• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:17h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Colunas ALAIZE REIS Mineração e Meio Ambiente

Mineração e Meio Ambiente

Edição 02 05/10/2011 ALAIZE REIS

ed_02_pag_53_1

O Setor de mineração possui grande importância dentro da Área de Preservação Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte – APA SUL RMBH/MG.

Constata-se uma concentração de 32% do setor produtivo da mineração de todo o estado reunido em 12 municípios pertencentes à APA RMBH, entre eles: Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Caeté, Barão de Cocais, Rio Acima, Raposos, Santa Barbara, Sarzedo, Catas Altas, Ibirité e Mário Campos.

Em parte destas cidades estão localizadas empresas de porte como a Anglo Gold Ashanti e Vale. Multinacionais que possuem hoje um dos maiores e melhores programas de gestão ambiental do mundo. Ambas possuem altos investimentos em seus programas ambientais. A Vale, uma das líderes mundiais do setor, tem compromisso com o desenvolvimento sustentável. Por isso, investe em uma gestão integrada das questões econômicas, ambientais e sociais.

As duas multinacionais possuem certificados do ISO 14001 e damos destaque a Anglo Gold que recebeu esse ano o prêmio Top Sócio Ambiental de Minas Gerais, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/MG. O prêmio busca despertar no empresariado a necessidade de se adotar uma postura coletiva e humanizada, incentivando a criação e proveito de práticas compatíveis com a atual demanda mundial.

Devo ressaltar que ainda é diagnosticada pela sociedade uma reserva sobre o setor devido à degradação visível dos locais onde atuam.

A certificação ISO não diz que a empresa não polui, mas mapeia todas as suas atividades potencialmente degradadoras do meio, para criar soluções ambientais inteligentes e sustentáveis no ambiente. Adotando–se assim, sistemas que gerenciam seus passivos ambientais, rejeitos, o planejamento para o descomissionamento das minas e a sua reintegração a sociedade. E salienta-se o imprescindível reuso da água em seus diversos processos.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM – o setor investe cerca de US$ 47 bilhões até 2013. A Vale tem programas de plantio na ordem de 346 milhões de árvores plantadas até 2015 em todos os países onde atua.

A mineração é uma das molas propulsoras do crescimento do Produto interno Bruto Brasileiro – PIB.

Belo Horizonte, nesse mês irá sediar o 14º Congresso Brasileiro de Mineração, a EXPOSIBRAM, consagrado como o mais importante evento de mineração do país e palco privilegiado para difundir o conhecimento, discutir rumos e realizar análises em profundidade sobre os recursos minerais e o meio ambiente

Acredita-se em um setor de mineração produtivo respeitando o meio porque fazemos parte deste ambiente.

Alaize Elizabeth
Especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos
alaize@erxengenharia.com.br

Voltar para Colunas

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,