• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:20h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos GIRO MINAS Abril / Junho

Abril / Junho

Edição 11 27/06/2014 GIRO MINAS

ACIC reelege Humberto Nogueira

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação ACIC

ed11_giro_minas_01.jpg

A solenidade de posse aconteceu no último dia 22 de maio, na sede da entidade. A Diretoria Executiva da Associação Comercial e Industrial de Contagem foi empossada pelo presidente do Conselho Superior da ACIC, Marco Aurélio Moreira.

O empresário Umberto Nogueira foi reeleito presidente da ACIC para o biênio 2014/2016 com o propósito de dar continuidade à realização de cursos profissionalizantes e de qualificação de mãos de obras capazes de atender ademanda do mercado.

Marco Aurélio Moreira, que além de presidente do Conselho Superior da ACIC, também é o atual secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem, afirma que a entidade foi e continua sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social da cidade.

Aproveito o momento para convocar a todos para ajudar a nova diretoria a unir forças para levar a ACIC ainda mais longe e com mais brilho, fortalecendo a parceria com os poderes públicos de todas as instâncias”, enfatiza Moreira.

O presidente, Umberto Nogueira, ressalta o papel da Associação Comercial e Industrial de Contagem - ACIC.

A entidade de classe empresarial como a ACIC nada mais é do que um espaço onde os empresários trazem suas demandas para serem debatidas e resolvidas. Acredito que compartilhando os problemas fica mais fácil resolvê-los e é isso que fazemos, reunimos a classe para o bem comum de toda sociedade”, afirma o presidente.

6º Concurso de gastronomia - Comida di Butiquim 2014

ed11_giro_minas_02.jpgPão de queijo com linguiça. Canjiquinha com linguiça. Linguiça com angu. Assim, começa o 6º Concurso de gastronomia - Comida di Butiquim 2014.

A cidade de Moeda recebe desde o dia 10 de maio, o concurso que vai eleger o melhor prato da culinária mineira. E o ingrediente da vez é a apetitosa linguiça.

Em clima de Copa do Mundo, os bares e restaurante funcionam a partir das 11h recebendo o público para saborear e votar. Durante o concurso, 10 butiquins apresentarão seus pratos. De acordo com o idealizador do evento, Maurílio dos Santos, a ideia é repetir o sucesso das outras edições. “Nosso objetivo é engrandecer o comércio local e proporcionar um momento diferenciado aos moradores e turistas”.

Com o slogan “A festa mais gostosa de Moeda”, o butiquim vencedor precisa passar por cinco quesitos: sabor do tira-gosto, criatividade do prato, higiene, bebidas ao ponto e atendimento. Todos os itens poderão ser votos pelo público participante e também pelos treze degustadores convidados.

A saideira e a entrega dos troféus para os campeões acontece no dia 26 de julho, durante o encerramento da festa, no hotel Serra da Moeda.

O Comida di Butiquim é um concurso de gastronomia típico de butiquins, cuja proposta é desempenhar a culinária de raiz e valorizar a tradição dos bares de Moeda. Além disso, o evento resgata a cultura e valoriza o lazer no município contribuindo para uma atração turística.

EXPOCACHAÇA

A 24ª edição da Expocachaça, evento pioneiro, a maior, e a mais importante e conceituada feira do setor, aconteceu no período de 22 a 25 de maio de 2014, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

ed11_giro_minas_03.jpg

O evento apresentou muitas novidades e surpresas, mantendo o formato de Feira e Festival que a consagrou junto aos expositores, público e mídia num cenário onde negócios, entretenimento e diversão, gastronomia, consumo, lazer e cultura acontecem simultâneamente.

Olavo Machado é reeleito presidente da FIEMG

Fonte: Assessoria de Comunicação FIEMG

O empresário Olavo Machado Junior foi reeleito presidente do Sistema Fiemg para o quadriênio 2014/2018 com 128 votos. A eleição, em chapa única, foi realizada em 13 de março, na sede da Federação, em Belo Horizonte, durante assembleia geral do Conselho de Representantes da Fiemg, cujos delegados são também presidentes dos sindicatos patronais da indústria do Estado. Pela primeira vez na história da Fiemg uma chapa única é eleita pela unanimidade dos presentes. A posse da nova diretoria aconteceu em 15 de maio, quando se comemorou o “Dia da Indústria”.

