• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos CIDADES Contagem completa 103 anos - Parte III

Contagem completa 103 anos - Parte III

Edição 12 14/11/2014 CIDADES

Educação é um direito de todos, tarefa da família e do Estado

FAa educação é o dia a dia dos estudantes da professora Camila e eles precisam conhecer bem tudo que os cerca, como a diferença entre o que dizem os gestores municipais e os servidores da Educação – professores, diretores e tantos outros, algo tão distante que pode levar a paralisações controversas, inexplicáveis, incompreensíveis e tão inaceitáveis quanto longas. Contagem, recentemente viveu momentos assim, com crianças e jovens sem aulas, sem conhecimento, sem diálogo, com promessas e acordos não efetivados...

Enquanto os servidores da Educação ainda lotam o plenário da Câmara Municipal em busca de tudo isso, especialmente do cumprimento da palavra empenhada e do apoio dos parlamentares, a Administração Municipal anuncia que “o investimento em estrutura física também é prioridade. Para isso, a prefeitura pretende entregar mais três Centros de Educação Infantil (Cemeis) até o fim do ano, nos bairros São Luiz, Central Parque e Funcionários. Além disso, a prefeitura realizou a reforma de 31 escolas municipais, garantindo melhores condições estruturais para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão em pintura de paredes internas e externas, fechamento de quadras com alambrados, reforma de banheiros, refeitórios e cozinhas; troca de pisos, telhados e de caixas d’água, reforma de parquinhos, instalação de concertinas, duchas e grades de proteção, construção de guaritas, pilares de sustentação, laboratórios de informática e de muros de contenção; reforma em redes elétricas e hidráulicas, dentre outras”.

Educação se renova a cada momento

Na área da Educação, comemoram os gestores municipais, “reabrimos as unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), que estavam fechadas. Hoje, a Funec atende mais de 5 mil alunos nos cursos do Pronatec e no ensino médio e profissionalizante. O município investe na Funec mais de R$ 2 milhões/ano do orçamento próprio e esses recursos não podem ser computados nos 25% constitucionais que o município tem que investir na educação. São investimentos adicionais para garantir a Funec. Reformando diversas escolas municipais, que se encontravam em situações muito precárias e temos um plano de investimento para novas reformas por- que nossa rede física tem em média 40 anos e muitas delas nunca passaram por uma reforma. Estamos instalando 685 câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais para coibir a violência e reforçamos a presença da Guarda Municipal na porta das escolas através da Patrulha Escolar. Estamos valorizando os nossos profissionais da Educação. Já reduzimos a jornada de trabalho do quadro administrativo da Educação, de 40h para 30h”. .

Mais benefícios

ed12_contagem_103anos_22.png

Dentro das possibilidades orçamentárias do município, reajustamos os salários dos profissionais este ano e no ano passado, contratamos mais de mil servidores concursados e estamos valorizando os profissionais da Educação Infantil, dentre outras ações. Contagem paga hoje o maior piso salarial da Região Metropolitana de Belo Horizonte para os professores da Educação Básica. Garantimos o kit escolar para mais de 60 mil alunos da nossa rede municipal e Funec  e fizemos nova licitação da merenda escolar observando rigorosamente todas as orientações do Ministério Público e as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo economia de recursos e mais transparência no controle da merenda.

Educação tem novo caminho a seguir

“O ser humano ao nascer é como um rio sem leito, que não sabe para onde vai e que a educação, ao longo de seu amadurecimento, deve guiar”

Este guiar, tarefa do educador, é também missão das escolas, públicas e privadas. Estudos recentes asseguram que as escolas estão sim preocupadas com a qualificação de sua equipe. Buscam a inovação e acompanham as tendências educacionais mundiais adequando sua proposta à comunidade atendida, adotando uma gestão inteligente e empreendedora. Todas se manterão abertas por muitos anos, entretanto, às que não realizam tais ações não obterão sucesso neste mundo globalizado e dinâmico que vivemos. Esta é a convicção do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem – Acic, Winder Almeida, responsável pela Câmara Setorial das Escolas Privadas e diretor do Colégio Sócrates.

Segundo ele, Contagem conta hoje com mais de 200 escolas particulares e um grupo especial de professores, profissionais que se preocupam “com a formação, apresentando competência técnica para o trabalho e competência comportamental (sabem trabalhar em equipe, gerenciam bem os conflitos em sala e mantêm boa relação com as famílias, entre outras características básicas)”.

