• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:17h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Colunas ALAIZE REIS Meio Ambiente e Construção Civil

Meio Ambiente e Construção Civil

Edição 03 05/12/2011 ALAIZE REIS

ed_03_pag_61_1

Caro Leitor, vamos iniciar a partir desta edição algumas matérias voltadas para o setor da construção civil, uma seqüência de informações ambientais e desenvolvimento que envolve um dos setores que mais cresce no país.

A construção civil é a mola propulsora de governos conscientes que buscam aumentar e desenvolver a infraestrutura do país.

Nossa capital e os municípios próximos estão atualmente demonstrando todo seu potencial de crescimento no setor, principalmente no que tange moradia, lazer, saúde, transporte. Mas, o controle de todo resíduo está sendo realizado? Para onde todo este resíduo está sendo enviado? Quais os planos e metas dos órgãos competentes?

Minas tem desempenhado um papel grandioso na formatação de leis, planos e programas por uma MINAS sem lixões. A Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e a Fundação Israel Pinheiro (FIP) publicou em novembro de 2009 o PROGRAMA MINAS SEM LIXÕES onde um dos objetivos do programa é o PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGIRCC).

A Implantação do Plano sempre foi norteada pelas Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 307/2002 e 348/2004 .

Nesse plano a união entre o setor privado, a sociedade civil, a Gestão Pública e o Sindicato da Construção Civil de Belo Horizonte (Sinduscon-BH) é de extrema importância para o sucesso do PGIRCC e outros que tem por intuito mudar a realidade da capital e todos os municípios em desenvolvimento.

O Sinduscon-BH, em parceria com diversas empresas privadas e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de BH tem alcançado sucesso no então desenvolvido Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos para o setor desde 2008, que orienta com informações importantes a segregação do resíduo e a sua destinação em diversos pontos de recebimento implantados pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), buscando na importância dos 3 R’s (REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR ) uma nova consciência ambiental.

Em nossa capital o setor da Construção Civil tem incrementado significativamente a quantidade de resíduos, um problema grave e de grande impacto ambiental.

As principais fontes destes resíduos podem ser diagnosticadas e quantificadas da seguinte forma:
1- 20% são gerados pelos empreendimentos novos construídos;
2- 59% são gerados pelas ampliações, reformas e demolições
3- 21% são gerados por Edificações acima de 300m2
*Fonte I&T informações técnicas

O setor da construção civil não pode parar. Por isso, o meio ambiente necessita que todo o setor se desenvolva cada vez mais com consciência do ambiente, porque fazemos parte desse meio.

Alaize Elizabeth
Especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos
alaize@erxengenharia.com.br

Voltar para Colunas

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,