• Grande BH, 11 de Dezembro de 2017
  • 01:50h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos DECORAÇÃO A Luz Certa

A Luz Certa

Edição 14 11/05/2017 DECORAÇÃO

CoGa_Arquitetura_Estar_Ampliado_9.jpg

Dicas para iluminar cada
espaço

A grande maioria das pessoas não dá importância à iluminação na hora que estão montando uma casa ou apartamento. Acreditam que é apenas mais um detalhe na decoração, e que não faz muita diferença na rotina do dia a dia. Já quem está construindo uma casa tem tantos gastos no processo de acabamento, que chegam a considerar desnecessário investir em um projeto de iluminação para cada espaço. O que essas pessoas não sabem é que a iluminação certa pode trazer inúmeros benefícios para os moradores de uma residência. 

Cada cômodo de uma casa possui uma finalidade, e a luz certa tende a valorizar essas ações, além ajudar na percepção dos espaços dentro do lar. Entre os ganhos está um aspecto importantíssimo, a melhorana qualidade de vida.A iluminação correta, por exemplo, auxilia no descanso e aconchego no quarto de dormir, através da escolha das lâmpadas mais adequadas e noposicionamentoda claridade natural ou artificial no ambiente. O que poucas pessoas sabem também, é que a luz precisa ser funcional.  A iluminação tem o poder de fazer com que as pessoas queiram aproveitarespaços esquecidos ou pouco utilizados dentro de uma casa, assim ela também ajuda a otimizar melhor cada um dos cômodos. 

CoGa_Arquitetura_Estar_Ampliado_10.jpg

As arquitetas Fabiana Couto e Flávia Gamallo, responsáveis pelo escritório CoGa Arquitetura, falam um pouco dessa importância.“A iluminação ajuda a valorizar o que o projeto tem de melhor. Uma boa iluminação traz salubridade. Ambientes naturalmente iluminados deixa a casa mais saudável. Já a luz artificial propicia direcionar o espaço de acordo com seu uso. Por exemplo, se é um home Office a iluminação mais focada, direcionada a bancada de estudo, é essencial. Se é um quarto a iluminação mais amarelada, branda, é indica já que induz o relaxamento”, contam as profissionais.

Um ponto que deve ser muito pensando quando se adquire um imóvel, é na luz natural. É ela que vai determinar se sua casa será fresca ou abafada. A escolha do posicionamento do apartamento ou casa em relação ao sol é muito importante, pois você terá uma noção sobre a luz que entrará em quais cômodos e em quais períodos do dia. A melhor opção é ter sol na parte da manhã nos quartos e durante o resto do dia não ter sol batendo direto. Isso faz com que os ambientes não esquentem muito durante o dia e fiquem fresco no período noturno. As profissionais do escritório CoGa Arquitetura explicam um pouco sobre essa escolha e como deve ser feita a iluminação nos quartos de dormir. “No que se diz respeito à iluminação natural, a janela deve ser voltada para o nascente. Dessa forma, a pessoa acorda com a luz do dia e, durante a tarde, o quarto não recebe a luz natural deixando o ambiente mais fresco.

CoGa_Arquitetura_Estar_Ampliado_121.jpg

Quanto à iluminação artificial, é sempre indicada uma iluminação com reprodução de cores mais adequadas. Os tons mais quentes e amarelados são a melhor opção porque criam a sensação de acolhimento. Trabalhar com iluminação indireta (sancas com iluminação embutida) e luz direta (abajures) para leitura é o mais aconselhado para esse espaço”, enfatizam.

 

Para quem está montando o quartinho do bebê a iluminação é um ponto a ser considerado também, pois a luz ajuda o recém-nascido na adaptação da vida fora do ventre. “No quarto de bebê é importante não trabalhar com luz pontual muito forte. Porque o bebê está acostumado com o ventre da mãe onde tudo era escuro. Mas também é preciso ter um pouco mais de luz para que os pais tenham segurança para trocar o bebê, a mãe amamentar, etc. Por isso a luz trabalhada, assim como num quarto normal, é mais amarelada e acolhedora, porém trabalhamos aqui com dimmer para dimerizar essa luz conforme for a necessidade”, ensinam as profissionais. Para crianças maiores a luz pode ser trabalha de forma mais focada para os pontos de interesse dos pequenos. Por exemplo, ser direcionada a bancada de estudos ou o lugar onde ficam os brinquedos. 

CoGa_Arquitetura_Estar_Ampliado_111.jpg

Pensar em cada um dos detalhes citados e desenvolver a iluminação certa para cada espaço é trabalho para profissionais preparados, que possuem expertise no assunto. O preço de um projeto de iluminação varia de acordo com a demanda, se será executado já no processo de acabamento ou será refeito em um imóvel já pronto. Segundo as profissionais o que mais encarece um projeto luminotécnico é o rebaixamento em gesso, muito utilizado em projetos de iluminação. O que pode ser feito para economizar, é usartrilhos e pendentes que, também fazem iluminação direta e indireta, sem precisar do processo de rebaixamento. 

 

Quais são os objetivos da iluminação?
Conforto
– O usuário deve se sentir bem com a luz disposta naquele espaço. Uma luz ineficiente pode trazer ofuscamento, dor de cabeça, entre outros males.
Estética – A iluminação ajuda a valorizar os ambientes. Sendo que algumas peças também ajuda a compor os espaço fazendo as vezes de adorno.
Funcionalidade – Permite que as diversas atividades em um ambiente sejam exercidas
 Dicas para iluminar cada espaço:
Quarto-É um dos principais cômodos da casa, é o ambiente que repousamos e recuperamos as nossas energias. Uma luz mais baixa e em alguns pontos, como luminárias no criado mudo, é uma ótima opção.
Cozinha- É um dos poucos ambientes da casa que a iluminação precisa ser mais forte e focada, pois a visibilidade é algo importante na hora de preparar os alimentos.  Uma dica é usar pendentes com luz direcionada sobre a bancada e fogão. 
Home Office- Quem necessita trabalhar ou estudar em casa, deve pensar muito bem na iluminação para este espaço. A luz certa ajuda a dar mais ânimo e evita dores de cabeça. O mais recomendado é uma luz branca, que dar uma maior visibilidade e ajuda a estimular. 
Sala de estar- Um dos espaços mais utilizado pela família. É na sala que comemos, estudamos, assistimos televisão e recebemos os amigos. O projeto deve ser pensado para todos esses aspectos. Uma dica é usar aqueles reguladores de iluminação, eles ajudam a deixar a luz mais confortável para assistir um filme ou mais iluminada para receber os amidos. 
Garagem- Iluminação na entrada da casa é um artigo de segurança, ainda mais para quem costuma chegar muito tarde da noite. Uma dica é colocar um refletor com sensor de presença ou refletores com LED, que são econômicos e iluminam bem a entrada e garagem da casa.


COGA 1923O CoGa é o escritório de arquitetura
dirigido pela dupla de arquitetas
Fabiana Couto e Flávia Gamallo.
31 3657 2160
fl avia@cogaarquitetura.com.br
http://cogaarquitetura.com.br

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,