• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos GIRO MINAS Janeiro/Fevereiro/Março

Janeiro/Fevereiro/Março

Edição 04 31/03/2012 GIRO MINAS

 

ed_04_pag_36_01

Grande BH lidera ranking de crescimento no Brasil

A capital mineira é a que cresce mais rápido no Brasil, segundo pesquisa feita entre 2010 e 2011 pelo Brookings Institution, de Washington (EUA) com as 200 maiores regiões metropolitanas do mundo. Na lista, a Região Metropolitana de Belo Horizonte aparece na 28ª posição, à frente de Brasília (34ª), São Paulo (37ª), Rio de Janeiro (42ª) e Porto Alegre (50ª).
Brasília despencou na lista, caindo da 16ª posição no estudo feito entre 2007 e 2010, para a 34ª na pesquisa atual. O mesmo aconteceu com o Rio de Janeiro, que foi de 24º para 42º. Por outro lado, Belo Horizonte deixou a capital paulista para trás, subindo do 39º lugar para o 28º, enquanto São Paulo perdeu apenas uma posição em relação ao estudo anterior, para a 37ª. Porto Alegre avançou da 60ª para a 50ª.
O estudo, feito com base no PIB per capita, apontou que em comparação a outras capitais da América Latina, o posicionamento das cidades brasileiras no ranking está abaixo do desempenho registrado em capitais como a chilena (9), Buenos Aires, na Argentina (16), e Lima, no Peru (25). No top 10, além da dinâmica Santiago, no Chile, quatro cidades chinesas (começando pela campeã Shangai), três turcas e duas árabes.
Fonte: http://economia.terra.com.br

ed_04_pag_36_02

Santa Luzia ganha Hiperdia

Inaugurado recentemente em Santa Luzia o Hiperdia Camilo Teixeira da Costa, um local composto por uma equipe multiprofissional que têm como objetivo, o atendimento integral na melhoria da qualidade de vida de pacientes hipertensos e diabéticos graves, buscando a prevenção e a redução da mortalidade. Integrado ao Centro Viva Vida do município, o Hiperdia conta com 11 consultórios e ainda um posto de enfermagem, uma sala de curativos e uma sala de espera com profissionais na área de Cardiologia, Endocrinologia, Psicologia, além de nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
ed_04_pag_36_03

Os pacientes do Hiperdia serão atendidos mediante consultas previamente agendadas pelos profissionais da Atenção Básica. Os usuários poderão fazer ainda exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, Holter e tratamento do pé diabético. O Hiperdia está localizado à Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, nº 46, Bairro Camelos, anexo ao Centro Viva Vida.
Fonte: Prefeitura de Santa Luzia - Assessoria de Imprensa

ed_04_pag_38_01

Filhos de hansenianos querem encontrar seus pais

 

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), de Betim, realizou recentemente, o ato público “Filhos Separados - órfãos por imposição do Estado”, na Praça Sete, em Belo Horizonte. O objetivo foi chamar a atenção de autoridades e da sociedade para o sofrimento dos filhos de hansenianos da Colônia Santa Izabel, separados dos pais quando crianças, e mostra a necessidade de reparação financeira pelo erro cometido. O ato fez parte do 19º Concerto Contra o Preconceito, que aconteceu de 22 a 29 de janeiro, na região do Citrolândia, em Betim.
Para tentar ajudar os filhos a reencontrarem seus pais, o Morhan fez uma parceria com o Instituto Nacional de Genética Médica Populacional (Inagemp) com o objetivo de mapear o histórico dos familiares e submetê-los a exames de DNA.

ed_04_pag_38_02Colônia Santa Izabel
Construída em Betim, como alternativa para o controle da hanseníase que crescia rapidamente em todo o país, a Colônia Santa Izabel recebia tanto pacientes mineiros quanto portadores da doença vindos de outras regiões do país. Eles eram isolados do resto da sociedade como uma maneira equivocada de evitar o contágio.
Com o passar do tempo, o avanço da ciência e a mudança na política oficial em relação às colônias, muitos dos pacientes receberam alta e os portões de Santa Izabel foram abertos. Atualmente, a antiga colônia, inaugurada em 1931, transformou-se em um bairro que reúne desde clubes de futebol, até barzinhos e salões para dança.
Fonte: Prefeitura de Betim - Assessoria imprensabetim@gmail.com | Fotos: Janice Drumond

