• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:19h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos BEM ESTAR SOCIAL Instituto Kairós é referência nacional

Instituto Kairós é referência nacional

Edição 04 31/03/2012 BEM ESTAR SOCIAL

ed_04_pag_12_01

Imagine um lugar no meio da natureza, onde meio ambiente, educação e cultura formam uma grande rede de conhecimentos e aprendizado. E ainda com um visual que entra em perfeita sintonia com a natureza: telhado feito de grama, paredes revestidas de material reciclado, cercas de bambu, canteiros de ervas medicinais, além de outras flores e plantas. É nesse cenário, bem pertinho da capital mineira (menos de uma hora), em São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, no município de Nova Lima, que funciona uma ONG que tornou-se referência nacional - o Instituto Kairós.

Foi nesse local, cercado por matas e montanhas, que arquitetos e ambientalistas, com apoio da Prefeitura e de empresas locais, construíram o instituto e mudaram de vez a rotina dos moradores do pequeno vilarejo de Macacos. Realizando projetos socioambientais, culturais, de produção de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sociais aplicadas às comunidades rurais e urbanas, o Kairós proporciona geração de renda e valorização da identidade local.

Além da sede, o instituto conta com mais quatro espaços para realização das suas atividades: o Núcleo Ambiental, o Clube Cultura, a Loja de Produtos Artesanais e a Casa de Artesanato. Dessa forma, a ONG atende um público bastante expressivo: cerca de 3 mil beneficiários de ações culturais, 600 participantes diretos das atividades promovidas pela ONG, entre crianças, adolescentes e idosos, além de uma rede de mais de 50 mil pessoas por meio de intercâmbio com outras instituições, redes sociais e de pontos de cultura.

A educação infantil em tempo integral, o manejo sustentável dos recursos naturais, o estímulo à geração de renda e a valorização da cultura e dos saberes populares são alguns princípios do Instituto Kairós. Seus projetos e programas, com atuação nas áreas sociocultural, socioeducativa, socioeconômica e socioambiental ganharam visibilidade nacional e já renderam à ONG várias premiações.

Artesanato sustentável aliado à geração de renda

Moradora da comunidade de Macacos desde que nasceu, há 36 anos, a artesã Eliane Santos Mariano, foi uma das voluntárias no processo de construção da ONG. Além de participar da oficina de artesanato, ela é funcionária da loja de produtos artesanais do Kairós, inaugurada em 2006.

Localizada no centro do vilarejo, no meio de bares e pousadas, a loja chama a atenção de turistas e moradores. Lá são comercializados objetos de decoração, acessórios, aromatizadores, ervas e temperos, alimentos caseiros, dentre outros; tudo produzido a partir de diversas técnicas de artesanato e do conhecimento de tradição oral da localidade.

 A renda obtida com os produtos vendidos na loja é revertida para os próprios artesãos e para a manutenção do projeto. “Acho o trabalho artesanal muito gratificante. Fora o retorno financeiro, a atividade eleva nossa autoestima e funciona como uma terapia”, conta a artesã.

As oficinas utilizam matérias primas naturais, como bambu, fibras de bananeira, reciclagem de tecidos e outros recursos existentes na região e têm como foco a geração de renda e autonomia produtiva da comunidade. Os artesãos capacitados integram as unidades produtivas e toda produção é comercializada na Loja Kairós e em feiras de economia solidária.

"As oficinas utilizam matérias primas naturais como bambu, fibras de bananeira, reciclagem de tecidos e outros recursos existentes na região e têm como foco a geração de renda e autonomia produtiva da comunidade."

Valorização da identidade local

O trabalho de promoção e fomento à cultura, a arte e à informação rendeu ao Kairós o reconhecimento, em 2005, pelo Ministério da Cultura, como Ponto de Cultura Nacional. A escolha pelo instituto se deve aos projetos de valorização e fortalecimento da cultura popular e da tradição oral da comunidade aliadas às atividades desenvolvidas desde a sua fundação, como oficinas artesanais, musicalização, cultura digital, atividades circences, dança e teatro.

Em 2010, inaugurou o Clube Cultura, um espaço para apresentações culturais, treinamentos, seminários, cursos e palestras. Com infraestrutura completa possui sala de audiovisual para 60 lugares, cinema, biblioteca com mais de 4.000 títulos, aparelhagem de som, microfones, caixas de som, mesas digitalizadoras com 20 canais, além de equipamentos complementares como data show, filmadora de alta definição e câmaras fotográficas.

Só em 2011 foram realizadas mais de 80 sessões de cinema abertas ao público com registro de 1.643 presenças, espetáculos artísticos quinzenais, dentro do projeto Quinta Cultural, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Nova Lima, exposições e palestras, além das atividades contínuas e de acesso direcionadas aos grupos participantes de projetos do instituto. Com benefícios do Fundo Estadual de Cultura, foi produzido um vídeo documentário sobre a recuperação da história de vida dos Mestres de tradição oral da comunidade.

