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Branding | Identidade, Imagem e Reputação, você valoriza sua marca?

Edição 11 27/06/2014 JONY LAN

Dizem por aí que ‘imagem é tudo’, mas como construir uma imagem que façam as pessoas e os clientes reconhecerem a imagem que quer transmitir? Isso significa que uma imagem pode ser planejada! Sim, assim  como as mulheres adoram se produzir e enriquecer a  imagem para que outras a vejam, a imagem das empresas  pode ser construída a cada segundo.

Mas antes de ter como resultado final aquela imagem que você tanto sonha ou que sua empresa tanto almeja, devemos começar pelo básico: construir a identidade. A construção da identidade é um permanente processo de encontrar o equilíbrio entre aquilo que se é e o que os outros esperam que nós sejamos.

Dessa maneira temos que entender que a identidade é um fenômeno que se processa ao longo da vida do indivíduo, nas interações sociais e na presença do “outro na sua vida pessoal”. Esse outro pode ser uma marca, uma pessoa, um evento marcante que vai ficar na memória para sempre. E nessas interações que vão, ao longo do tempo, formando o processo de identidade, em que a interação social será sempre necessária. Isso significa que uma empresa usa sua marca para justamente fazer essas interações sociais, sejam com seus  clientes, colaboradores e interessados.

Onde está o segredo? Primeiro ter a consciência de que a marca da empresa é fundamental para o estabelecimento das relações do consumidor com a empresa, é através desses relacionamentos que a imagem da  empresa é formada na mente do cliente, a partir da  percepção da identidade da empresa.

A marca sintetiza essa identidade por meio de suas características e atributos e simboliza esse relacionamento através de seus benefícios funcionais, experienciais e simbólicos. É a famosa “proposta de valor”, uma empresa não compra um produto ou serviço, ela compra uma solução, uma “proposta de valor”.

Podemos considerar então que a imagem é essa marca, uma representação figurada e relacionada com o objeto (empresa, produto ou mesmo você). É a representação do objeto percebido pelos sentidos que vão além da visão, mas também à imagem que se faz dele. Ou seja, a percepção que se tem de uma identidade é que irá construir a imagem que eu terei dela! Seja de uma empresa, de um produto ou mesmo de você!

A soma da identidade com a imagem forma a reputação construída junto à sociedade e interessados. Assim, uma identidade bem construída proporciona legitimidade ao posicionamento, significado e consistência à imagem e mantém a reputação construída ao longo do tempo.

Já o valor da marca tem entre seus critérios, o faturamento que ela alcança. Conforme a consultoria Brand Finance, a Natura é a única marca brasileira entre as mais valiosas do mundo no setor de beleza de 2014. Avaliada em 2,5 bilhões de dólares, a empresa ocupa o 17º lugar, à frente de grandes companhias mundiais como Neutrogena e MAC.

E tudo isso se sintetiza na marca, que é o símbolo e a síntese dos traços de identidade que a empresa adota para representar a sua visão de futuro, a sua missão e os seus valores.

Agora faço uma pergunta: qual é a sua identidade, imagem e reputação? Será que sua empresa dá valor a isso? Busque saber mais sobre as marca mais valiosas do mundo e o que elas fazem. Descubra quem são seus concorrentes e compare a marca deles com a sua. E faça a seguinte pergunta: será que eu invisto na minha marca como deveria?

Jony Lan

Especialista em marketing e negócios, consultor de empresas,

professor universitário e palestrante em Marketing,

Branding, Empreendedorismo e Startups.

jonylan@mktmais.com – (31) 9185-8510

 

 

 

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