• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:19h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos BEM ESTAR SOCIAL Faculdade em Neves

Faculdade em Neves

Edição 03 05/12/2011 BEM ESTAR SOCIAL

ed_03_pag_20

Neves recebe nova faculdade como modelo de experiência social

Cidade dos Meninos vai abrigar cursos superiores voltados, prioritariamente, para a população com baixo poder aquisitivo

Com atitude inovadora, a Associação de Promoção Humana Divina Providência, responsável pela Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves, oferece ensino superior a jovens complementando a sua educação, especialmente voltada aos mais carentes. A proposta do projeto - exemplar para o terceiro setor, quando o assunto é formação integral do ser humano - é começar a funcionar já no próximo ano oferecendo, primeiramente, o curso de Sistemas de Informação no período noturno.

Segundo Jairo Azevedo, presidente da Associação, o desejo de se criar uma faculdade existe a sete anos, quando foi adquirido um terreno de 960 mil metros quadrados, anexo à Cidade dos Meninos, já prevendo a criação da Faculdade Divina Providência (Fadipro), que agora está em fase de se tornar realidade. Ele destaca que a grande preocupação da instituição é proporcionar aos estudantes a construção de conhecimento para que possam atuar em suas profissões com dignidade. “O importante muitas vezes é a qualidade do ser humano que daqui há de sair, para que seja bom profissional para o mundo que o espera. Bom no sentido da técnica e da ética”, completa.

Aproximadamente cinco mil jovens em regime de internato, semi-internato e externato, beneficiam-se de formação profissional, esportiva, moral, religiosa e de serviços de assistência médica, odontológica e psicológica oferecida pela Associação. “Eles serão, também, os maiores protagonistas de suas próprias histórias, escrevendo-as de forma diferenciada, com a certeza de se apresentarem ao mercado de trabalho como bacharéis comprometidos com a nossa realidade social”, completa o presidente da Associação, ao observar que a abrangência da faculdade vai além do município de Neves, visto que seu papel é transformar o conhecimento a partir da realidade dos que compõem a sociedade, principalmente da RMBH.

Hoje, a Cidade dos Meninos, abriga quase dois mil jovens do Ensino Médio que poderão visualizar, a partir deste projeto, mais uma forma de ingresso aos cursos de graduação.  ”Recriar o terceiro setor na área da Educação, foco principal para um município com menor IDH, significa mostrar à sociedade que é possível vencer a criminalidade, a violência e a qualidade da convivência em grupo”, destaca professor Geraldo Márcio Alves Guimarães, diretor geral da Fadipro. Ele destaca que o curso superior fica mais próximo, inclusive quando a ideia é promover a população que não pode pagar, sendo esta o sujeito principal da ação educativa.

Neste sentido, a Fadipro pretende ser a faculdade de Neves para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, efetivamente filantrópica. Isto significa, segundo adiantou o professor Guimarães, que os alunos comprovadamente sem condições de arcarem com os custos de um curso superior serão isentos do pa-gamento das mensalidades.

Deslocamento e alto custo

ed_03_pag_22_2Um dos maiores problemas vivenciados por moradores de Ribeirão das Neves é o transporte, que custa caro e demanda tempo para chegar ao destino. Para Elenilda Aleixo Soares, diretora da Escola de Ensino Médio Cidade dos Meninos, a criação de uma faculdade no município significa, além de uma nova opção, a possibilidade de oferecer à cidade uma proposta avançada de educação.  “O ensino superior em Neves, evita que o estudante tenha que se deslocar para Belo Horizonte ou outras cidades, o que alivia no planejamento financeiro dos interessados em cursar o ensino superior. Entendo que morar e estudar em um mesmo lugar suaviza o dia a dia de qualquer pessoa”, completa a diretora, que reside em Ribeirão das Neves.

Para José Maria Pereira Silva, 44 anos, morador de Neves, e interessado em cursar Sistemas de Informação, ter uma faculdade em Neves, gerida pela Cidade dos Meninos, é motivo de orgulho para os nevenses, moradores de uma cidade conhecida nacionalmente pelas suas penitenciárias. “Onde há presídio, também pode-se sonhar com um futuro melhor para a população. Pretendo ser um dos desenvolvedores de softwares na área de Sistemas de Informação, para sustentar a comunicação entre famílias de presos e albergados, respeitando, é claro, as normas legais e de segurança pública”, afirma.

A área de TI oferece 60 vagas para 2012

Já no próximo ano, segundo informação da Associação, os iniciantes na Fadipro poderão atuar na área de Tecnologia da Informação, através do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (Computação). A graduação  formará  profissionais capazes de desempenhar tarefas como implementação e auditoria de sistemas; gerência de redes; gerência de projetos de sistemas; seleção, utilização e adaptação de pacotes de software para uso em empresas; estudo, aplicação e desenvolvimento de tecnologias emergentes.