Saúde e sustentabilidade

A própria estrutura física do Kairós, concebida pelos preceitos da bioarquitetura (utilização de tecnologias construtivas de baixo impacto ambiental), já evidencia o caráter sustentável do instituto. A natureza é também uma grande aliada na realização de outro importante projeto chamado Farmácia Viva, criado em 2004. Nele são produzidos sachês, tinturas, folhas para chás, xaropes, sabonetes e outras formas farmacêuticas fitoterápicas para distribuição gratuita nas unidades básicas de saúde de Nova Lima.

O trabalho é desenvolvido através do manejo sustentável dos recursos naturais garantindo a preservação do ambiente e a valorização das práticas culturais da região. O projeto conquistou o Prêmio FINEP de Inovação em Tecnologia Social e desde 2009 conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima. “A meta é nos próximos dois anos, consolidar um Arranjo Produtivo Educativo Solidário no município, que tenha foco na sustentação do serviço de fitoterapia no SUS e que seja fortalecido por uma rede colaborativa de desenvolvimento social”, completa Rosana Bianchini, coordenadora geral e idealizadora do Instituto Kairós.

De acordo com a farmacêutica e coordenadora técnica do projeto, Ana Cimbleris, a tecnologia social da Farmácia Viva é segura e eficaz e pode ser aplicada à realidade de qualquer município. “A ideia é expandir o projeto este ano com a construção do laboratório, que permitirá ampliar as formas de medicamentos bem como sua distribuição”, afirma.  Ela explica que como não há farmácia ou hospital em Macacos, os moradores mantiveram o costume da medicina caseira. “Os medicamentos são produzidos respeitando a sabedoria popular das benzedeiras e raizeiras da região, evidentemente levando-se em consideração as pesquisas científicas atuais, a legislação e as boas práticas de cultivo e manipulação”.

"Os medicamentos são produzidos respeitando a sabedoria popular das benzedeiras e raizeiras da região."   

Transpondo os muros da escola

O projeto Rede Escola Viva é uma experiência bem sucedida realizada em parceria com o programa Escola Integrada da rede pública municipal. Nele, os alunos adquirem conhecimentos que vão além do ambiente escolar. Cerca de 240 crianças e adolescentes da comunidade de Macacos participam de oficinas de ludicidade, práticas ambientais e de apoio escolar como rodas de leitura, informática e jogos matemáticos.

Parte de suas ações são mantidas pela Vale desde 2004 e pela V&M Mineração desde 2011, através de recursos destinados ao FMDCA ( Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). No ano passado, o programa foi vencedor regional e finalista nacional do Prêmio Itaú-Unicef, uma das mais importantes certificações do país para instituições sem fins lucrativos que desenvolvem projetos na área da educação integral. O Instituto Kairós concorreu com 2.922 projetos de todo Brasil.

Visão de futuro

Com a experiência adquirida em dez anos sistematizando os métodos e processos utilizados em seus programas e projetos, o Instituto Kairós consolida sua capacidade de transformação social, gerando resultados que passam a ser reaplicados agora em outras localidades. Segundo Rosana Bianchini “o maior desafio agora é estruturar a instituição para gerar seu próprio recurso. Para isso, contamos desde 2007 com o apoio da Fundação Dom Cabral na elaboração dos planos de desenvolvimento da organização por meio do Programa Pós (Parcerias com organizações Sociais) e de uma grande rede de parcerias”.



Os diversos projetos realizados nas mais diferenciadas áreas já renderam à ONG várias premiações, dentre elas:


Prêmio Itaú Unicef 2011 na categoria Projeto Grande Porte, Fundação Itaú, UNICEF e CENPEC / 2011
Prêmio Nacional Cultura Digital, Ministério da Cultura / 2010
Finalista no Prêmio Empreendedor Social do Ano, Fundação Schwab (Suíça) e Folha de São Paulo / 2009
Prêmio Ludicidade / Pontinhos de Cultura do Ministério da Cultura / 2009
Prêmio Cine Mais Cultura, Ministério da Cultura / 2009
Prêmio Cultura e Saúde pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura / 2008
I Concurso Pontos de Leitura do Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura / 2008
1º lugar do Prêmio FINEP 2008 de Inovação Tecnológica na categoria Tecnologia Social / Sudeste / 2008
1º lugar regional do Prêmio Valores do Brasil - Banco do Brasil no bioma Mata Atlântica / 2008
Prêmio Nacional Escola Viva, Educação, Cultura e Cidadania, Ministério da Cultura / 2007
Prêmio Talentos da Maturidade, pelo Banco Real na Categoria Programas Exemplares / 2007

 

ed_04_pag_14_01

 

Principais parceiros:
Prefeitura Municipal de Nova Lima, Vale, Fundação Dom Cabral, FINEP, V&M Mineração, UFMG, Governo Federal, Governo do Estado de Minas Gerais, Fundação Itaú Unicef, dentre outras.

 

 

 

ed_04_pag_14_02

 

Centro Kairós: Rua Alameda das Quaresmas, s/nº - Bairro Jardim Amanda - Macacos - Nova Lima -MG
Loja Kairós: Rua D. Maria da Glória, nº180 – Centro de São Sebastião das Águas Claras (Macacos).  Tel.: (31) 3547-7232 Funcionamento: Quarta a domingo, das 9h às 19h.

Por Juliana Marçal (texto e fotos)

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,