Almeida assegura, ainda, que as escolas particulares do município têm lidado muito bem com as mudanças trazidas pelo que podemos chamar de “modernidade”. Segundo ele, há uma “busca constante em oferecer ensino de qualidade, proporcionando aos alunos acesso e domínio dos conteúdos curriculares, bem como a preparação dos mesmos para as exigências da vida em sociedade. As escolas têm procurado conhecer outras experiências e trazê-las para reflexão com o grupo a fim de lidar com as mudanças na sociedade. Têm também acrescentado na sua rotina novas formas de trabalhar para que a escola se adequar ao novo de maneira mais tranquila”, enfatiza.

O líder empresarial reconhece que as escolas particulares de Contagem “apresentam alto nível de resultados, mas ainda precisam avançar mais. Devemos levar em consideração, no entanto, o perfil das famílias e as condições socioeconômicas das mesmas”, que aumentaram muito nos últimos 10 anos, fazendo crescer a demanda por escolas particulares também. “Sim. Houve um aumento significativo na procura de vagas, cerca de 100%”.

O caminho a seguir, diz Winder Almeida, é manter a busca constante de melhorias para as escolas particulares através de investimentos em cursos para as equipes das escolas, apoio jurídico e outras ações que visam ajudar as escolas a oferecerem ensino de qualidade contribuindo para a formação de pessoas competentes socialmente.

Esporte incentivado é capaz de produzir conquistas e ídolos

Tem gente que imagina que as aulas de Educação Física na escola são apenas diversão. Claro que não. As atividades podem significar o primeiro passo de uma carreira gloriosa, na natação, no atletismo, nos esportes coletivos como o vôlei e o futebol e tantos outros.

Quando os estudantes receberam a missão de pesquisar sobre o esporte, se animaram e a primeira reação foi avaliar a chance de conhecer de perto os atletas do vôlei do Sada Cruzeiro, que transformaram o Ginásio Poliesportivo do Riacho na sua casa. Descobriram, pouco a pouco, outras boas atrações, no próprio ginásio, quando perceberam a chegada de novos aparelhos de ginástica de trampolim para equipar o centro de treinamento que pretende tornar o município referência nacional no esporte. Com os novos equipamentos, Contagem está apta a receber todos os atletas de alto rendimento de Minas para treinarem no município. A cidade é uma das três selecionadas em todo o país para receber os aparelhos, uma vez que já é um celeiro de atletas no esporte.

João Francisco Dorim Fonseca, 13 anos, que já foi campeão brasileiro e panamericano de Ginástica de Trampolim, se mostrou muito empolgado com os novos aparelhos. “Eles serão muito importantes para toda a equipe, que já era muito boa, e agora ficará ainda melhor. Nosso nível de treinamento crescerá bastante”.

Futebol

De acordo com dados oficiais, a cidade conta com mais de 50 campos e quase 100 equipes amadoras, além do Contagem Esporte Clube, clube profissional. Entre os times está o Frigoarnaldo, um dos mais tradicionais e conhecidos, graças inclusive aos títulos acumulados na Copa Itatiaia, principal torneio de futebol amador de Minas e do Brasil.

Contagem conta com a maior Liga Desportiva da América Latina e do Estado e o apoio da Secretaria Municipal ao futebol é essencial para que os times possam se fortalecer e disputar grandes competições com o amparo da Liga.

Talvez por isso o esporte contagense tenha vivido uma noite especial recentemente, quando foram entregues 132 kits, cada um contendo 20 camisas, 20 calções, duas camisas de goleiros, dois calções de goleiros, 22 pares de meia, três camisas para a comissão técnica, cinco bolas, uma baby look para a musa do time, uma bomba de ar para bola e uma bolsa para transportar o material. Neste ano, os clubes que participaram de duas ou mais competições em 2013 ganharam dois kits, isso significa que foram entregues 36 kits a mais.

A versão oficial bate de frente com a de alguns esportistas do município, como Rosemir Antonio, quem publicou no Facebook da Liga que nunca, em 10 anos de Liga Desportiva de Contagem, viu uma plenária tão cheia, “mas infelizmente as pessoas têm que parar de pensar no eu e passar a pensar no coletivo. Como um grupo de pessoas que não tem visão de crescimento, alguns dos dirigentes preferem que tudo fique como está. Resumindo, tudo continua como estava, a mudança só é possível quando todos os interessados entenderem que somente com a participação de todos poderemos ter a mudança necessária para modificar o nosso futuro”. Entre as principais demandas de quem considera que os clubes estão falidos está a necessidade de reparação dos campos, peça fundamental para a prática esportiva.

