• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:21h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Colunas ÂNGELA MENDES A magia do tempo

A magia do tempo

Edição 09 27/12/2013 ÂNGELA MENDES

A magia do tempo.

Se considerarmos os 4,5 bilhões de anos de existência da terra e a média de tempo vivida por nós, concluímos que nosso tempo aqui se assemelha à passagem de um relâmpago.
 
Não atentos a isso, no dia a dia,  perdemos nosso precioso tempo em distrações, principalmente com televisão e computador - notícias violentas, fofocas, senso de humor pejorativo – excludente e racista,  exposições deturpadas do universo feminino, vulgaridades, entre outras que invadem nossa mente,  e nos traz sentimentos de medo, desânimos, insatisfações e tantas outros dessa natureza, que nos deixa congelados numa aparente  “zona de conforto”, como se o tempo estivesse parado dentro de nós, nos fazendo desistir do futuro.
 
Simone de Beauvoir utilizou a expressão “tempos mortos”, que, penso eu, era pra se referir a esse momento  onde não conseguimos agir, e transitamos de um momento a outro sem ter uma percepção clara.
 
Os sábios nos ensinam que a qualidade de vida depende da nossa capacidade de aproveitar o tempo, porque ele só pode existir na mente ativa, naquela que sonha e não se permite escravizar.
 
Penso que para percebermos o tempo presente, é imprescindível determinar o que queremos para nossa vida - corpo físico, mente e alma.
 
E qual é mesmo o nosso propósito nesse mundo? Quais os meus sonhos? Como decido viver? Quais são meus valores? Perguntas poderosas fazem a diferença quando vislumbramos uma vida extraordinária. Como um arqueiro que lança sua flecha sobre um alvo, nos empenhamos em adquirir vitalidade e alegria desde o amanhecer. Alimentos saudáveis, exercícios físicos, passeios na natureza, sono tranquilo, trabalho prazeroso, entre outros cuidados nos fortalece e traz a energia necessária para avançar, com atitudes e pensamentos positivos.
 
A alma já nos pede leveza nas emoções mais profundas, quando nos livramos de sentimentos como a raiva,   o medo, a tristeza.
 
Alinhados, corpo, mente e alma, conectamos com o todo e  percebemos o “tempo vivo”, que é o tempo da vida.  E é nesse lugar sagrado onde tomamos as decisões, que nos movemos em direção aos nossos propósitos, num tempo linear, quando temos gratidão com o  passado e com todos os seres que nos conduziram até aqui; e olhamos para o futuro como algo que já está acontecendo.
 
Assim, ficamos, no tempo presente, celebrando, onde tudo acontece. Pensando, falando, agindo - congruentes com nossos propósitos,  integrados com nossa natureza, fluindo abundantemente, desfrutando os segredos da vida e proporcionando o desenvolvimento integral de nossas faculdades internas. Somente dessa forma estamos prontos para servir e acolher os outros, e para pensar em uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.
Assim, desejo que nesse ano que se inicia possamos organizar nosso tempo para adquirirmos mais vitalidade e alegria – e que nossos projetos e sonhos se concretizem conforme planejado. Feliz 2014 a todos os leitores.
 
Angela Mendes
Apoiando pessoas a realizarem Projetos e Sonhos
 

Voltar para Colunas

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,