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Carga em Três Rodas

Edição 01 05/08/2011 MERCADO

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ON ROAD

Como solução para os engarrafamentos das grandes metrópoles, importador curitibano lança o primeiro triciclo para o transporte de carga


Não é de hoje que engenheiros, especialistas e fabricantes de veículos automotores quebram a cabeça em busca de alternativas para os enormes congestionamentos das grandes metrópoles. Porém, o que vemos, na prática, ano após ano, é sempre mais do mesmo. Na contramão deste cenário, uma empresa de Curitiba, no Paraná, que atua no ramo de importação de peças e motos, acaba de lançar a primeira motocicleta de três rodas voltada para o transporte de cargas.

Isso mesmo, você não leu errado. A intenção da empresa Liderança Indústria e Comércio de Veículos, que se dedicou durante dois anos ao projeto inovador, é implantar no mercado brasileiro um novo conceito de veículo utilitário que proporcione segurança, economia e muita agilidade nas entregas.

O produto, batizado de Cargo 200 (número que representa a cilindrada), é um triciclo de 3,25 metros de comprimento por 1,25m de largura, e permite levar ate 400 quilos de carga. Com tanque de combustível de 12,5 litros e limite de velocidade de 75 km/h, o Cargo 200, mesmo carregado, faz entre 25 e 30 km com 1 litro de gasolina. A mesma média de uma moto de 200 cilindradas convencional.

Homologado pelo IBAMA e Denatran, o triciclo é fruto de uma parceria firmada com a Lifan, tradicional fabricante de motos da China, que recomenda sua aplicação em operações de transporte de gás de cozinha, galão de água, materiais para construção e bebidas em geral.

Por ter chassi inteiriço, semelhante ao de um caminhão, a estrutura do Cargo é muito mais rígida, e por isso carrega mais sem oferecer riscos ao condutor. “As adaptações feitas em motos convencionais, como as CG’s e Titans, e que se resumem em corte do chassi para aplicação de uma corrente, dependendo do peso da carga que transportam, podem partir e dividir o motoqueiro ao meio”, explica Gilmar Antonio Lara, diretor industrial da Liderança.

Para atender a demanda do mercado, ainda pequena, em torno de 200 veículos/mês, a empresa conta com 25 funcionários trabalhando na linha de produção. Entretanto, como o objetivo da Liderança é vender 1.500 triciclos por mês, um novo parque fabril já está sendo construído em Anápolis (GO). Com 7.500m² de área total, a unidade será inaugurada no início de 2012. E a escolha pela cidade, segundo Lara, deve-se a sua localização centralizada. “Anápolis tem grande oferta de mão de obra técnica e por estar posicionada no meio do Brasil, facilitará a distribuição do produto as redes de concessionárias”.

Ate agora são 11 revendas que distribuem o Cargo 200 pelo País: em Tangará da Serra (MT), Rondonópolis (MT), Dourados (MS), Araçatuba (SP), Votuporanga (SP), Balneário Camboriú (SC), Canoinha (SC), Curitiba (PR), Teotônia (RS), Rio Verde (GO) e Belo Horizonte (MG). Novas concessionárias, vale ressaltar, serão abertas até o fim deste ano em São Paulo, Londrina (PR), Maringá (PR) e Campo Grande (MS).

O modelo está disponível ao consumidor em duas versões: o Cargo 200zh Lifan e o Cargo 200zh Linzhi. A principal diferença entre um e outro está na carenagem e freios. A primeira versão traz estilo mais clássico e freio a tambor dianteiro. Já o Cargo200zh Linzhi tem design mais esportivo com farol auxiliar e freio a disco dianteiro.

De acordo com a empresa, os triciclos, que já saem de fábrica com caçamba de 1,70m por 1,21m e tem garantia de 1 ano, custam ao consumidor R$ 13.850,00. Para os próximos anos, a empresa já estuda desenvolver uma versão flex do modelo.

Lei proíbe veículos de duas rodas a carregarem peso em garupa

A Resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no dia 02 deste mês proíbe o transporte de galões de água e botijões de gás na garupa da moto.

A determinação que deve mudar a rotina dos brasileiros estabelece requisitos mínimos de segurança para os usuários de motofrete e mototáxi. As motocicletas utilizadas para serviços de entrega deverão ser registradas na categoria aluguel pelo Órgão Executivo de Trânsito do Estado. Entre os requisitos estão:

I – possuir dispositivo de proteção para pernas e motor em caso de tombamento do veículo, fixado em sua estrutura;

II – ter dispositivo aparador de linha, fixado no guidon do veículo;

III - Os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta poderão ser do tipo fechado (baú) ou aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais;

IV - Os veículos deverão submeter-se à inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

Saiba mais sobre a nova lei através do site:
http://www.denatran.gov.br

Ficha Técnica Cargo200zh:

Motor:

  • Quatro tempos, mono-cilindro, 2 válvulas, comando simples, refrigerado a ar.
  • Cilindrada (cm3): 200cc
  • Limite de velocidade: 75 km


Dimensões:

  • Capacidade Carga Homologada: 350 kg
  • Câmbio: 5 velocidades sequencial Marcha-ré
  • Transmissão Final: Diferencial com cardã
  • Alimentação: Carburador PZ 27
  • Partida: Elétrica e Pedal
  • Ignição: CDI


Suspensão:

  • Dianteira: Garfo telescópico duplo, mola e Óleo com 125 mm de curso.
  • Traseira: Molas semielípticas com 7 lâminas, amortecedores e/ estabilizadora


Freio:

Modelo Lifan:

  • Dianteiro e traseiro: Tambor de 215 mm


Modelo Linzhi:

  • Dianteiro: Disco de 280 mm
  • Traseira: Tambor de 215 mm


Rodas e Pneus:

Modelo Lifan:

  • Dianteiro e traseiro: 4.50R12


Modelo Linzhi:

  • Dianteiro: 110/90 R16
  • Traseiro: 4.50 R12


Capacidade:

  • Comprimento: 3,25 m
  • Largura: 1,25 m
  • Distância entre Eixos: 2,25 m
  • Peso Líquido: 350 kg
  • PBT Peso Bruto Total(veículo+carga+condutor): 750 kg
  • Caçamba: 1,70 m X 1,25 m X 0,75m
  • Tanque de Combustível: 13 litros

Atendimento Cargo Minas Gerais:

Jumper Motos
Avenida Pedro II, 4017
Padre Eustáquio - BH
(31) 2531-2100
pedrobatista@jumpermotos.com.br

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Fotos: Divulgação

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