Equipe que ataca tem que estar pronta para o contragolpe

ed12_contagem_103anos_23.png

O esporte contagense é comandado pelo partido há algum tempo e desde que Carlin Moura assumiu o Palácio do Registro, continua tendo seu destaque ampliado. “Temos investido em projetos importantes neste setor, para que os contagenses tenham ainda mais acesso ao esporte e ao lazer. Tanto o esporte amador, como o esporte especializado, está recebendo uma atenção especial da nossa parte. Estamos limpando e reformando os nossos campos de futebol e temos contemplado os times de futebol da cidade com a entrega de kits esportivos. Retomamos a administração dos nossos Centros Sociais Urbanos (CSU) Amazonas e Eldorado e os estamos revitalizando para que se tornem lugares para a interação, lazer e prática esportiva”, reforçam os gestores municipais.

Eles também destacam que “por meio de uma parceria com a Promofoot reformaram por completo o Campo do Santa Cruz no Riacho. Também estamos melhorando a nossa infraestrutura esportiva, com a construção dos Centros de Iniciação Esportiva (CEI) e de Praças de Esporte e Cultura (PECs) em várias regiões de Contagem. Implantamos o Programa Exercita Contagem, que incentiva as pessoas de todas as idades a praticarem ginástica nas praças. Além disso, implantamos, no CSU Eldorado, o centro de treinamento para a ginástica de Trampolim. Por meio de uma parceria com a Federação Mineira de Ginástica, recebemos oito novos aparelhos de alto nível, considerados os melhores do mundo. Os equipamentos foram importados da Alemanha (três trampolins, dois mini-trampolins, três duplo mini-trampolins e um tumbling). Dessa forma, Contagem será referência estadual na ginástica de Trampolim e receberá atletas de todo o Estado para treinamento. Como legado da Copa do Mundo, estamos implantando, em parceria com o Ministério dos Esportes, os programas “Vida Saudável”, que vai atender cerca de 4 mil idosos com atividades esportivas, em mais de 20 núcleos espalhados pela cidade, e “Segundo Tempo”, que beneficiará mais de 9 mil jovens, em 63 núcleos de esporte e lazer, no contraturno escolar das escolas municipais e estaduais. Nossa parceria com o Sada/Cruzeiro está a todo vapor o que além de garantir o destaque de Contagem no cenário nacional e internacional de vôlei tem possibilitado as escolinhas de vôlei para uma garotada de Contagem que promete muito para os próximos anos”, comemoram.

Para ganhar um dez na prova final

Uma boa parcela de estudantes sente muitas dificuldades para se relacionar com números. Ainda assim, os alunos da professora Camila buscaram a todo instante respaldar suas pesquisas com números. Um exemplo, as comemorações dos 103 anos do município mostraram algarismos relevantes.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Contagem continua divulgando um pacote de obras lançado em comemoração ao aniversário da cidade. “Lançamos, recentemente, um grande Programa de Monitoramento de Metas e Resultados da Prefeitura de Contagem, o Contagem FAZ, em que está definido um conjunto de 175 ações prioritárias, divididas em 21 projetos estratégicos. Com isso, investiremos mais de R$ 1,3 bilhão, em ações que variam entre obras, serviços e programas, nas mais diversas áreas de atuação do poder público, como cultura, esporte, lazer, mobilidade urbana, econômico, geração de empregos e atividades sociais. Dentre elas, as grandes obras, como a construção da trincheira da Praça Itaú, do Restaurante Popular da Ressaca, de quatro terminais de integração do transporte público, a requalificação e pavimentação de ruas e avenidas, a entrega de 18 Unidades Básicas de Saúde, conclusão das obras da UPA JK e do Centro Materno Infantil, construção de 15 Cemei´s e três escolas, obras do Programa Meta 2014, em parceria com a Copasa, e instalação de centros de iniciação esportiva. Além disso, estamos executando mais de 100 obras pontuais em todas as regiões de Contagem, que são intervenções de pequeno e médio porte, mas necessárias para a nossa população. Nessas obras, estamos investindo mais de R$ 25 milhões. São pavimentações de ruas e avenidas, construção de alças viárias e rotatórias, reforma de escolas, novos Cemei´s, revitalização de praças, dentre outras, que contemplam solicitações da comunidade”.

Conclusão

Quando os alunos apresentaram seus trabalhos em sala de aula, bem na semana de agosto quando se comemora o Dia do Estudante, proporcionaram à toda classe um aprendizado maior do que poderiam imaginar. Todos saíram com um conhecimento ampliado sobre a cidade onde nasceram, onde moram, onde vivem.

Se chamados a resumir em poucas palavras a experiência que tiveram, bem que poderiam usar os versos do hino da cidade, que trata da terra de passado, cultura e brasões; de nobreza, esperança e trabalho, responsáveis pelo rugir longe o malho a cantar e produzir ruídos nas oficinas, responsáveis pelo progresso, patente num porvir certo e feliz e cantar:

Viva Contagem... Viva Contagem...

Viva Contagem...

 

Parte I

Parte II

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,