• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:38h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos ARTE E CULTURA Banda propõe releitura de clássicos do Rock

Banda propõe releitura de clássicos do Rock

Edição 05 14/09/2012 ARTE E CULTURA

 

Banda propõe releitura de clássicos do Rock

 ed05_pag30.jpg

Após a conquista de um público fiel na região metropolitana, Rodrigo, Manah, Diones e France sonham com o sucesso no interior de Minas

Por Fabius Alvim
Fotos: Divulgação

Há pouco mais de um ano tocando nos palcos de Belo Horizonte, Contagem e Betim, a banda Dona Odeteh - formada por Rodrigo Rodrigues (vocalista), Manah (baixista), Anderson Diones (guitarrista) e France César (baterista) – vem conquistando o público mineiro, apresentando nos shows releituras do rock nacional e internacional, especificamente da década de 80. Nos palcos os quatro parecem estar juntos há vários anos, tamanho é o entrosamento e entusiasmo com que se apresentam. “Parece que somos casados, uma verdadeira família“, brinca o vocalista Rodrigo Rodrigues, que também é um dos apresentadores do programa Graffite, que vai ao ar na rádio 98 FM, de segunda à sexta-feira, de 17h às 19h. Na atração, Rodrigo divide o programa com o atleticano Dudu e o humorista Ceguinho, do programa Escolinha do Gugu.

ed05_pag31_1.jpg

A banda surgiu de uma demanda do mercado musical da capital, que necessitava de uma banda de rock nacional e internacional para iniciar um novo projeto, mas para isso, deveriam tocar somente músicas dos anos 80. O vocalista Rodrigo ficou sabendo da abertura do Bhar Savassi através de uma das promoters do local. “Eu estava em um bar e uma amiga promoter do Bhar Savassi disse que iria começar um projeto chamado Bhar 80. Lembrei que já havia tocado com o Manah em uma banda que tinha repertório voltado para os anos 80. Imediatamente liguei para ele, que me disse que já tocava com o France e o Anderson em um bar na cidade de Contagem. Reunimos o grupo, fizemos um ensaio e já fomos tocar no Bhar Savassi, estreando o novo projeto do local. Ficamos um mês e meio na casa e novas portas foram se abrindo”, relembra o vocalista.

O nome Dona Odeteh já era utilizado pelo trio, antes da chegada de Rodrigo. Juntos, com a nova formação eles decidiram criar uma ideologia para o nome da banda. “Resolvemos então relacionar o nome da banda ao da personagem Odete Roitman, interpretado pela atriz Beatriz Segall, na novela Vale Tudo, da Rede Globo, que foi um ícone da televisão no final da década de 80”, justifica Rodrigo.

Trajetória dos músicos

O vocalista Rodrigo Rodrigues é mineiro de Belo Horizonte. Sem tradição musical familiar, gosta de cantar desde a infância, mas foi aos 17 anos, terminando o Ensino Médio, que começou a se empenhar com mais dedicação. “Sou músico autodidata, peguei amor pelo contrabaixo e comecei a estudar, principalmente de ouvido. Posteriormente estudei canto no conservatório, em BH. Meus pais sempre me apoiaram, mas recomendavam que eu continuasse a estudar”, destaca. Antes de ingressar na Dona Odeteh, o vocalista já havia passado por inúmeras bandas, tendo sido baixista ou vocalista.

France Cesar, baterista da banda, também nasceu na capital. Aos sete anos de idade começou a tocar bateria, motivado principalmente por influência familiar, já que seus irmãos eram integrantes de uma banda de baile. “Um dia comecei a tocar a bateria, sozinho. Meu irmão viu e ouviu, ficando interessado. Ele me matriculou na aula, eu me dediquei e pouco tempo depois comecei a fazer shows com eles, na noite”, relembra. Aos 16 anos France fez um teste para tocar na Banda Talabá. Aprovado no teste fez inúmeros shows, até ser requisitado pela banda Ferro Véio, ingressou em turnê pelo interior paulista, onde morou por três anos. “Em seguida voltei a tocar como freelancer e conheci o Manah, período em começamos a tocar juntos”, destaca o baterista.

ed05_pag31_2.jpg

O guitarrista Anderson Diones está há mais de 20 anos inserido na música. Compositor assíduo é ele o autor do sucesso “Acho que sei quem foi”, música de trabalho da banda Dona Odeteh. O vocalista Rodrigo Rodrigues lembra que Diones foi convidado para integrar a famosa banda Sepultura, antes do grande sucesso que fazem hoje.

Já o baixista Manah também é conhecido no cenário musical mineiro por inúmeras passagens em bandas que fizeram sucesso. Em uma destas passagens tocou por quase sete anos ao lado do vocalista Rodrigo na extinta banda Cheb. “Eu curtia os shows da banda e um dia o Manah me convidou para fazer um teste. Como este mundo é um ovo”, brinca o vocalista.

Reconhecimento

Conquistando o público mineiro, a banda Dona Odeteh foi convidada para se apresentar na casa de shows Alambique, referência da música sertaneja em Minas Gerais. “Eles entraram em contato com a nossa produção dizendo que queriam uma banda de rock dos anos 80 na casa. Fizemos o primeiro show e o público foi extremamente receptivo. No segundo show, no boca a boca, a casa reuniu pessoas de 30 anos para cima. No terceiro show reunimos 1.500 pessoas dentro da casa e cerca de 300 pessoas não conseguiram entrar”, relembram eufóricos.

Com uma agenda de seis a oito shows por mês, ainda em 2012 os integrantes da banda esperam gravar e lançar o primeiro CD e o DVD. “No segundo semestre de 2012 vamos partir para o interior, onde já estamos negociando algumas datas. Estamos em busca do nosso reconhecimento para sermos a maior banda de Belo Horizonte”, comenta o baterista.

Contato para shows:
Telefones: (31) 9802-2345 / 9593-9035
Mídias sociais:
Facebook: Dona Odeteh
Twitter: @rodrigograffite; @francecesar

 

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,