• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos CIDADES Barreiro completa 158 anos, de braços abertos para a cidade

Barreiro completa 158 anos, de braços abertos para a cidade

Edição 09 27/12/2013 CIDADES

 

barreiro1.jpg


Fonte: Assessoria de Comunicação Regional Barreiro

Fotos: PBH - Regional Barreiro

 

Região mais antiga que a própria capital, o Barreiro completou 158 anos, com muito a oferecer para a população e também muitos projetos para realizar. A região tem aproximadamente 300 mil habitantes dispostos por mais de 50 km2. O cenário ainda preserva algumas características de um pequeno bairro, como pessoas que se encontram na praça para uma conversa, para se exercitar, fazer caminhada e colocar a conversa em dia.

 

A região, além de ter uma grande área de preservação, tem uma área comercial e industrial em grande expansão. São mais de cinco mil estabelecimentos comerciais, 380 indústrias, um shopping (em expansão) e um Shopping Popular, além de vários prestadores de serviço.

 

Para o secretário de Administração Regional Municipal Barreiro, Wanderley Porto, que nasceu no Barreiro, fazer parte do crescimento de uma região tão importante para a cidade, agora como gestor, é uma honra, pois é uma população muito especial. A comunidade abraça as melhorias, e busca sempre mais. “A participação social do Barreiro é um exemplo para a cidade”, ressalta.

 

História do Barreiro

 

Ela começou bem antes da formação da capital. A primeira menção ao nome Barreiro foi em 1855, em um registro de demarcação de terras que declarava a Fazenda do Barreiro de propriedade do Coronel Damazo da Costa Pacheco.

 

A fazenda, que também pertenceu à família Brochado, foi comprada pelo governo na época da construção de Belo Horizonte, por iniciativa de Aarão Reis. As águas dos córregos Capão das Posses, Clemente e Antônio Francisco seriam utilizadas para garantir o abastecimento da população da nova capital do estado. As terras da fazenda, abundantes e férteis, também foram aproveitadas para a agricultura e, por isso, foi implantada em 1896 a Colônia Vargem Grande. Entre os agricultores que vieram para a região, destaca-se o grande número de imigrantes europeus, a maioria italiana e portuguesa.

 

barreiro2.jpg 


Palácio dos Governadores

 

As terras da Fazenda Barreiro, constantemente visitadas pelos políticos que passavam finais de semana com familiares, aproveitando o ar puro e a tranquilidade do campo, começaram a despertar o interesse do governo para a construção de um casarão que proporcionasse maior conforto aos visitantes. No governo do Presidente do Estado Júlio Bueno Brandão (1910-1914), o casarão foi projetado com planta arrojada, tendo aspecto de um palácio, mas somente na gestão do presidente de Artur Bernardes (1918-1922), aproximadamente 1919 é que a obra foi concluída. Sua construção contou com o apoio das famílias dos colonos da região, tanto na mão-de-obra, quanto em materiais.

 

O casarão, denominado mais tarde “Palácio dos Governadores”, tinha realmente linhas arrojadas para a época. A participação dos governadores na construção do palácio foi total. Júlio Bueno Brandão mandou projetar, Artur Bernardes o construiu e arborizou, Raul Soares mandou ajardinar e Antônio Carlos providenciou esculturas. O local também era escolhido para reuniões por ser afastado e tranquilo, evitando-se a presença de pessoas estranhas aos assuntos tratados. Várias personalidades de Minas e do país visitaram o Palácio do Barreiro.

 

A Residência Oficial teve fases de abandono e serviu a várias finalidades. No governo Milton Campos (1947-1951), foi transformado em hospital. O Centro de Recepção e Triagem da Febem também funcionou em sua área, localizada na Av. Menelick de Carvalho, esquina com Av. Ximango, bairro Miramar.

 

De Cidade Satélite a Distrito

 

Como parte do projeto do prefeito Otacílio Negrão de Lima, de dividir Belo Horizonte em cidades satélites, o Barreiro, a partir de 1948, já contava com uma administração separada com escritório regional.

 

A região foi a primeira cidade satélite, sendo administrada pelo engenheiro João Gusmão Júnior. Nesta época foi projetada a construção de 200 casas de ferroviários e urbanização do bairro, que até então só tinha a Estação Olaria, da família Gatti e uma pequena população.

 

Em 1952, o engenheiro Hélio Carnevalli assumiu a administração com a tarefa de urbanizar a região. Em 1953, na sede da fazenda do Pião, foi instalada a administração da então Companhia Siderúrgica Mannesmann, atualmente Vallourec. O casarão da sede ainda se mantém preservado dentro da área da empresa.