A Associação informou também que o currículo do curso contará com disciplinas teóricas e práticas, respaldadas por laboratórios modernos, conectados a internet através de rede WI-FI.  E ainda que, devido à preocupação com a boa formação humanística dos alunos, manterá as disciplinas de Português Instrumental e Ética e Moral na grade curricular do curso, além de atividades complementares e do trabalho de conclusão, síntese de todo o conhecimento construído ao longo dos quatro anos de curso.

ed_03_pag_21_1Jhonny Carvalho Pereira, 18 anos, estudante e atualmente trabalha como ajudante de obra, na Cidade dos Meninos. “Se eu puder, quero oferecer a minha família e ao meu município conforto e conhecimento quando o assunto é tecnologia. Quero conhecer o curso de Sistemas de Informação e me tornar um profissional exemplar para outros jovens da comunidade. Tenho este propósito como grande desafio”, diz.

ed_03_pag_21_2Fernanda Martins, 17 anos, estudante do curso Técnico em Contabilidade, está convicta de que quando se formar poderá incentivar os conterrâneos a ter ideias empreendedoras na área de Engenharia de Produto, ampliando assim o quadro de empregos na cidade.

ed_03_pag_21_3Ingred Santos, 17 anos, estudante, e tem ciência de que estudar é fazer a diferença. Pretende cursar Química ou graduar-se em Farmácia. “Acredito que Neves será ainda um grande parque industrial, com empresas voltadas para a área de laboratório e medicamentos e, quando isso acontecer, quero estar preparada para somar”, completa.

ed_03_pag_21_4Henrique Luna, 17 anos, estudante do ensino médio, está certo de que fará parte do público crescente de microempreendedores em Ribeirão das Neves. Com seu diploma do curso de Sistemas de Informação nas mãos, planeja abrir um Centro de Informática para jovens e conscientizá-los da importância da informática no mercado de trabalho.

ed_03_pag_21_5Igor Souza, 17 anos, tem a intenção de investir em Recursos Hídricos da cidade, formando um centro de pesquisa, a partir do conhecimento na área de Engenharia de Minas. “Água e vida são bens que devem ser cuidados para que seja preservado o meio ambiente”, afirma.

ed_03_pag_22_1Bruno Almeida, 18 anos, acredita que Engenharia Mecatrônica ou Automação o colocaria em destaque no mercado, mostrando ao Brasil que Neves é referência quando o assunto são ações digitais. “Penso que minha contribuição como engenheiro poderia auxiliar a nossa população a entender que a Internet pode ser superior em velocidade, assuntos e mídias sociais. Minha proposta será de ampliar o conceito de Internet para a população carente, mostrando que, de forma democrática, podemos utilizá-la para várias funções a favor de tudo que nos permeia.”





ed_03_pag_22_3Exemplo de dedicação e sabedoria

O ciclo da vida é maravilhoso, pois o Criador, em sua infinita bondade e sabedoria, nos dá a infância, a juventude e a maturidade.

O grande político romano Marco Túlio Cícero, outrora, escreveu ser seu desejo que todos pudéssemos morrer jovens. Por quê? Porque não viveríamos para ver nossas esperanças e nossos ideais destruídos pelas cruéis realidades da vida.

Considero tal afirmativa eivada de pessimismo e desilusão. À medida que se vive, é claro que se aprende mais. Os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo da vida dão-nos mais maturidade e sabedoria. Já imaginaram se permanecêssemos estagnados na infância ou na juventude? Nossa visão de mundo, das coisas seria a daquela época, simplesmente. Por essa razão, é que não devemos lamentar os tempos passados, mesmo sabendo que, geralmente, as pessoas não gostariam de dizer: quem me dera já ter oitenta anos. Isso ocorre por quê? Vidas insatisfeitas, sem grandes realizações, sem sentido. Quem encontra sentido para a vida, não deseja retroagir, quer ir em frente, fazer sempre mais.

Temos, graças a Deus, na nossa instituição, prova maior disso: a do nosso líder e mentor, responsável por esta obra bendita e que tem dado valiosos frutos. Jairo Azevedo, temos a certeza de que não quer voltar atrás, pensa sempre no futuro, tornando realidade o que parece impossível. Mas, com a sua rara inteligência e sabedoria, com a Providência Divina mostrando-lhe os caminhos e as soluções para superar as dificuldades que nunca o afligem, o irrequieto e desassossegado Jairo vai tocando em frente, como diz a música, fazendo cada vez mais em prol das crianças, dos jovens e dos idosos.

Apreciar Jairo Azevedo - caricatura acima feita pelo aluno da Cidade dos Meninos, Maurício Brito -, principalmente no meio das crianças, é uma cena maravilhosa. A sua alegria é contagiante e isso lhe dá, diariamente, grande satisfação e motivo para prosseguir na sua caminhada, oferecendo aos necessitados amor, carinho, ternura, alento e perspectiva de vida melhor.

Novos desafios continuam a agitar a sua mente. Agora, quer presentear Ribeirão das Neves, prioritariamente, com a criação de uma instituição de ensino superior, ou melhor, instituição de educação superior: a Faculdade Divina Providência - FADIPRO. Pena que o credenciamento junto ao MEC vem esbarrando na burocracia, adiando,um pouco mais, o seu início.

Enquanto isso, o que faz Jairo? Já pensa em universidade e passos tem dado nesta direção, inclusive com aquisição de terreno para a construção do campus universitário.

Ainda não acabou. Fala em pós-graduação, ensino a distância, tudo voltado aos mais desassistidos, preferencialmente.

Fica neste espaço a nossa homenagem e o reconhecimento a esse grande pequeno homem, temente a Deus e dotado de imenso amor ao próximo. Jairo é feliz, porque sua vida tem sentido. Que Deus lhe dê vida longa.


Geraldo Márcio Alves Guimarães
Diretor Geral
Faculdade Divina Providência

 

Por Adriana Ribeiro | Fotos: Adriana Ribeiro e Bruno Almeida (FADIPRO)

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,