre as cidades e a participação dos cidadãos na construção de políticas públicas.
Neste sentido, os agentes do projeto planejam fazer seminários de temática sócio-cultural em cada um dos municípios. Esses encontros vão colocar em pauta assuntos importantes para a realidade local, sempre em diálogo com a cultura. Em Ribeirão das Neves o foco do Circuito Metropolitano de Cultura será a solidariedade, devido ao alto índice de violência e a existência de presídios na região. Em Vespasiano o tema será o Desenvolvimento Urbano, devido à recente onda de crescimento no vetor norte da capital. Em Sabará o tópico principal é a juventude.
Fonte: vatoscoletivo.blogspot.com

Farmácia popular chega a Juatuba

ed_03_pag_40_1Inaugurado em Juatuba, no último dia 03 de novembro, o prédio da farmácia popular da Rede Farmácia de Minas, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde juntamente com o município para garantir o abastecimento regular de medicamentos essenciais no serviço público de saúde. Através da montagem da farmácia e qualificação da assistência farmacêutica, o projeto atenderá toda comunidade juatubense.
A Rede Farmácia de Minas, programa elaborado em 2008 com o objetivo de fomentar os municípios com uma verba para construção de um prédio próprio com todas as exigências sanitárias, mobiliário e maquinários pertinentes a este estabelecimento, selecionou 67 municípios de até 10 mil habitantes. O projeto leva em consideração a dificuldade desses municípios em conseguir a fixação de profissionais farmacêuticos qualificados, o maior gasto per capita com medicamentos, a existência de serviços menos estruturados e, ao mesmo tempo, a alta taxa de cobertura do Programa de Saúde da Família. Hoje a rede distribui mais de 140 variedades de medicamentos, que vão desde dipirona e paracetamal até anti-hipertensivos mais eficazes como losartana potássica dentre outros.
Os municípios selecionados estão recebendo do Tesouro Estadual um incentivo de até R$ 90 mil para construção da Farmácia e aquisição de equipamentos, 13 parcelas mensais de R$ 1.200,00 para complementação salarial do profissional farmacêutico responsável pela unidade da Rede Farmácia de Minas, além de um software, o Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SiGAF), que ajudará no gerenciamento da Farmácia, bem como de toda a rede.
Fonte: www.juatuba.mg.gov.br

Nova Lima ganha troféu curta-filmes 2011

ed_03_pag_40_2Um filme curta-metragem produzido em Nova Lima foi considerado o segundo melhor do ano no Curta-filmes - festival de júri popular que utiliza a internet como plataforma de exibição. Dirigido pelo cineasta Marcelo Tannure, o curta “147” é uma comédia que se desenrola a partir do momento em que o carro do protagonista necessita de reboque.
Outra produção mineira, “Cachorro Morto”, trabalho feito em Juiz de Fora, conseguiu o 3º lugar na competição. Trata-se de um drama inspirado no conto Vida e Morte na Enfermaria dos Indigentes, do romancista alemão Charles Bukowski. O primeiro lugar ficou com o fluminense “A Lenda da Água”.
Os trabalhos mineiros foram considerados entre os melhores dos 10 curtas que chegaram à final do festival. Na disputa, além de Minas, estiveram produções do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul. Na etapa classificatória os filmes concorreram com 50 outros curtas. O resultado está disponível na página do festival: www.curtafilmes.com.br.
Fonte: www.estadoatual.com.br

ed_03_pag_42

Contagem+100 debate projetos e propostas para a cidade

Cerca de 600 pessoas, entre lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais, dirigentes partidários, estudantes, servidores e ambientalistas do município, participaram no último dia 30 de novembro da terceira edição do Ciclo de Debates Contagem+ 100 promovido pelo mandato do deputado estadual Durval Ângelo (PT), pré-candidato à sucessão municipal em 2012. O primeiro evento teve como tema a Saúde e o segundo, desenvolvimento e geração de emprego.
Durante o terceiro debate, o teólogo, escritor e ambientalista Leonardo Boff discutiu com os presentes: “Desenvolvimento Sustentável e Ecologia”. O escritor - que possui livros traduzidos em várias línguas e é conhecido por sua contribuição para a Teologia da Libertação - abordou os riscos representados pelo aquecimento global e destacou que diversos estudos científicos já apontaram o risco do aquecimento abrupto da Terra, que poderá acarretar a extinção de várias espécies animais e na morte de milhões de pessoas. Situação, que segundo avalia, ainda pode ser revertida: “Temos técnica, desenvolvimento econômico e sabedoria para mudar o rumo”.
Para Boff, a salvação tem que vir dos municípios, dos movimentos e grupos que estão inventando novas formas de consumir com responsabilidade. Ele destacou que muitos prefeitos estão se comprometendo com o projeto de uma cidade que cuida da população, buscando oferecer qualidade de vida, através de investimentos em áreas como educação, transporte, trânsito e, é claro, meio ambiente. Neste sentido, o ambientalista considerou que o trabalho desenvolvido em Contagem tem importante papel, porque, quando se fala em ecologia, deve-se tratar, principalmente, de ecologia urbana, visto que 85% da população brasileira vivem nas cidades.