A minha responsabilidade como representante da indústria mineira cresce muito diante da aprovação unânime de todos os companheiros presidentes dos sindicatos que votam na Fiemg. Nós completamos um ciclo, uma etapa, com este mandato que se encerrou em maio. A preocupação que nós tivemos e continuaremos tendo no novo período é a valorização de nosso mercado. Vamos lutar para que a indústria mineira mude de patamar, que ela se diversifique e tenha oportunidades de geração de empregos de qualidade para as pessoas de Minas Gerais”, disse Olavo Machado.

5ª Edição do CRIO 2014

Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação ACMINAS

Evento reuniu em dois dias estudantes, empresários, executivos e empreendedores

Nos dias 26 e 27 de maio, o Palácio das Artes acolheu a 5ª edição do CRIO 2014 ¬ Criatividade, Resultados, Inovação e Oportunidades. Com diversas abordagens sobre um único tema, o Crio proporcionou a cerca de 3 mil pessoas, uma série de debates, palestras e apresentações com o que há de melhor e mais atual no mundo dos negócios e do empreendedorismo.

ed11_giro_minas_04.jpg

O evento contou ainda com a presença de jovens empreendedores, estudantes e empresários de diversos setores. Com uma formatação dinâmica, o evento recebeu índice de aprovação de quase 100%.

Segundo o diretor de eventos e presidente da Fundação ACMinas, Wagner Sá, o CRIO 2014 atuou como propulsor de ideias criativas e arrojadas de pessoas que já abrilhantaram o mundo dos negócios. E propôs a sugestão de métodos estratégicos, ideias inovadoras e o gerenciamento de projetos e pessoas, que são alguns dos princípios do empreendedorismo.

Congresso Mineiro de Municípios reúne personalidades

políticas de todo o Estado no Expominas

Evento promoveu o debate sobre assuntos ligados à administração pública e contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas

Texto e fotos: Marla Domingos

O Expominas Belo Horizonte foi palco do 31º Congresso Mineiro de Municípios, que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de maio. O evento é o maior encontro municipalista do país e contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas nos três dias do evento, reunindo representantes dos 853 municípios do estado, importantes personalidades políticas, formadores de opiniões, gestores públicos, empresários e sociedade.

O tema desse ano foi “Federação e o pacto das ruas”. O intuito foi promover o debate e a troca de ideias sobre temas relacionados às perspectivas do país em todos os setores ligados à administração pública e melhoria do atendimento à população, além de nortear, esclarecer e apresentar ferramentas, na busca de atingir a sociedade em seu aspecto mais vital: o cidadão e a sua relação com o município.

Em diversas salas aconteceram palestras e conferências com renomados profissionais, de reconhecimento nacional, possibilitando a ampliação do conhecimento e qualificação dos participantes.

Abertura

Nomes de peso participaram da cerimônia de abertura do Congresso, entre eles o Governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho; o prefeito de Belo Horizonte Marcio Larceda; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Deputado Estadual Dinis Pinheiro; o ex Governador de Minas Gerais Antônio Anastasia, além do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) Antônio Carlos Andrada.

Os destaques foram as novidades apresentadas pela AMM: o lançamento do portal, a nova marca da entidade e a faculdade do Instituto de Estudos, Pesquisas e Extensão. “Será a primeira faculdade Municipalista do país para dar suporte acadêmico ao trabalho técnico já realizado pela AMM”, esclareceu o presidente a AMM.

ed11_giro_minas_05.jpg 

Presidente da AMM - Antônio Carlos Andrada 

A faculdade já está com o vestibular agendado para o mês de junho e conta com os cursos de administração e direito focados na gestão municipal.

A Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo” também foi entregue durante a abertura do evento, como forma de homenagear personalidades e entidades que se destacam na causa municipalista. Entre os homenageados estavam o Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos Gambogi; o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado; o Chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, Oliveira Santiago Maciel e o ex presidente da AMM, Ângelo Roncalli.

O destaque foi para a palestra do jornalista Carlos Sardenberg, que teve como tema “O cenário econômico brasileiro e suas consequências no processo político”. Por meio de dados ele mostrou a evolução econômica do país até os dias de hoje e destacou a importância de políticas mais eficazes para tornar a economia nacional mais produtiva. “Para isso são necessárias novas escolhas políticas”, frisou.

