• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:19h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos ARTIGOS Criatividade gera gentileza e vice e versa

Criatividade gera gentileza e vice e versa

Edição 06 20/12/2012 ARTIGOS

 

ed06_pag40.jpg

 

A sociabilidade constrói o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e físico. A solidão adoece. O encontro enriquece. A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis. Para exemplificar isto, cito um exemplo muito interessante de campanha publicitária de uma exposição fotográfica, que tem como foco principal estreitar a relação cidade, imagem e cidadão, por meio de histórias de vida. 

Um grupo de fotógrafos que fazem parte do projeto “Coletivo Fora das Bordas” chamava voluntários com a oferta “foto de graça, deixe seu recado”. Quem deixasse uma mensagem, ganhava a foto na hora. O resultado deste apanhado foi uma seleção de mensagens surpreendentes: um senhor que a filha estava desaparecida. Uma senhora com câncer, também quis falar sobre como é viver com a doença. Houve um homem que mandou mensagem para a avó dizendo que teve de se afastar da família pela orientação sexual. Teve até mesmo o caso de um senhor que se separou da esposa e está perdendo contato com a filha.

Ao todo, foram produzidas 300 fotografias/mensagens, das quais 240 foram autorizadas pelas pessoas para serem utilizadas nos ônibus coletivos. Desse número, 15 foram selecionadas e serão instaladas em 30 pontos de ônibus de BH. 

Outro exemplo bem sucedido de publicidade sem produto foi a da campanha da fotógrafa Ana Slika que teve a ideia de rifar uma sessão de fotos do seu cachorro de estimação, Yamandu, da raça Golden Retriever. Ela foi surpreendida com a notícia de que o cachorro havia contraído a babesiose canina - provocada por picada de carrapato. Para custear as despesas do tratamento, a fotógrafa resolveu fazer as fotos e arrecadar dinheiro com elas. A campanha começou no boca a boca e atraiu diversas pessoas, que sensibilizadas com a história de Yamandu, adquiriram a rifa.

Cada vez mais têm surgido ideias criativas, com o objetivo de atrair a atenção e a participação do público, especialmente por não ter um produto embutido na mensagem. São campanhas de produção simples, que abordam questões do cotidiano e convívio social. 

O mais interessante é que são mensagens que resgatam o sentimento do coletivo por meio da gentileza, além de ajudar o próximo. Que venham novas boas ideias!

 

Roberto Reis

Publicitário e especialista em mídias sociais

 

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,