ed_04_pag_38_03

Santa Luzia pode ser beneficiária de plataforma intermodal

“A cidade de Santa Luzia, está se desenvolvendo bastante, e pode sim, ser uma das beneficiadas com a instalação dessa plataforma logística intermodal aqui em Sete Lagoas”. A afirmação foi feita pelo deputado federal, Eduardo Azeredo, durante workshop sobre a instalação de uma plataforma logística intermodal, que vai abrigar um porto seco para escoamento de carga de toda região central composta por mais de 50 municípios.
O prefeito Gilberto Dorneles se disse feliz pela lembrança do deputado e afirmou que Santa Luzia vai sim buscar mais essa parceria. “Mesmo porque Sete Lagoas está a apenas 70 km da cidade e, se concretizando, essa plataforma intermodal é um importante marco para o desenvolvimento de toda a região”, acrescentou.
Fonte: Prefeitura de Santa Luzia - Assessoria de Imprensa

RMBH tem 2ª menor taxa de desemprego do país, mas renda é inferior à média nacional

A taxa de desemprego na Região Metropolitana Belo Horizonte recuou para 3,8% em dezembro de 2011, segundo menor índice entre as sete capitais pesquisadas pelo IBGE. No Brasil, a média ficou em 4,7% no mesmo período. Trata-se, nas duas áreas, da menor taxa de toda a série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) iniciada em março de 2002. A capital mineira apresentou a segunda menor taxa de desocupação, atrás apenas de Porto Alegre que registrou 3,1%. Em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego na capital mineira era de 4,3%.
Por outro lado, a pesquisa revelou que a renda média dos Trabalhadores na Região Metropolitana de BH, foi de R$ 1.572,20 em dezembro de 2011, 4,7% inferior à média nacional. No Brasil, a renda média real habitual dos empregados, no mesmo período, foi de R$ 1.650,00, um aumento de 1,1%, na comparação com novembro, e de 2,6%, frente a dezembro de 2010.
Fonte: www.em.com.br

Municípios da RMBH mobilizados para alcançar os ODM que são direitos e garantias fundamentais constitucionalmente previstos


Os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) estão mobilizados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Leia a seguir iniciativas de sucesso desenvolvidas por alguns municípios nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e meio ambiente, entre outras, de forma que o Brasil alcance bons resultados até 2015.

Acabar com a fome e a miséria

ed_04_pag_39_01Belo Horizonte desenvolve ações como o Ecobloco, para gerar emprego e renda a moradores de rua. Betim, com o Cartão Cesta Básica, quer prover alimentação às famílias em vulnerabilidade social.

 

 

 

Educação básica de qualidade para todos 
ed_04_pag_39_02São Joaquim de Bicas desenvolve o Programa de Educação Inclusiva Construindo Sabedoria na Diversidade. Belo Horizonte constituiu uma rede de formação de docentes. Em Lagoa Santa existe o projeto Alfaletrar, que desenvolve a prática da leitura com os alunos.
 

 

 

Igualdade entre os sexos e a valorização da mulher
ed_04_pag_39_03Relacionado a este objetivo destaca-se as ações do município de Taquaraçu de Minas, que criou o Programa de Educação Afetivo Sexual, que tem como objetivo promover o  desenvolvimento pessoal, social e produtivo de adolescentes. Como resultado, o programa mostra jovens mais conscientes de suas ações. O Centro de Referência da Mulher, que visa acolher, proteger e orientar as mulheres em relação aos seus direitos, implementado por Nova Lima, é outro exemplo de prática bem sucedida.
 

Reduzir a Mortalidade Infantil
ed_04_pag_39_04Esta é a base de ações de Santa Luzia, Lagoa Santa e Belo Horizonte. Santa Luzia realiza grupos para abordagem de planejamento familiar voltados para os jovens; Lagoa Santa desenvolveu o Censo Social Municipal, que inclui levantamento dos fatores de Risco em saúde; e Belo Horizonte enfatiza o papel dos conselhos municipais para garantir direitos e promover políticas públicas locais.

 

Melhorar a saúde das gestantes
ed_04_pag_39_05Lagoa Santa desenvolve o projeto Mãe Santa. Com o mesmo foco, Juatuba está implantando o projeto Bem Nascer, no qual há busca ativa da mãe para reduzir as cesarianas.

 

 

 

 

Combater a Aids, a malária e outras doenças
ed_04_pag_39_06Para cumprir este objetivo, ações de  saúde são desenvolvidas em Santa Luzia e Betim, por meio de parcerias com empresas locais, palestras, testagens voluntárias e atendimentos a gestantes com DST/Aids.