O professor de Ética da USP, Clóvis de Barros Filho, também realizou palestra, utilizando a ética como tema central da apresentação. “Ética é uma palavra que todo mundo usa, mas ninguém sabe ao certo o significado”, disse.

Simultaneamente à palestra, um acordo foi firmado entre o Instituto IPEAD/UFMG e a Associação dos Municípios do Vale do Mucuri – AMUC. Por meio do convênio firmado, os municípios pertencentes à Associação terão acesso ao Banco de Preços do IPEAD/ UFMG, ferramenta que facilita o processo de compra das prefeituras.

As salas técnicas receberam sete palestras, com temas ligados ao dia a dia dos gestores municipais como contabilidade, segurança, licitação, assistência social e saúde. Atrações culturais foram destaques no segundo dia. O Grupo Aruanda percorreu toda a Feira Para o Desenvolvimento dos Municípios.

Os melhores exemplos de gestão no estado foram agraciados com o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. Em sua quarta edição, o Prêmio estimula e reconhece projetos da administração pública que foram bem sucedidos. Seu principal objetivo é impulsionar a eficiência na gestão pública por meio de novas experiências que possam conduzir à modernização. Confira quais foram as cidades agraciadas em cada categoria:

Gestão da Educação:

Andradas, Lagoa da Prata, Nova Ponte e Pompéu. São Lourenço recebeu Menção Honrosa no mesmo conjunto

Gestão da Saúde:

Camanducaia e Ibiraci

Política Sobre as Drogas:

Ibiraci, Miradouro e Mariana

Administrativo:

Barroso e Elói Mendes

Gestão do Desenvolvimento Social:

Nova Lima, Pará de Minas e Sacramento

Gestão de Desenvolvimento Urbano/ Ambiental:

Andradas, Jeceaba e São Romão.

 

Forças e parcerias

O último dia do 31º Congresso Mineiro de Municípios foi marcado por palestras de peso. O editor-chefe e apresentador do Jornal da Globo William Waack ministrou palestra magna com o tema “O movimento das ruas e seus impactos na gestão pública brasileira”. Em sua apresentação, ele demonstrou como as demandas vindas das ruas podem ser trabalhadas para que se transformem em políticas públicas de qualidade, destacando os impactos das manifestações de junho de 2013 no cenário político atual. “Para acompanhar as demandas das ruas, é preciso aprimorar o debate político nessas eleições. Se quisermos realmente mudanças profundas, precisamos também aprofundar as discussões”, comentou.

Um painel sobre as “Propostas para melhorar a relação federativa entre Estados e Municípios” com Clésio Andrade, Fernando Pimentel, Pimenta da Veiga e Márcio Lacerda fechou o evento.

Fernando Pimentel apresentou propostas para que os municípios não fiquem tão dependentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Quando discutimos o FPM, sempre falamos em quantia e nunca na qualidade. Porque não fazemos nenhuma reflexão sobre o ICMS? Ele deveria ser descentralizado, porque no modelo atual, quanto mais pobre o município, menos ele recebe. Isso não é justo”, comentou.

Já Pimenta da Veiga aposta que o caminho para uma relação federativa melhor é por meio das relações entre os governantes. “Um presidente não consegue governar sem os estados e os municípios. É preciso que prefeitos, governadores e a presidência tenham uma boa relação”, disse. Ele ainda propôs que “o FPM seja pensado em longo prazo, com um calendário pré-estabelecido”.

O prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda explicou como os recursos da dívida interna, gerada pelos municípios, centralizados no governo federal, impedem o crescimento do país. “O financiamento e refinanciamento da dívida pública tem constituído um poderoso instrumento de acumulação de renda no governo federal, e tende a se agravar”, avisou. Para ele, os juros do país – 3º maior em escala mundial – impedem uma visão de longo prazo. “Não temos um projeto de país hoje”, enfatizou.

Ao final, a Associação Mineira de Municípios divulgou uma carta com os seis principais pedidos dos municípios que serão levados para a Marcha a Brasília, que ocorreu na capital federal nos dias 12 a 15 de maio.

ed11_giro_minas_06.jpg

Prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda

Microrregionais marcaram presença

Representantes de diversas microrregionais também apresentaram em stands as potencialidades das cidades que representam. Sérgio Assis secretário executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP) acredita que essa é uma oportunidade impar. “Temos a oportunidade de mostrar os nossos municípios, um pouco das suas histórias, artesanato, parte industrial e outros aspectos, além de conhecer e trocar experiências com prefeitos de outras cidades”. Antônio Rodrigues da Silva, prefeito de Tocos do Moji, compartilha da opinião e complementa dizendo que “manter contato com diversas empresas e conhecer as novidades de cada área é muito enriquecedor”.

