• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:17h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Colunas ALAIZE REIS Norma de reformas comerciais e residenciais já estão valendo

Norma de reformas comerciais e residenciais já estão valendo

Edição 11 27/06/2014 ALAIZE REIS

Caros leitores, a engenharia vem a cada dia se fortalecendo na sociedade Brasileira.

A engenharia civil berço de todo o desenvolvimento tecnológico e de infra estrutura do nosso planeta e precursora de todas as engenharias nascidas decorrente da necessidade de especializações em diversas áreas incluindo a arquitetura. Nesta atualidade o cidadão ganha mais uma forte ferramenta técnica dentro da responsabilidade exercida pelos Engenheiros registrados no sistema CREA/CONFEA, a nova norma da ABNT NBR 16280.

Um bate papo entre o Engenheiro Civil Kleber José Berlando Martins e a Engenheira Civil Alaize Elizabeth nos dá um breve relato sobre a nova Norma da ABNT.

Já está valendo desde o dia 18 do mês passado a Norma NBR 16.280, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que preconiza procedimentos para as obras de reforma a serem realizadas em edificações, tanto novas quanto antigas, residenciais, comerciais, públicas privadas, independente da complexidade ou proporção da obra civil.

A norma estabelece requisitos para a gestão de controle dos projetos, processos, execução e segurança .

Esta norma nasce com o intuito de levar às pessoas ao conhecimento de regras a serem compridas nas obras de reformas dos seus imóveis. Manter a segurança da infraestrutura existente com as novas intervenções ,sejam elas internas e/ou externas.

De maneira alguma, as características originais das edificações ou suas funções podem ser alteradas; salientando que de posse de estudo de engenharia preliminar, detalhado por profissional habilitado e registrado no CREA/MG.

Exemplo: Pericia técnica sobre o impacto sobre a infra estrutura existente, Impacto nas instalações elétricas / hidrosanitárias / Pluviais / impacto na vizinhança / Aterro e desaterro / Muros de contenção e outros pertinentes ao conhecimento de engenheiros e peritos da área.

Toda reforma de edificação deve atender a um plano de diretrizes acompanhados de projetos complementares. Um planejamento eficaz, cronograma definido, custos orçamentários programados e ARTS registradas por um profissional do sistema CREA/MG (engenheiro).

O Síndico ou administradora contratará um Engenheiro perito para examinar o plano de diretrizes a posterior emitirá laudo de riscos negativos e positivos que a reforma poderá trazer ao condomínio.

Após a análise deste plano o síndico ou administradora poderão negar a realização da Obra Civil ou autorizá-la com as restrições apontadas.

Autorizada a obra, síndico ou administradora deverão acompanhar seu andamento juntamente com um profissional que deverá identificar riscos durante a reforma da edificação e interdita-la imediatamente caso contrário conduzi-la em perfeita segurança.

A finalização da Obra Civil se dará após o aceite do sindico ou Administradora do (Termo de Recebimento e conclusão de Obra), toda a documentação legal, conclusão do plano inicial de diretrizes com projetos às builtado para o devido arquivamento do histórico da Obra que será feito pelo síndico ou administradora.

A Norma da ABNT16280 atende as perspectivas de segurança no âmbito de obra civil (reforma). Com a primícia de conter a repetição de desastres Históricos como o acidente fatal ocorrido em 2012 no Centro do Rio de Janeiro com o desabamento de prédio comercial e outros acontecimentos.

É de suma importância nós cidadãos compreendermos a valiosa necessidade de buscarmos profissionais habilitados para realizarmos reformas.

Para Reflexão do Cidadão: Não levamos nossos filhos para serem operados por técnicos enfermeiros e sim médicos especializados e habilitados. Porque o cidadão mineiro insiste em levar suas moradias, seus comércios, seus imóveis para serem construídos sem responsabilidade técnica? Quanto vale a segurança do seu empreendimento?

 

Esta coluna de Engenharia e Meio Ambiente quer ouvir você cidadão mineiro, leitores da Viva Grande BH. Entre em contato conosco coloque suas dúvidas, seus comentários que iremos responder.

Eng Civil Kleber José Berlando.

Diretor IBAPE : Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias .

Membro da ASPEJUDI-MG Associação de Perícias Judiciais de Minas Gerais Conselheiro da CEEC/ CREA-MG

Sócio diretor da empresa: KJ Avaliações e Perícias de Engenharia Ltda.

Especialista em Segurança do Trabalho, Avaliações e Perícias de Engenharia Civil. Mestrando em Construção Civil.

 

Alaize Elizabeth

Especialista em Gestão, Ambiental e Recursos Hídricos, Diretora Ambiental do IMEC Instituto Mineiro

de Engenharia Civil, Conselheira do CREA/MG

alaize@erxengenharia.com.br

 

 

Voltar para Colunas

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,