• Grande BH, 11 de Dezembro de 2017
  • 01:57h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos ARTE E CULTURA Erika Januza revela os bastidores da carreira vitoriosa

Erika Januza revela os bastidores da carreira vitoriosa

Edição 12 14/11/2014 ARTE E CULTURA

Erika Januza revela os bastidores da carreira vitoriosa

Por Fabius Alvim
Fotos Rodrigo Lopes

 ed12_erika_januza_01.pngDe férias da televisão e com a agenda repleta de compromissos, viagens com amigos e participação em eventos, a atriz Erika Januza tem muito a comemorar. Em 2012 ingressou na Rede Globo, sendo protagonista da minissérie “Subúrbia”, interpretando a personagem Conceição. No ano seguinte participou da segunda temporada de “Copa Hotel”, seriado exibido no canal fechado GNT e em 2014 interpretou a personagem Alice, na novela “Em Família”, exibida em horário nobre na TV Globo. Na atração, Erika atuava no principal núcleo, sendo a melhor amiga de Luiza, personagem de Bruna Marquezine. Durante a novela a personagem de Erika Januza descobriu que havia nascido após um estupro sofrido por sua mãe na juventude. Intrigada e inquieta para entender sua história, Alice começou a buscar justiça e entrou para a polícia, perseguindo e desmascarando violentadores de mulheres. “Uma das grandes marcas da Alice com toda certeza foi a coragem e a determinação dela em ir em busca de seus objetivos. Nesse ponto somos bastante parecidas”, compara a atriz.

Trajetória de uma guerreira

Até chegar ao destaque e reconhecimento que tem hoje, Erika percorreu inúmeros caminhos e desafios. A atriz trabalhava como secretária do Instituto Educacional Novos Tempos, colégio particular localizado em Contagem, foi eleita princesa do Carnaval de Belo Horizonte em 2011, realizou um ensaio sensual e participou de inúmeros concursos de beleza. A atriz Erika aperfeiçoou seu talento no curso de preparação de atores André Monteiro, no curso de preparação teatral do Galpão Cine Horto, em BH, e no intensivo do Centro de Formação Artística (Cefar), do Palácio das Artes. Entre um compromisso e outro a atriz Erika, que nasceu, cresceu, estudou, trabalhou e morou em Contagem, concedeu entrevista exclusiva para a Revista Viva Grande BH.

ENTREVISTA

Com o término da novela, quais serão seus projetos profissionais?

Acabei de entrar de férias. Estou descansando um pouco, mas logo quero estar de volta. Sou apaixonada pelo meu trabalho e quero investir cada vez mais na minha carreira. Estou contratada pela Rede Globo e estou ansiosa por saber de novos projetos ao retornar.

Como recebeu o convite para interpretar a personagem Alice da novela “Em Família”?

Tive inicialmente uma conversa com a direção para fazer a personagem Neidinha, na primeira fase, e em seguida optaram por outra personagem. Fiquei super feliz com a oportunidade!

ed12_erika_januza_02.png

Desde o início da novela você sabia que a Alice se transformaria em uma policial com uma função investigativa tão importante? Como foi o retorno do público com a policial Alice? Você participou de algum laboratório para construção da personagem?

Não, no início da novela, a única informação que eu tinha é que a personagem seria fruto de um estupro e que iria passar boa parte da trama em busca de sua história. Fiquei bastante feliz com o retorno do público, eu sentia que existia uma torcida pelo sucesso e pela felicidade da Alice e as pessoas sempre comentavam comigo nas ruas e também nas redes sociais. Não houve uma preparação específica antes, mas sim um suporte durante toda a novela para que eu pudesse construir a Alice de acordo com o roteiro do “Maneco”.

Em um levantamento realizado pela redação da Revista Viva Grande BH, você foi eleita a negra mais bonita da televisão brasileira. Quais as dicas de beleza você pode recomendar para nossas leitoras? E os cuidados com a alimentação?

Ah, muito obrigada! Então, como toda mulher, tenho sim meus segredinhos. Faço hidratação capilar pelo menos uma vez por semana e tenho um cuidado com a pele que não abro mão, uso um bom filtro solar e água termal, que aplico três vezes ao dia. Tenho uma alimentação normal, sem restrições e me alimento do que gosto.

Você já realizou algum sonho de consumo após a conclusão dos papéis de destaque na televisão? Se sim, pode nos contar?

Sim, realizei muitos! Estou focada no trabalho e não existe realização melhor do que poder viver do que gosto de fazer. E posso dizer que esse é o primeiro sonho de consumo realizado.

Nas diferentes fases de sua vida, você sofreu algum tipo de preconceito racial? Você contribuiu para que as mulheres morenas, mulatas e negras tivessem maior autoestima, em ver uma negra no primeiro time de uma novela das 9. Você teve este retorno das mulheres nas ruas? Sentiu que em algum momento você as representava?

O preconceito é antes de tudo sinal de desinformação, para não dizer, de ignorância mesmo. Já ouvi muitos comentários maldosos na adolescência e também no início da carreira, mas hoje não me importo e graças a Deus isso não me atinge mais. Foi muito gratificante ouvir o carinho e o apoio das mulheres nas ruas, me dizendo estarem se sentindo representadas, querendo saber o que uso, assumindo os cabelos afros. Felicidade total pra mim!

A personagem Conceição, de “Subúrbia”, tem alguma similaridade com Alice, de “Em Família”?

Trabalhar em Subúrbia foi uma experiência muito mar- cante e sem dúvida, transformadora. O mais bacana foi que nossas histórias (tanto minha, quanto da Conceição) possuíam muitas características em comum. Eu acho que as duas personagens (Alice e Conceição) conseguiram passar mensagens muito interessantes e importantes. O que une as duas ou nós três é esse desejo de ir em busca dos sonhos e de conseguir torná-los realidade. Sendo assim, a principal mensagem que elas passam é de que as pessoas não devem desistir de seus sonhos, por mais difíceis que eles possam parecer. O caminho pode não ser fácil, mas uma hora vai acontecer.

Você se inspira profissionalmente em alguma atriz brasileira ou estrangeira? Sonha em atuar ao lado de algum nome?

Ah, eu me inspiro e admiro muitas atrizes, como Meryl Streep e Zezé Motta, com quem tive o prazer de trabalhar na série Copa Hotel. Quero atuar ao lado de vários atores e atrizes que admiro e Taís Araújo é uma delas.

 

ed12_erika_januza_03.png

Ilustração: Hyvanildo Leite

 

Acompanhe Erika Januza nas redes sociais:

www.twitter.com/erikajanuza

instagram.com/erikajanuza

www.facebook.com/erika.januza

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,