• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:17h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Colunas ALAIZE REIS Construções sustentáveis e a Grande BH

Construções sustentáveis e a Grande BH

Edição 05 14/09/2012 ALAIZE REIS

 

Construções sustentáveis e a Grande BH

 ed05_pag38.jpg

Ilustração: Elder Marques

Em meio às necessidades crescentes de nossa capital e seu entorno - a grande BH - a construção sustentável passa a ter uma exigência maior a cada dia, pois a revisão completa dos nossos processos produtivos e dos nossos processos de gestão econômica, social e ambiental passa, também, por um crescimento e necessitam de sustentabilidade.

As análises sobre o meio ambiente sustentável estão sendo visualizadas por um único aspecto transformador: “O Ambiente natural pelo Ambiente construído” porque, hoje, é indiscutível a importância da cadeia produtiva da indústria da construção civil.

Existem técnicas empregadas com o intuito de tornar a construção civil uma atividade menos impactante ao Meio Ambiente, desenvolvendo projetos que usam racionalmente os recursos naturais, sem deixar de atender plenamente as necessidades humanas. Entendemos que as intervenções conscientes e planejadas realizadas por arquitetos e engenheiros vêm tomando lugar de destaque nas organizações conscientes.

Em linhas gerais, pode-se dizer que as construçõessustentáveis devem basear-se em quatro grandes princípios:

- Redução do impacto da obra e da operação das edificações, contemplando para isso o total planejamento, o uso racional dos recursos, o uso de técnicas e materiais menos degradantes e com maior durabilidade;

- Contemplação das necessidades dos moradores e usuários, adequando-as às condições do meio ambiente local, promovendo a saúde e bem estar do ser humano;

- Envolvimento das indústrias da construção civil, com o emprego de materiais, técnicas e mão de obra especializada;

- Utilização das construções sustentáveis como instrumento de educação ambiental, cultural e social buscando a melhoria da consciência ambiental dos envolvidos.

Na nossa capital temos como exemplo as obras de modernização do estádio do Mineirão. As obras cumprem um cronograma técnico de reconstrução que tem como objetivo cumprir uma agenda pioneira no país de sustentabilidade ambiental e cultural, que se tornou parte integrante das atividades da reforma.

Quando nos responsabilizamos por construir com responsabilidade ambiental todos os envolvidos estão instigados a desafiar e ousar usando a tecnologia em favor do Meio. Porque fazemos parte deste Ambiente.

 

Alaize Elizabeth

Especialista em Gestão Ambientale Recursos Hídricos

Diretora Ambiental do IMECInstituto Mineiro de Engenharia Civil

Conselheira do CREA/MG

E-mail: alaize@erxengenharia.com.br

 

Voltar para Colunas

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,