Para Aderbal Torres da Associação dos Municípios de Águas Minerais, quanto mais se projeta a imagem das cidades, mais as pessoas vão se lembrar delas. “É importante levar ao conhecimento de outras regiões a vocação de cada cidade, apresentando o que elas têm de melhor”.

Há cerca de dez anos a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (AMEJE) leva seu stand para o Congresso. “O retorno vem a médio e longo prazo. Temos a oportunidade de fazer contatos, que posteriormente acabam ligando e resultando em bons negócios”, conta Adriana Martins secretária executiva da AMEJE.

Pela primeira vez com um stand do Congresso, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (AMEPI) acredita que a divulgação dos produtos de cada cidade também é uma das grandes vantagens. “Muita gente não conhece o que cada município pode oferecer. Aqui foi uma oportunidade de distribuirmos folhetos, passarmos alguns vídeos e apresentarmos as potencialidades da nossa região”, explicou Flavia Domingues agente administrativo da AMEPI.

Fausto Costa secretario executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Lago de Furnas acredita que quem visita ou expõem no Congresso sempre tem a ganhar. “Tanto na parte de agregar conhecimentos, quanto de conhecer novos produtos, serviços e fornecedores, o Congresso sempre traz novidades. Esse é o 13º ano que estamos com um stand, e a estrutura está a cada ano melhor, com palestras realizadas por profissionais renomados, abordando assuntos de áreas que são de interesse público”.

Saldo positivo

Praticamente todo o espaço ocupado pelo Congresso foi ocupado por 83 stands, tanto de fornecedores, como das microrregiões, entidades diversas e instituições.

Para Monaliza Silva Chalhoub, responsável pela comercialização do evento, as expectativas foram alcançadas. “Em um ano de Copa do Mundo conseguimos vender a feira de uma forma bastante satisfatória, uma vez que ela abrange interesses que são comuns a todos que estão aqui, apresentando para as prefeituras soluções de interesse de todos”.

ed11_giro_minas_07.jpg    Monaliza Silca Chalhoub 

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) Antônio Carlos Andrada, também se mostrou satisfeito com o resultado. “As expectativas foram plenamente atendidas, cumprimos a nossa meta. Tivemos a participação massiva do público nas salas técnicas, com palestras excelentes. Os fornecedores também marcaram presença. A qualidade de tudo que foi apresentado foi muito boa. E ainda tivemos o fechamento com os précandidatos ao governo de Minas Gerais. Certamente o saldo foi muito positivo”.

Saulo Laranjeira, um dos mais renomados artistas mineiros, também esteve presente ao ultimo dia do evento. “Acho muito importante essas manifestações das cidades, mostrando sua cultura e potencial. É importante o povo mineiro se emanar na causa de compromisso com o crescimento de Minas Gerais”, destacou.

Fornecedores, de diversas áreas, também avaliaram como proveitosa a participação no evento. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), foi uma das empresas presentes. “Somos um dos principais parceiros dos municípios. Estar presente aqui nos proporciona a oportunidade de fortalecer esse vinculo, valorizando a importância e papel dos municípios”, afirmou Carlos Eduardo Oliveira Bovo gerente de planejamento da EMATER.

Há oito anos participando do Congresso, a Mapel, empresa fornecedora de soluções para imagens e impressões, buscou levar novidades que pudessem otimizar a gestão dos documentos dos municípios. “Estar aqui nos ajuda a estreitar relacionamentos e apresentar novidades que realmente possam fazer a diferença quando o assunto é gestão de documentos”, explicou Rodrigo Pereira, consultor ECM / BPM da empresa.

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) também vê na feira uma oportunidade de apresentar de forma mais detalhada os serviços que oferece. “Participamos todos os anos, pois aqui temos contatos com as prefeituras de todo o estado e podemos apresentar o trabalho que a FUNED realiza, explicando o processo e etapas pelas quais temos que passar para chegarmos ao produto final”, concluiu Maria Emilia Costa Meira, assistente técnica da diretoria industrial da FUNED.

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,