• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos GIRO MINAS Janeiro a Maio

Janeiro a Maio

Edição 07 13/05/2013 GIRO MINAS

Pedro Leopoldo é palco da maior festa de peão da Grande BH

ed07_giro1.jpg

Entre os dias 29 de maio e 02 de junho acontece a 10ª edição do “Pedro Leopoldo Rodeio Show”, a maior festa de peão da Grande BH e uma das maiores do país.

O evento já se tornou tradição no calendário das grandes festas de rodeio do Brasil, e comemora 10 anos de sucesso. Para agitar a festa a programação conta com 10 atrações, no palco principal, do gênero sertanejo e pop da atualidade. Dentre eles, a dupla Fernando & Sorocaba, Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e Sorriso Maroto cantam seus grandes sucessos.

O Pedro Leopoldo Rodeio Show conta com uma estrutura de cinco palcos, mais de 30 atrações e recebe ainda o maior circuito de montaria em touros do mundo, o Brahma Super Bull PBR.

Igarapé atrai empresa do Grupo Sada

Igarapé completou, em março, 50 anos. Porém, quem ganhou o presente foi a população que recebeu a notícia de que a cidade abrigará o pátio logístico para distribuição da Sada Transportes. Além de gerar emprego e renda a economia de Igarapé passará por boas transformações, possibilitando uma melhora na qualidade de vida de toda população.

O investimento total do empreendimento será de R$ 211 milhões. Resultando mais recursos em caixa, o que representa probabilidade de mais investimentos em políticas públicas nas áreas de saúde, educação e obras.

O pátio será construído numa área de 540 mil m² com fácil acesso à BR-381, na região do Curralinho. A Prefeitura investirá em melhorias na via de acesso, que é estreita e não comportaria a movimentação de carretas. O prefeito Kalu acredita que o empreendimento da Sada pode atrair novos investimentos para a mesma região da cidade.

Fonte: Prefeitura de Igarapé

Granbel elege sua 32ª Diretoria Executiva

O prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, foi eleito o novo Presidente da Granbel, em sua 32ª Diretoria Executiva para o biênio 2013/2014. O prefeito de Contagem, Carlin Moura, ocupa a vice-presidência.

Compondo a diretoria, Marlon Aurélio Guimarães, prefeito de Mateus Leme, é o diretor administrativo; o prefeito de Igarapé, José Carlos Gomes Dutra, o Kalu, tesoureiro e o prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, é o novo diretor secretário.

“O foco da nossa administração será a busca de soluções conjuntas para os problemas comuns e desenvolver a cooperação entre os municípios, sem perder a visão metropolitana e respeitando a realidade de cada um. Vamos ainda, assegurar o espaço legítimo da Granbel junto aos órgãos responsáveis pelas questões metropolitanas”, declarou Carlaile Pedrosa

A GRANBEL – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi fundada em 1975 com o objetivo de representar os interesses e buscar soluções para os problemas de 5 milhões de habitantes, distribuídos em 34 municípios do Estado.

Mineirão

ed07_giro2.jpg

O Mineirão já está aberto para o público, que poderá fazer uma visita guiada pelo estádio e ainda conhecer o Museu Brasileiro do Futebol – o primeiro grande acervo esportivo de Belo Horizonte. A esplanada do estádio tem vista para a Lagoa da Pampulha e o visitante poderá também conhecer os vestiários, arquibancadas, gramado e sala de aquecimento. O Mineirão ficará aberto todos os dias, exceto quando for palco de grandes eventos.

Fonte: Agência Minas
Foto: Divulgação

Iniciativa privada vai começar estudos de viabilidade do FerroAnel Metropolitano

A iniciativa privada vai iniciar um novo projeto de viabilidade técnica, econômica e ambiental do contorno do FerroAnel na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é de abrir caminho para que, no futuro, os trens de carga que hoje circulam dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte possam liberar os trilhos para trens de passageiros. A expectativa é que em breve seja apresentado um cronograma sobre o prazo de elaboração desses estudos. O governador do estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, destacou o papel de planejamento que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Minas para a região e a importância da parceria entre o Estado, os municípios e a iniciativa privada. “O tema metropolitano é uma prioridade absoluta de nosso governo, não só pela concepção institucional que fizemos, mas pelo grande programa de obras que estamos fazendo nesse momento na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Não são obras viárias apenas, mas obras que influenciam a questão da saúde, da educação, da infraestrutura, das questões relativas ao legado da Copa do Mundo, ao saneamento, habitação, em parceria com as prefeituras. São diversos programas que demonstram a relevância da nossa Região Metropolitana”, destacou o governador.

O projeto de viabilidade do FerroAnel vai acontecer em concomitância de outros estudos, já em fase mais adiantadas, que prevêem utilizar as linhas, hoje usadas apenas para transporte de cargas, para transporte também de passageiros. “Os nossos estudos apontam que já é possível compatibilizar carga com transporte de passageiros em algumas linhas metropolitanas. O objetivo é tirar as cargas do eixo metropolitano. Todos os 1.500 quilômetros de malha ferroviária que estamos estudando para serem utilizados para trem de passageiros ficariam liberados e passariam fora do núcleo metropolitano constituído por Belo Horizonte, Vespasiano, Lagoa Santa e Sete Lagoas”, detalhou o secretário extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.

