• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:19h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos ARTIGOS Desenvolvimento é inclusão!

Desenvolvimento é inclusão!

Edição 07 13/05/2013 ARTIGOS

ed07_direito.jpg

A evolução do Brasil nestes últimos 10 anos é nítida. O importante desta evolução que o país sentiu é que a mesma não foi um simples crescimento, mas desenvolvimento. Para muitos, a diferença entre desenvolvimento e crescimento pode passar despercebida, ou pode muito bem ser interpretada com o mesmo significado.

Do fim do ano de 2012 até a presente data, tenho observado como articulistas, comentaristas, apresentadores, jornalistas, enfim todo o aparato da grande mídia tem se voltado para criticar o que eles têm apontado como baixo crescimento do nosso país, pois os mesmos medem o tamanho da nação através do Produto Interno Bruto (PIB).

Toda notícia veiculada no rádio, na televisão, jornal e revista de grande circulação é antecedida por uma analise do efeito da mesma. Ou seja, os meios e os fins dos fatos divulgados são previamente pensados e articulados de forma que seja atingido o objetivo pretendido.

Não podemos nunca esquecer que a sobrevivência de um grande veículo de comunicação está intimamente ligada a seus anunciantes. Logo, o anunciante que tem condições financeiras para bancar uma boa divulgação não quer jamais que seus interesses sejam contrariados. E, pensar no desenvolvimento é pensar em distribuir renda, atender a garantias de direitos fundamentais, que naturalmente leva a excluir privilégios para aqueles que querem apenas acumular. O crescimento por sua vez é o oposto, concentra em poucas mãos os seus benefícios. Ele é ligado umbilicalmente à exclusão. Por isso, não raras vezes assistimos aos ancoras defenderem a flexibilização de direitos para que o país volte a crescer.

O alcance das notícias produzidas por estes grandes meios são devastadores para o interesse coletivo. O fim das mesmas é despolitizar a sociedade, criar um número alto de pessoas hostis à política e aos políticos. E com o enfraquecimento deste importante ambiente onde todos os nossos interesses são decididos fica fácil para que a vontade de uma minoria seja atendida.

Uma rápida e fácil ilustração pode ser colhida na relação que existia entre um empresário do ramo de jogos ilegais e uma revista de grande circulação nacional, como foi apontado pelos depoimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do caso Cachoeira.

O crescimento muitas vezes pode significar exclusão, e o desenvolvimento a inclusão. Pensar no país apenas do ponto de vista de seu crescimento, deve ser entendido como violação de um número sem precedentes de direitos fundamentais. Não observar o que os grandes meios querem com suas notícias, pode nos tornar seres que sem perceber aceitam e defendem a violação de direitos que levamos anos para conquistar.


Lindomar Gomes
Presidente do Sindicato dos Advogados de Minas Gerais e
Professor de Direitos Humanos
lindomargomes@oi.com.br

 

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,