Desenvolvimento

Na segunda edição do ciclo de debates, que aconteceu no último dia 16 de novembro, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, discutiu com os presentes projetos e propostas de desenvolvimento e geração de empregos em Contagem, cidade que tem se destacado na economia mineira como um dos municípios que mais geraram empregos no Estado.
Afirmando que o Brasil vai continuar exportando muito e terá um saldo recorde na balança comercial, Fernando Pimentel, ressaltou a importância de Contagem para o projeto que está sendo construído no país, sobretudo pelo perfil industrial e localização estratégica do município. “Cabe a Contagem tirar proveito desta realidade, porque o Brasil já está virando foco de investimento no mundo inteiro. Muitas empresas querem investir aqui e, se puder, vou mandar algumas delas para cá.”, disse.
Durante o evento, a prefeita Marília Campos anunciou a antecipação do início do funcionamento do CEFET-Contagem para 2012 e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Antunes, informou que o Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMA) aprovou o projeto do Centro Empresarial de Contagem (CECON), que abrangerá uma área maior que a Cidade Industrial. Dando continuidade ao anúncio de boas notícias, o deputado Durval Ângelo disse que foi informado pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho que até maio de 2012 o Parque Estadual de Exposições será desativado e instalado em Contagem, próximo à Ceasa.

Saúde pública

No primeiro Ciclo de Debates que aconteceu dia 20 de outubro e teve como tema a Saúde, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, anunciou que já foi criado, por decreto, um contrato organizativo de administração pública para as redes supramunicipais de saúde, estabelecendo responsabilidades, metas e o controle dessas redes por instituições como o Ministério Público e os Parlamentos. “A Região Metropolitana de Belo Horizonte saiu na frente e terá a primeira rede validada pelo Ministério da Saúde. Isso vai mudar muito o jeito de organizar a Saúde”, previu.
O Ciclo de Debates Contagem +100, que faz referência ao centenário do município, tem como objetivo identificar e discutir, juntamente com os mais diversos setores da sociedade, o que mais precisa ser feito na cidade em áreas como saúde, educação e desenvolvimento sustentável. A intenção é levar o evento, que começou em Contagem e deve continuar em 2012, para outras regiões do Estado.
Fonte: www.durvalangelo.com.br

ed_03_pag_43_1Reciclagem

Belo Horizonte sediou em novembro dois eventos que discutiram a importância da reciclagem: O 10º Festival Lixo e Cidadania e a 2ª edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos. Realizados juntos pela primeira vez, os encontros tiveram como objetivo divulgar as políticas públicas voltadas para a questão dos resíduos e do lixo. Durante a semana foram realizados debates, exibições de arte e a feira de produtos reciclados.
A Semana Mineira de Redução de Resíduos integrou as atividades que envolvem a Semana Europeia de Redução de Resíduos - promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia. O evento visa sensibilizar entidades governamentais e empresariais, meios de comunicação e organizações não governamentais para a importância de tratarmos a questão dos resíduos sólidos urbanos, industriais, da mineração, etc. englobando as suas dimensões política, social, técnica, econômica e ambiental.
O Festival Lixo e Cidadania chamou a atenção da sociedade para o papel do catador, como agente social, ambiental e econômico. No encontro deste ano, catadores, técnicos em Meio Ambiente, representantes do poder público e da iniciativa privada participaram de debates sobre políticas públicas que tratem da reciclagem. Além do festival, foram realizados fóruns, palestras e uma série de outros eventos relacionados à prevenção, ao gerenciamento, ao tratamento e à destinação de resíduos, dentre outros.
Fonte: www.almg.gov.br

ed_03_pag_43_2Economia Solidária

Promover e viabilizar exposição e venda direta de produtos artesanais e intercâmbio de experiências e de negócios. Este foi o objetivo da VI Feira Estadual e IV Feira Metropolitana da Economia Popular Solidária que aconteceu na capital mineira em outubro, e teve como propósito promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos econômicos solidários.
Realizada na Praça da Assembléia, a feira reuniu, durante os três dias, 120 empreendimentos, sendo 75 da região metropolitana de Belo Horizonte e 45 vindos de nove regiões do interior do estado. Entre as atrações: barracas de artesanato, comidas e bebidas, shows musicais e apresentações culturais. No segundo dia do evento aconteceram debates políticos com a realização de uma audiência pública, promovida pela Comissão Trabalho, da Previdência e da Ação Social, para discutir a política pública da EPS em Minas Gerais.
Durante a feira foram coletadas 1.200 assinaturas para a campanha pela Lei da Economia Solidária - Iniciativa Popular para um Brasil Justo e Sustentável. A campanha busca coletar 1 milhão e 300 mil assinaturas para que a Lei da Economia Solidária entre em votação em caráter de urgência no Congresso Nacional. Ao final, os participantes aprovaram um documento com 84 propostas de políticas públicas para o combate à pobreza e as desigualdades no estado.
Fonte: www.almg.gov.br