 

 

 

A qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
ed_04_pag_39_07Em Confins, o projeto Lixo e Meio Ambiente visa conscientizar a comunidade sobre coleta seletiva, despoluir a lagoa José Teixeira da Costa e preservar os mananciais de água e das matas nativas. Confins desenvolve ainda o projeto Nova Geração Verde, com plantio de árvores, campanha de combate ao fogo de fundo de quintal e educação ambiental nas escolas. Em Lagoa Santa foi implementada a coleta seletiva, com formação e acompanhamento da cooperativa dos catadores e a construção de novo galpão de coleta.
 

Todo mundo trabalhando pelo Desenvolvimento
ed_04_pag_39_08São Joaquim de Bicas trabalha com o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desenvolve atividades para dar ocupação aos jovens e distanciá-los das drogas. Em Lagoa Santa, o projeto Ação Integrada busca conhecer os problemas e apresentar soluções para as comunidades locais. Nesse município, também são desenvolvidos programas antidrogas, com a formação de redes de inclusão social. Ribeirão das Neves também conta com escolinhas de futebol e cursos de capacitação para evitar que os jovens se envolvam com as drogas.
Fonte: www.granbel.com.br

 

Saúde oferece duas novas vacinas

O Brasil está se preparando para a erradicação mundial da pólio. A partir do segundo semestre deste ano, o país amplia o Calendário Básico de Vacinação da Criança com a introdução da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), injetável, feita com vírus inativado. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização, essa realizada com as duas gotinhas da vacina oral. A injetável, no entanto, só será aplicada nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.
Outra novidade para 2012 são as vacinas combinadas pentavalente e heptavalente. A inclusão da vacina pentavalente no calendário da criança também será feita a partir do segundo semestre de 2012. Ela combina a atual vacina tretavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B) com a vacina contra a hepatite B. Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas. As crianças serão vacinadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. Além disso, os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical (da mãe para o filho).
No prazo de quatro anos, o Ministério da Saúde deverá transformar a pentavalente em heptavalente, com a inclusão das vacinas inativada poliomielite e meningite C conjugada. As vacinas combinadas possuem vários benefícios, entre eles o fato de reunir, em apenas uma injeção, vários componentes imunobiológicos.
Fonte: Assessoria de imprensa da deputada estadual Luzia Ferreira

Violência contra Crianças 

Os crimes contra crianças e adolescentes lideram a lista de denúncias do Disque Direitos Humanos em Minas Gerais (0800 031 1119). Somente nos dez primeiros meses de 2011, foram recebidas 1.774 ligações com relatos de violência. Desse total, 653 ou 73%, dizem respeito a violência física dentro da própria família e 641 à negligência e abandono. Neste período, o serviço recebeu 2.728 denúncias de violação em todo o Estado. Os mineiros também recorreram ao Disque Direitos Humanos para relatar a violência contra os idosos (2º lugar), contra mulher, as violações que ocorrem nas relações de trabalho, na área de saúde, meio ambiente, entre outras.

Taquaraçu de Minas

Jovens voluntários da Rede Mineira da Cidadania inauguram neste mês de fevereiro na localidade do Engenho, zona rural de Taquaraçu de Minas o Centro de Referência da  Cidadania e dos Direitos Humanos. O Centro atenderá crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores das regiões abrangidas pelo projeto, expostos à situação de vulnerabilidade social, bem como as famílias e a comunidade local.
A unidade, que está funcionando no antigo "Bar do Dil"  - transformado e adaptado pelos adolescentes e jovens da região - está recebendo doações para equipar o local. Além de doação de divisórias, computadores, impressoras, estantes, livros, ventiladores, mesas, carteiras universitárias e ajuda financeira para custear obras, a participação voluntária de profissionais será bem vinda. Belo Horizonte e Santa Luzia também foram contemplados com unidade do Centro de Referência da Cidadania e dos Direitos Humanos
Informações para doações ao Centro de Taquaraçu de Minas: (31) 8708-1497, 9204-6287 ou ainda no 8309-9007, falar com Walfredo Rodrigues, no horário das 8 às 22h.
Fonte: Rede Mineira da Cidadania

