• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos GASTRONOMIA Frio pra que te quero...

Frio pra que te quero...

Edição 01 05/08/2011 GASTRONOMIA

ed_01_pag_26_1

É imprescindível que durante o inverno comidas e bebidas quentes façam parte do cardápio diário das pessoas. E quando vêm com novidades e receitas incrementadas, ficam ainda mais irrestíveis

O inverno é a época do ano que nos remete ao período de maior glamour e elegância. Basta chegar esta estação e mais que depressa retiramos do fundo do armário aquele casaco quentinho que irá nos aquecer e nos deixar vestidos á rigor para esta estação.

Ficamos elegantes e aquecidos, mas isso não é o suficiente para encararmos o frio. Elegância à parte, apelamos para outros artifícios. Fazemos do frio um aliado e mergulhamos de cabeça nas deliciosas comidas típicas de inverno.

São os pratos quentes que fazem toda a diferença na hora de encararmos o frio e, em Belo Horizonte, diversos bares e restaurantes montaram uma nova estratégia de cardápio para literalmente conquistar os clientes não só pelo paladar, mas também pelo requinte dos pratos.

O empresário Marcelo Haddad exibe com orgulho o único restaurante fazenda no perímetro urbano de Belo Horizonte, o Paladino. O local que foi inaugurado há oito anos e que possui uma área total de 30 mil metros quadrados, há cinco apostou na incrementação do cardápio de inverno. Para Marcelo, a inclusão desse tipo específico de cardápio veio a partir da necessidade de se oferecer alguma sugestão para se adequar ao frio da região da Pampulha, onde no inverno a temperatura já chegou a 7,4º C.

O restaurante além de proporcionar um clima romântico, preparou um cardápio especial para a estação, oferecendo fondues, caldos, drinks quentes e uma carta de vinho com aproximadamente 60 rótulos. Nessa época do ano, o restaurante, além de colocar fogareiros para aquecer o ambiente, oferece jantares à luz de velas e mantas para que seus clientes protejam-se ainda mais do frio.

No quesito fondues à La Carte, o cardápio inclui os sabores carne, queijo minas, gorgonzola ou gruyère, camarão, chocolate ao leite, branco ou mesclado. Os fondues de carne e de camarão vêm acompanhados de oito molhos diferentes, o de queijo é servido com pães, e o de chocolate é acompanhado com frutas variadas e suspiro.

“O fondue é uma receita Suíça e apesar da receita padrão ser a de queijo, conseguimos mudar um pouco com novas misturas e sugestões que sem dúvida fazem o maior sucesso. A origem do nome que vem da palavra derreter dá o encanto ao prato que é preparado na hora pelo próprio cliente”, afirma Marcelo.

Cardápio de Inverno

ed_01_pag_26_2

Os clientes têm ainda a chance de escolher entre os mais diversos tipos de caldos, que vão do mais simples ao mais requintado. Entre as opções estão os caldos de: batata baroa com bacalhau, alho poró, feijão preto com costelinha, abóbora com gorgonzola, feijão branco com lombo defumado, feijão, mandioca, frango, canjiquinha com costelinha e bambá de couve. Todos com direito a acompanhamentos especiais.

Marcelo conta que além de uma comida diferente e de excelente qualidade, o local oferece uma diversidade de entretenimento “Meu objetivo é a vida do espaço além da gastronomia, é oferecer um lazer à família e explorar o ambiente como um todo em seu contato com a natureza, e ser um restaurante diferente dos outros”, conclui.

Tem de tudo um pouco

Além dessas opções existem uma variedade de bares e restaurantes bem na região central que também estão entre os que se prepararam para oferecer aos clientes uma opção a mais para se aquecerem neste inverno.

ed_01_pag_28_2É o caso do tradicional Restaurante Pomodoro, instalado na praça de alimentação de um Shopping no centro de Belo Horizonte. O restaurante além de manter o atual cardápio, capricha na canja com legumes. Gerente do restaurante há dez anos, Manuel de Oliveira aposta no prato que, segundo ele, faz a diferença da casa, servindo tradicionalmente carnes, massas e grelhados. “A nossa canja sem dúvida faz o maior sucesso e é, justamente à noite, quando está bem mais frio e o restaurante está mais cheio, que este prato tem mais saída”, disse ele.

ed_01_pag_28_1Já o Almanaque Cidade, restaurante também localizado em um shopping da região central de Belo Horizonte, aposta no escondidinho de carne seca acompanhado de um bom vinho tinto. Prato que segundo o gerente Paulo César é o aliado deste inverno. “Quentinho e muito saboroso, não há quem não se encante e aprove essa delicia. Mantemos o nosso cardápio atual, mas também nos adequamos para que nossos clientes tenham essa outra opção no inverno”, conclui.

Paladino
Contato: Marcelo Haddad Guerra
Av. Gildo Macedo Lacerda, 300 Braúnas
Pampulha - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3447-6604

Restaurante Pomodoro
Shopping Cidade - R. São Paulo, 957
Lj. 45/46 - Centro - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3274-8224

Almanaque Cidade
Shopping Cidade - R. Rio de Janeiro, 910
Piso GG - Centro - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3214-4983

Por Erlinda Santos | Fotos: Inácio Sertebralhe

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,