Página PrincipalA Revista Cadernos MERCADO Do you speak english?
A quantidade de turistas estrangeiros que devem circular pelo Brasil durante a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 já atraiu muitas pessoas para cursos de capacitação, principalmente os de aprendizagem de outras línguas. De “olho” nesse mercado, muitas escolas de idiomas têm criado cursos específicos para os profissionais de diversas áreas se familiarizarem com as mais diferentes culturas e línguas, que passarão pelo país. Além disso os brasileiros também têm viajado mais para o exterior, o que acaba contribuindo para a demanda de qualificação em idiomas.
Algumas escolas já somam um aumento de 30% na procura, como é o caso da Number One. O curso “Essential”, por exemplo, foi desenvolvido especialmente para qualificar profissionais para a hospitalidade dos eventos esportivos. “Ele habilita o aluno a se comunicar em inglês em nível básico, tendo como público-alvo prestadores de serviço de hotelaria, transporte e saúde, tais como: taxistas, motoristas de empresas turísticas, enfermeiros, etc. O curso expõe o aluno a situações cotidianas com inserção de vocabulário próprio e abordagem funcional, focando em aspectos de oralidade como pronúncia, ritmo e entonação”, ressalta Ana Regina Araújo, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Pedagógico da rede nacional de franquias Number One.
A escola se prepara agora para firmar algumas parcerias com hotéis, cooperativas de taxi, restaurantes, entre outras áreas para facilitar o aprendizado dos profissionais. “Nosso foco, este ano, é dar uma resposta à necessidade e urgência das pessoas em aprender o inglês, para aproveitar as oportunidades advindas desses eventos e da própria internacionalização da economia brasileira”, destaca Ana Regina. Apesar do aumento da procura por cursos voltados para a preparação para os eventos esportivos, os cursos de idiomas mais procurados, na escola, continuam sendo aqueles destinados à formação de crianças e de adolescentes.
Atenta ao potencial de mercado, a IBS Idiomas também já está preparando seu programa de estudos em inglês para atender a demanda de profissionais que querem se qualificar para Copa do Mundo e para as Olimpíadas. Serão cursos de pequena duração (de quatro a seis meses), específicos para profissionais de segmentos ligados à recepção e atendimento a turistas, como garçons, taxistas, policiais, pilotos e recepcionistas de hotéis e pousadas. A expectativa é que esses cursos gerem um aumento de até 70% das atividades na instituição.
Os cursos abordarão conteúdos básicos de cada área de atuação. “O objetivo é garantir um domínio básico da língua através da vivência de uma experiência mais próxima possível da realidade. Assim, o aluno estará pronto para receber o turista estrangeiro em 2014”, afirma Rose Mendes, coordenadora da IBS Idiomas. O programa de inglês para negócios da IBS Business School será realizado em parceria com a Universidade de Ohio.
Cleide Ferreira sabe da importância de se qualificar em um curso de idiomas. Gerente de um restaurante na capital mineira, ela já passou muitos “apertos” para se comunicar com clientes estrangeiros. Atualmente, Cleide está fazendo um curso de espanhol e se prepara para iniciar o de inglês.
O restaurante onde trabalha fez uma parceria com uma escola de idiomas para motivar os funcionários a se prepararem para receber os turistas estrangeiros, que constantemente visitam o restaurante. “Já fiz cursos de atendimento ao público e de gerenciamento. Agora estou tendo a oportunidade de aprender um novo idioma. Acredito que o curso vai ser muito importante para o nosso dia a dia enquanto profissional, pois o restaurante recebe muitos turistas”, comenta ela.
Além dos cursos de idiomas, Gustavo Roman, empresário e proprietário do Parrilla Los Hermanos, restaurante onde Cleide é Gerente, investe em diversos cursos de capacitação para a sua equipe. “O que eu considero mais importante é a motivação do funcionário, assim ele atende melhor, pois quer mostrar como evoluiu com a capacitação. Consequentemente, quer se capacitar cada vez mais. O que dizemos é que a educação é um patrimônio pessoal e intransferível, o funcionário levará esse bem para qualquer lugar que for”, salienta ele.
Mais de 80% dos funcionários do restaurante - desde os responsáveis pelo atendimento até os envolvidos no preparo dos alimento – participam de treinamentos e cursos de idiomas. “A empresa que capacita tem uma maior retenção de mão de obra, pois o funcionário se sente prestigiado e motivado. Outra vantagem é que investindo em capacitação, o funcionário estará apto a exercer as habilidades consideradas imprescindíveis para a empresa”, ressalta Roman.
Por Fabiana Senna
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