ed_03_pag_44_11.jpg 

Plano Diretor traça o futuro da RMBH

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que faz um diagnóstico da situação atual da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e sugere programas e políticas públicas a serem realizados até 2050, foi apresentado aos deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalizados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALG) no último dia 17 de novembro.
Durante a reunião, o diretor de Regulação Metropolitana da Agência RMBH, Sandro Veríssimo de Miranda, explicou que os pressupostos do PDDI são a inclusão social, a integração de Belo Horizonte com seus municípios vizinhos, a redução das desigualdades sociais, e a reestruturação territorial, de modo a distribuir melhor o desenvolvimento da região. A RMBH tem mais de 4,8 milhões de habitantes e enfrenta problemas como falta de mobilidade urbana, poluição e condições ruins de habitação.
Para resolver a excessiva concentração de serviços no hipercentro de Belo Horizonte, o que obriga a população dos municípios vizinhos a se deslocar para a área central da Capital, o PDDI propõe a criação de novos polos de desenvolvimento na RMBH. Quanto à gestão dos resíduos sólidos, cuja disposição é inadequada em dois terços dos municípios da região. A perspectiva é resolver o problema nos próximo três anos.
Outra preocupação da Agência RMBH é a melhoria das condições de mobilidade urbana. Sandro Veríssimo informou, durante a reunião, que está em fase de estudo de viabilidade o aproveitamento da malha ferroviária da região para o transporte de passageiros. Esse estudo, que vai apontar as condições dos trilhos e a possibilidade de aproveitamento de linhas inativas e de carga, deve estar concluído até o final de 2012. A ideia é implantar trens de média velocidade para interligar Belo Horizonte e municípios vizinhos. Uma nova pesquisa para identificar as demandas de deslocamento de pessoas na RMBH também deve ser concluída até o final do próximo ano.
Fonte: www.almg.gov.br

ed_03_pag_44_2Colônia Santa Isabel, em Betim, é tema de filme

Um documentário relatando a rica história dos moradores da Colônia Santa Isabel, em Betim, produzido por crianças e adolescentes do Instituto Casa Santa (Incas), na região do Citrolândia, será exibido na “3ª mostra Incas de Cidadania”, realizada no Cine Teatro Glória, localizado no Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Izabel. O evento ocorreu no último dia 26 de novembro.
O filme é a etapa final das oficinas audiovisuais que começaram em setembro. Durante essas oficinas, os jovens receberam e interagiram com os conceitos sobre composição de um filme, incluindo aspectos técnicos, práticos e teóricos. Além do ensino das técnicas e linguagem do cinema, o trabalho estimula os jovens a refletirem sobre a realidade particular do local onde vivem, descobrirem suas próprias raízes e lançarem um novo olhar sobre o mundo ao seu redor.
Inaugurada em 1931, a Colônia Santa Isabel era um local onde se enclausuravam pessoas com lepra (hanseníase). Estas pessoas ali ficavam à mercê da sorte, sem a menor chance de sobrevida, visto que, na época, a medicina não possuía conhecimentos profundos da doença. Naquele tempo os doentes de hanseniase eram obrigados a se isolarem na pequena comunidade que era cercada com correntes para impedir o acesso de pessoas que não fossem portadores da doença. Hoje a doença está praticamente controlada no Brasil.
Fonte: www.incas.org.br

Medalha D.Pedro II

 ed_03_pag_66_3Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia foi agraciada com a Medalha Imperador D. Pedro II - Mérito Educacional em reconhecimento as boas práticas de gestão na Educação do município em 2011e por investir valor superior aos 25% obrigatório por lei no setor educacional. A Medalha, concedida pelo Instituto Tiradentes é conferida apenas mediante criteriosa seleção.

A solenidade de premiação aconteceu no último dia 10 de dezembro, durante o 46º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais. Oportunidade em que a Secretária de Educação, Francislene Gracio de Abreu, falou sobre a importância do prêmio para a Educação de Santa Luzia. “Esse prêmio nos estimula ainda mais a intensificar nossos trabalhos na busca de alcançarmos a excelência em nossos projetos. Temos muitos projetos para 2012 e a população luziense será cada vez mais beneficiada”.

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,