Políticas sociais em BH têm bom desempenho em 2011

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS) de Belo Horizonte, no ano passado foram implantados mais seis núcleos do BH Cidadania e a capital fechou o ano com 33 unidades e, em 2012, nove novos espaços serão construídos. Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ganharam o cadastro de mais 9.301 famílias em 2011, elevando o número para 49.106.
Já o programa Família Cidadã/BH sem Miséria foi implantado em 25 núcleos do BH Cidadania. No caso do Bolsa Família ouve mudanças ocorridas em função do aumento dos valores médios dos benefícios (máximo de R$ 306 e mínimo de R$ 32). O programa Farmácia Popular do Brasil ganhou em 2011 a quarta unidade gerenciada pela Prefeitura, na região Noroeste da capital; e a efetiva implantação do Sistema de Gestão e Informação (SIGPS) em 2011 ocorreu em cinco núcleos do BH Cidadania/CRAS e no Centro de Referência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros (LGBT).
A SMPS informou ainda que o Planseq/Próximo Passo, voltado para a área da Construção Civil, já formou mais de 1.200 alunos na capital mineira, desde sua criação, em janeiro de 2010. Para 2012, estão previstas 642 vagas. O Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH) e Auxílio de Transporte Escolar (ATE) têm suas implantações previstas para começar ainda no início desse ano.
A Secretaria também coordena ou participa da coordenação de outros programas, como do Orçamento Criança e Adolescente (OCA), do Projeto Sustentador do Idoso, do Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas; e participou da implantação do Auxílio do Transporte Escolar (meio passe).
Fonte: www.granbel.com.br

Betinenses são finalistas no Programa Vozes do Morro

Artistas de Betim representaram a cidade na premiação da quarta edição do Programa Vozes do Morro, realizada recentemente na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, quando foram anunciados os 13 artistas solo e bandas selecionados para a etapa 2011/2012 do programa.
Betim foi representada pelo Grupo Raça DMCs, do bairro Cruzeiro, com a música “Deixa Rolar”; o ADS - Aliados do Senhor, do bairro Romero Gil, com a música “Sem atrasar ninguém”; e o cantor Lúcio Monteiro, da Vila Cristina, com “Tutubarão”, música voltada para o público infantil. Eles terão sua produção musical gravada e divulgada durante todo o ano em emissoras de rádio e televisão, além de preparação para gerenciar a carreira.
Os selecionados participarão do curso “Nosso Negócio é Música”, ministrado pelo Sebrae-MG e voltado para o gerenciamento de carreira. No final do ano, cada um vai receber cem cópias de CD e cem cópias de DVD com a gravação das músicas divulgadas. Desde o seu início, o Vozes do Morro já promoveu 34 artistas e grupos musicais, entre eles quatro artistas convidados.
Este ano, o Programa - que desde 2008 tem divulgado, valorizado e ampliado oportunidades para a manifestação da criatividade e do talento de moradores de vilas, favelas e aglomerados - foi ampliado para os 34 municípios da Região Metropolitana. Nas três edições anteriores, o Vozes do Morro esteve restrito a Belo Horizonte, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.
O Vozes do Morro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG), com o apoio do Sebrae-MG.
Fontes: www.vozesdomorro.mg.gov.br 

Os números do câncer

O Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) foi celebrado no último dia 4 de fevereiro. A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o crescimento do câncer, que atingiu proporções catastróficas no mundo, tornando-se uma ameaça às futuras gerações.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 12,7 milhões de pessoas são diagnosticadas todo ano com câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença. A expectativa é que, em 2030, sejam 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo, sendo que 2/3 das vítimas ocorrerão em países em desenvolvimento.
A previsão é que com o envelhecimento da população, em 2030 a doença - segunda principal causa de morte em todo o mundo; atrás apenas das doenças cardiovasculares - passará a ocupar o primeiro posto.

Contagem tem almoço mais barato do Brasil

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, o Índice Alelo de Preço Médio de Refeição 2012, divulgado no final de janeiro, quem almoça em Contagem paga, em média, menos que todos os brasileiros. O preço médio de uma refeição completa na cidade, que inclui bebida, sobremesa e cafezinho - é R$ 16,50. No Rio de Janeiro a média de valor para alimentação nos estabelecimentos comerciais fica em R$ 32,78, a mais alta na Região Sudeste.
A pesquisa, em sua terceira edição, foi realizada com 4.312 estabelecimentos de cidades brasileiras no período entre 13 de setembro e 19 de outubro de 2011. Todos os estabelecimentos entrevistados são credenciados à rede Visa Vale e analisa a refeição no período do almoço, de segunda à sexta-feira. O levantamento avaliou o custo individual do prato principal, sobremesa, bebida e café expresso, compondo assim o valor total da refeição.
Fonte: www.hojeemdia.com.br

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,