• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:22h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos MODA E MODISMO Extravagante ou démodé?

Extravagante ou démodé?

Edição 07 13/05/2013 MODA E MODISMO

ed07_moda1.jpg

Extravagante ou démodé?

Nem um, nem outro.
A moda traz referências e cria um novo modelo

Por Natália Rosa
Fotos: Divulgação
Ilustração: Elder Marques

Bolinhas, estampas, cintura alta, renda. Batom vermelho, olhos marcantes. Coques, tranças e topetes. Moda, cabelo e maquiagem entram na máquina do tempo para resgatar tendências.

Inspirado nos anos 50, 60, 70 e 80, o estilo retrô vem despertando o interesse dos adeptos da moda e da beleza. Porém, a aceitação não foi sempre assim. Segundo a Personal Stylist, Patrícia Marques, “levou algum tempo para que a novidade de trazer o “antigo” de volta caísse no gosto das mulheres, mas devido à qualidade dos tecidos que chegaram para atender as necessidades das consumidoras, acabou conquistando o coração das mais modernas.”

Considerado um estilo de vida, a tendência retrô recupera pontos importantes de um modismo anterior que se encaixa a algo atualizado. É um resgate histórico onde a moda retorna ao passado e assume um apreço por peças que marcaram determinadas épocas e, juntas, criam um estilo marcante.

De acordo com Patrícia, vale à pena ressaltar que há também a cultura “vintage”, tendência que conserva características originais de outra época. Diferentemente do estilo retrô que mescla passado com presente, o estilo recupera a originalidade “vintage” das décadas passadas e adapta às tendências atuais.

Looks repaginados

As referências de antigamente no mundo da moda continuam em evidência, trazendo classe e um diferencial no visual para quem aposta nessas opções. Penteados inspirados nos anos 40, 50 e 60 continuam arrasando nos salões especializados. E grandes figuras do passado ainda estão ditando moda para os dias de hoje. Para a cabeleireira Ohara Raad, o que aconteceu foi uma repaginada dos looks. “O chamado de estilo retrô é uma união de novidades do mercado com inspiração que resgata o tempo, por isso percebemos uma aparência antiga, porém adequada ao moderno”, concluiu.

Para alguns, extravagante. Para outros, démodé. Assim, foram surgindo as releituras de marcas substanciais da era atual. Olhos marcados e boca nude se inspiram na personalidade Brigitte Bardot, já o batom vermelho traduz a sensualidade da norte-americana, Marilyn Monroe. Décadas se passaram e elas continuam divas de um marco na história da beleza.

ed07_moda2.jpg
Cabelo, vestimentas e maquiagem retrô

As mulheres que buscam referências das décadas de 50 e 60 procuram também sofisticação, afinal, essa era pode ser considerada a mais glamourosa. “Para usar o estilo retrô é preciso ter personalidade. Não é qualquer mulher que tem essa ousadia”, ressaltou Ohara.

A dica da cabeleireira é usar e abusar dos looks que trazem conforto e aceitação própria sem preocupação com as regras impostas pelo mundo fashion moderno. Afinal, como já dizia a grande estilista francesa, Coco Chanel, “a moda sai de moda, o estilo jamais".

Muito além da moda

A tendência retrô não se limita apenas a moda. Com uma pitada de modernidade, ela também está presente na culinária e no requinte das decorações de ambientes.

Culinária

A culinária, marcada por receitas vindas do caderninho da vovó, está tomando conta dos pratos preparados por chefes de cozinha. A mistura do singelo e saboroso quitute de antigamente com o sofisticado ingrediente resulta num prato inovador e muito delicioso.

Segundo o chef Henrique Machado, a ideia é atualizar as receitas através do modo de preparo ou na criação de um novo tempero, “visamos aproveitar o melhor de cada receita, compilando os sabores que combinam entre si”.

ed07_moda3.jpg

Decoração

A decoração de ambientes seja ela em residência ou escritório, também aderiu ao estilo retrô. Móveis de madeira aconchegantes, elaborados com material local com padrão europeu, são exemplos da mescla que une a qualidade e praticidade atual com a elegância clássica, revelou a designer de ambientes, Penha Paes.

A releitura é que traz ao moderno um tom sofisticado aos ambientes. Segundo Penha, os apartamentos, em geral, estão cada vez menores e com isso os detalhes do estilo retrô é que fazem diferença, “atualmente as decorações possuem elementos que carregam traços arcaicos e se destacam pela beleza que oferecem, como é o caso dos lustres de cristais que estão de volta com toda exuberância”, completou.

Associada à cultura, a tendência retrô está presente em muitos lugares modernos. Peças de famílias que perpetuaram até a década atual são os grandes colaboradores para essa disposição. “Adjuntas ao passado, são essas peças que transmitem beleza e alto nível de bom gosto”, ressaltou.

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,