Projeto estimula descarte correto de óleo e embalagens

ed07_giro3.jpg

A Prefeitura Municipal de Caeté, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e em parceria com a AGEA – Associação dos Gestores/Catadores Ambientais iniciou, em março, o Projeto “Empresa Parceira”.

O projeto tem o objetivo de diminuir o impacto da eliminação de óleo lubrificante, evitando o descarte incorreto do material e sua embalagem, que serão recolhidos e encaminhados à AGEA para destinação adequada. Empresas como oficinas mecânicas, postos de combustível e troca de óleo são as principais parceiras do programa.

Ambiente sustentável - Segundo dados de 2012 do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – Sindicom e do Sindicato da Indústria de Material Plástico – Sindiplast, a cada ano, são produzidas cerca de 305 milhões de embalagens plásticas de óleo lubrificante.

O óleo usado, quando dispersado no meio ambiente, causa prejuízos às pessoas, fauna e flora. Assim, a Prefeitura tem buscado formas de minimizar esses impactos no município, priorizando a melhoria na qualidade de vida da população e do ambiente.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente: (31) 3651-3223.

Lagoa Santa

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, através da Secretaria Municipal de Saúde elaborou o Guia Municipal de Saúde que é um informativo que esclarece tudo a respeito do funcionamento dos serviços de Saúde em Lagoa Santa. O Guia de Saúde contém informações sobre sintomas, tratamento e recomendações sobre diversas doenças, primeiros socorros, hábitos saudáveis de vida e condutas corretas de alimentação.

O informativo poderá ser implementado em qualquer município com os devidos ajustes à realidade local. Para tanto, o Guia Municipal de Saúde de Lagoa Santa encontra-se disponível para download no site do município.

Fonte: Granbel

Investimentos fortalecem Confins como o principal aeroporto de BH

ed07_giro4.jpg

Com o anuncio do governo Federal, que passará a administração do espaço para a iniciativa privada por prazo determinado, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves – conhecido popularmente como Aeroporto de Confins – se prepara para receber grandes investimentos e se consolidar como principal aeroporto de Minas Gerais.

De acordo com o governo, os editais de licitação devem ser publicados em agosto de 2013 e o leilão deve ocorrer mês seguinte, em setembro. A Infraero manterá 49% das ações do aeroporto e o consórcio que vencer a licitação deve investir R$ 4,8 bilhões em Confins.

Apesar de o aeroporto possuir um terminal de cargas completamente automatizado e ser preparado para receber aviões de grande porte, como o Antonov An-124 e o Boeing 747, a distância da capital mineira acabava sendo um entrave para que Confins se consolidasse.

Em 2005, a Infraero transferiu temporariamente mais de 120 voos da Pampulha para Confins. Em 2008, a construção de uma nova via para encurtar a distância entre o aeroporto e a capital mineira fortaleceu o trabalho para concentrar voos no local. A partir daí, o aeroporto saltou o número de passageiros/ano de 300 mil para mais de 10 milhões em 2012.

Além dos investimentos no Aeroporto de Confins, a definição da capital mineira como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 deve estimular novos investimentos em infraestrutura da cidade, na construção civil, com a implantação de novos empreendimentos estimulando as ofertas de imóveis em Belo Horizonte e na mobilidade urbana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Confins
Foto: Divulgação

FIEMG lança Cadastro Industrial 2013

Em meados de abril, a CIEMG com apoio da FIEMG lançou o Cadastro Industrial Minas Gerais 2013. A nova edição traz informações atualizadas e novidades no acesso aos dados. Agora, o usuário poderá vê-los por smartphones ou tablets e visualizá-los de forma georreferenciada . Trata-se de um guia completo para potenciais clientes, fornecedores e parceiros do empresariado do estado.

A cerimônia de lançamento ocupou o auditório da sede da FIEMG e teve a participação do presidente da instituição, Olavo Machado Junior; do presidente do CIEMG, José Agostinho da Silveira Neto; de sua superintendente, Maria Rita Santana; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Alexis de Freitas; do secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Marcelo de Souza; do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Marco Aurélio Moreira; da secretária de Desenvolvimento Social de Contagem, Maria Ivone do Carmo; do secretário Municipal de Trabalho de Contagem, Thiago Guedes Vieira; de diretores do CIEMG; e da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, que encerrou o evento com a palestra “Perspectivas de investimento em Minas Gerais”.

Olavo Machado Junior foi breve em sua participação. Congratulou os responsáveis pelo Cadastro e elogiou o resultado final. “Quero cumprimentar o José Agostinho, a Rita Santana e todos os companheiros que ficaram com a responsabilidade de fazer o Cadastro. Está ficando melhor a cada edição”, felicitou.

Fonte: Assessoria de Comunicação FIEMG / CIEMG

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,