 

À serviço da população

 

Educação

 

O Barreiro conta hoje com 28 escolas de ensino fundamental, dez unidades que atendem a educação infantil, além de vinte e três creches conveniadas. Para continuar garantindo o direito das crianças a frequentar uma escola pública cada vez mais próxima de sua residência, mais cinco unidades de educação infantil e uma unidade de ensino fundamental estão sendo construídas. Todas as escolas do Barreiro participam do Programa Escola Integrada, que mantém nove horas diárias de atendimento aos estudantes, que se apropriando dos equipamentos urbanos disponíveis, extrapolam os limites das salas de aula e do prédio escolar.

 

Para Maristela Bruno, gerente Regional de Educação do Barreiro, grandes são os desafios da educação, mas a cada dia as diretrizes da Rede Municipal e as propostas pedagógicas das unidades proporcionam melhoria na aprendizagem, e permanência dos estudantes nas escolas. “Consideramos o aluno o principal sujeito de todas as ações para as propostas a educação no Barreiro, ressalta a gerente”.

 

Saúde

 

Para o atendimento à saúde dos moradores da região, o Barreiro conta com 20 Centros de Saúde que atendem em média, 7500 usuários/dia por meio de 88 Equipes do Programa de Saúde da Família e 36 Equipes de Saúde Bucal.

 

No Barreiro funcionam também o Centro de Convivência em Saúde Mental, o Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), e o recém-inaugurado Centro de Referência para Usuários de Álcool e outras Drogas (CERSAM AD). Complementar à rede, funciona um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CERSAT), o Centro de especialidades Médicas (CEM), o Centro de especialidades Odontológicas (CEO) e 10 Academias da cidade. Todo o atendimento é compartilhado entre as equipes multiprofissionais, do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), do Programa de Saúde na Escola -PSE e Arte da saúde.

 

Para o atendimento de urgência, o Barreiro conta com uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA que atende aproximadamente 360 usuários da região e absorve parte da demanda de moradores das cidades de vizinhas como Ibirité, Contagem e Betim. Contamos também com dois hospitais públicos, o Julia Kubistchek e o Eduardo de Menezes (FHEMIG). O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMCC), já está na segunda fase de execução do projeto, com investimentos de mais de R$180 milhões em obras, vai absorver parte da demanda por leitos clínicos e de CTI adulto de pacientes do SUS-BH e, em especial, da Região do Barreiro.

 

O HMCC também possibilitará o atendimento a casos de traumas, cuja capacidade de atendimento será de 10 mil consultas especializadas, 1,4 mil internações e 700 cirurgias mensais.

 

A gerente regional de saúde Barreiro, Renata Mascarenhas aponta vários avanços na regional: muitos equipamentos de saúde se somaram às Equipes de Saúde da Família, houve a finalização de obras aprovadas pelo Orçamento Participativo, como a sede própria de três unidadesbásicas de saúde (UBS). “Cada vez mais, estamos buscando o fortalecimento da Atenção Primária a Saúde, com atividades, práticas integrativas como o Lian Gong, Homeopatia, acupuntura, grupos de convivência, entre outros. Estamos certos de trilharmos um caminho democrático, buscando uma gestão compartilhada com representação de usuários, trabalhadores e gestores, na luta por uma assistência integral à saúde com equidade e na busca de estratégias para enfrentamento dos desafios”, declarou.

 

Serviços sociais

 

O Barreiro conta com serviços de atendimento social em diversos setores da assistência social, tais como o Bolsa Família, proteção à pessoa com deficiência, transferência de renda e geração de trabalho além de abordagem social a moradores em situação de rua.

 

Existem ainda alguns serviços complementares como o Centro de Apoio Comunitário Barreiro – CAC, e Centro de Apoio Comunitário Barreiro – CAC Parque das Águas que realizam eventos comunitários com as famílias do Barreiro e auxiliam na promoção de políticas públicas sociais de assistência social, esporte, lazer, arte e cultura.

 

Os Centros de Referência em Assistência Social – CRAS ofertam o serviço de proteção e atendimento integral à família - PAIF, que visa contribuir para a convivência com serviços preventivos, protetivo e proativo. Eles são complementares às ações de serviços sociais da Regional e agem na prevenção das situações de risco, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Os Centros de Referência funcionam nos bairros independência, Vila Cemig e Petrópolis.

 

Restaurante Popular

 

O Restaurante Popular do Barreiro, foi inaugurado há três anos e é o maior Restaurante Popular do Brasil. São oferecidas diariamente mais de três mil refeições e por mês, são servidas até 65 mil refeições. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, no almoço e jantar. Em três anos já foram servidas mais de um 2,3 milhões de refeições.

 

Esporte e Lazer

 

Para proporcionar um estilo de vida saudável, é oferecido para os moradores do Barreiro dez academias da cidade e quinze praças já contam com Academias a Céu Aberto instaladas, favorecendo a prática de exercícios físicos. Também temos uma ciclovia, uma pista de skate na Praça da PUC Minas e três centros Esportivos, além de uma quadra poliesportiva e o Campo Bonsucesso. A região também conta com quadras abertas em alguns bairros.

 

barreiro3.jpg


Cultura

 

Arte e cultura são marcas dos Centros Culturais do Barreiro, que inaugurados há três anos realizam diversas atividades em prol da aproximação da comunidade com o mundo cultural. Oficinas, teatros, exposições de obras ligadas a diferentes formas de arte têm mobilizado os talentos locais a expressar e interagir através de variadas expressões artísticas. Os locais são frequentados pelos moradores do bairro e por regiões vizinhas.

 

Transporte

 

Com grande fluxo de veículos, o Barreiro conta com duas estações BHBus (Barreiro e Diamante) por onde passam quase duzentas mil pessoas diariamente.

 

A estação Diamante foi criada em 1997 e foi o primeiro terminal de integração do Sistema BHBUS, marcando o início do sistema de reestruturação do transporte coletivo da cidade. A Estação Barreiro foi construída e inaugurada em 2002, sendo a primeira com participação da Iniciativa Privada em sua construção, onde foi implantado o complexo “Estação BHBUS Barreiro” e o “Viashopping Barreiro”.

 

No pavimento térreo estão localizadas as plataformas de embarque e desembarque de passageiros, parte da área administrativa, edificações de apoio, manutenção e limpeza. Na entrada principal do shopping, que conta com quatro pisos com grandes lojas, pode-se acessar as plataformas por meio de elevadores e escadas rolantes.

 

 

barreiro4.jpg


Meio ambiente

 

Coexistindo com a intensa atividade industrial e comercial da região, há diversas áreas verdes e nascentes. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça se destaca como terceiro maior parque em área urbana do país. Ele abriga seis importantes mananciais de água que abastecem parte da região metropolitana de Belo Horizonte. O Ribeirão Arrudas, que corta a cidade, nasce nesta região, pela junção das águas das bacias do Jatobá, Barreiro e Bonsucesso, formadas por nove córregos que totalizam 40 km de extensão. Além disso, a Prefeitura mantém quatro parques com área verde e equipamentos de esporte e lazer: o Parque das Águas Roberto Burle Marx, Parque Carlos de Faria Tavares, Parque Ecológico Padre Alfredo Sabeta e o Parque Ecológico Vida e Esperança do Tirol. 

 

barreiro5.jpg


Ícones do Barreiro

 

A estátua do Cristo Redentor foi construída em 1956, no alto do bairro Milionários e é tombada como Patrimônio Histórico. Com altura de 11,80 metros ela pode ser avistada de diversos pontos da região. Com arena e localização privilegiada, a Praça do Cristo é palco de grandes eventos culturais e religiosos. Local de visita obrigatório para quem quer apreciar uma ampla vista dos bairros e serras do Barreiro.

 

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário é o grupo de congado mais antigo da cidade e foi tombado como Patrimônio Histórico Imaterial. Sem dúvida, uma importante expressão da cultura popular, remanescente da religião africana.

 

O Santuário São Paulo da Cruz é referência da religiosidade local. Além de ser uma das primeiras igrejas a ser construída na região, em 2003, ela tornou-se o primeiro Santuário de São Paulo da Cruz fora da Itália, tendo recebido a relíquia “insigne” do santo. Desde então tem recebido cada vez mais visitantes e caravanas.

 

Deputado Anselmo parabeniza o Barreiro pelos seus 158 anos

 

Fotos: Divulgação

 

O mês de agosto foi marcado pelo aniversário de 158 anos do Barreiro. Esta foi uma data celebrada e lembrada por todos os moradores da região. O deputado Anselmo José Domingos esteve presente em vários eventos que comemoraram esta data tão importante. “Parabenizo a região por estes 158 anos de muita história, trabalho e tradição. Continuarei lutando para melhorar a vida de todos do Barreiro”, disse.

 

Como morador do Barreiro há muitos anos, o parlamentar, prioriza a região e busca melhorar a vida do cidadão local. Pensando assim, Anselmo promoveu o lançamento da Fren

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,