• Grande BH, 21 de Janeiro de 2018
  • 09:38h
  • Siga:

Página PrincipalA Revista Cadernos ARTE E CULTURA A arte e educação que sai da Grande BH para o Mundo

A arte e educação que sai da Grande BH para o Mundo

Edição 06 20/12/2012 ARTE E CULTURA

A arte e educação que sai da Grande BH para o Mundo

ed06_pag31.jpg

Com 15 anos de trabalho o projeto Orquestra Jovem de Contagem reúne mais de 270 concertos nacionais e internacionais e se prepara para a primeira turnê na América

Por Aline Teodoro

Fotos: Tarcísio de Paula / SESC

Ética, inovação, sustentabilidade, espírito jovem, comprometimento e paixão pela música.  Todos estes valores juntos, nos melhores acordes musicais, formam a Orquestra Jovem de Contagem. Fundada nos anos 90 pelos maestros mineiros Renato Almeida e Rosiane Souza, o grupo é uma iniciativa voltada para a promoção e desenvolvimento humano, que por meio da música, investe na cultura, arte e educação das crianças e adolescentes de baixa renda de Contagem, Região Central do estado.  

ed06_pag32_01.jpg

Ao longo dos últimos 15 anos, mais de 1200 alunos passaram pelo projeto que já se prepara para a primeira turnê na América em setembro de 2013. “Acabamos de receber a aprovação do projeto da Turnê EUA 2013 na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet. E essa turnê tem por objetivo ampliar o público da Orquestra, já que as outras nove viagens internacionais aconteceram na Europa”, explica o produtor cultural da Orquestra Jovem de Contagem, Gabriel Henrique.

Durante mais de 10 décadas, o trabalho dos maestros foi baseado na formação de cidadãos por meio dos mais belos acordes musicais. O grupo já se apresentou em diversos países, dentre eles Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Suíça, Luxemburgo, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia Rússia, Espanha e França, e já tem dois concertos confirmados:  na Pennsylvania University em State College, Pennsylvania, e The Emanuel Synagogue, West Hartford, Connecticut.

ed06_pag32_02.jpg

Shakespeare, o poeta, já dizia que “o homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas’. Sentimentos que não fazem parte da rotina de Ana Carolina Cordeiro. Aos 16 anos, a aluna e estagiária da orquestra, já viajou para a Europa e conheceu sete países com o instrumento que toca, o clarinete. “Sinto-me lisonjeada em participar desse projeto e poder tocar clássicos das músicas brasileiras. Com isso, apresentamos nossa cultura em outros países”.

Gravação do 1º CD e DVD

ed06_pag32_03.jpg

No dia 23 de outubro deste ano, a Orquestra Jovem de Contagem gravou o primeiro CD e DVD do projeto intitulado “Concerto Na Cidade, Sinta a Música no Ar”.  Cerca de 120 crianças divididas em três grupos: Orquestra Infanto Juvenil Doutor Milton Dias; Orquestra Jovem de Contagem; e Orquestra Jovem das Gerais, se apresentaram no Grande Teatro do Sesc Palladium, no centro de Belo Horizonte. "Para nós é uma alegria enorme trazer alunos para apresentar no Palladium. Pela primeira vez, eles puderam se sentir como verdadeiros artistas. A produção do evento, desde o cenário até os vídeos e as participações especiais, fez dessa noite um momento mágico. A partir de agora, a Orquestra pretende realizar um evento como esse pelo menos uma vez por ano”, afirma Renato Almeida, coordenador geral da Orquestra Jovem de Contagem.

Mais de 1300 pessoas estiveram presentes no concerto que homenageou grandes nomes da música nacional e internacional. São eles: Paulinho da Viola, Luiz Gonzaga, Heitor Vila Lobos, Wolfgang Amadeus Mozart, Rossini, Ennio Morricone, Dvorak, Maurice Ravel, Tchaikovsky, Giacomo Puccini, Guerra Peixe, e o artista mineiro, Juarez Moreira, com a música “Baião Barroco”. O evento também contou com a participação especial da banda teen Restart. “Tocar com esta banda que é voltada para o público adolescente, é uma forma de mostrar aos alunos e a sociedade, que a música pode ser apreciada de diversas formas e em diversos estilos, sem contar que desenvolve o espírito de crítico nos alunos”, explica o maestro Carlos Aleixo.

Parceiros

Por meio de uma seleção pública, o projeto conquistou o patrocínio da Petrobras. “A nossa satisfação é saber que projetos como o da Orquestra Jovem de Contagem faz a diferença na comunidade. Há dois anos temos acompanhado todo o progresso dessa organização, e para nós, é um orgulho ver que, além de grandes músicos, haverá grandes cidadãos no futuro”, afirma a gestora do projeto de patrocínio da Petrobrás, Janete Ribeiro da Mota.

     

ed06_pag33_01.jpg

Janete Ribeiro - Petrobrás

Além da empresa de petróleo, atualmente, a orquestra conta com o apoio e parceria de diversas empresas privadas e públicas, como: Copasa, Ministério da Cultura, GE Transportation, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Supermix e Ação Social Pela Música.

Prêmios  

 

ed06_pag33_02.jpg

Igreja Santa Maria del Mar - Barcelona

 

Conheça os prêmios que a orquestra Jovem de Contagem conquistou em sua trajetória.

  • 2008- 1º Prize - Folklore Ensemble/AICE – Viena (Áustria) 
  • 2005 - Cidadania Cultural - Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem 
  • 2004- Musicisti Senza Frontiere/Associazione Internaz. Volontariato Musicale - Itália 
  • 1999 - Título de Honra ao Mérito - Câmara Municipal de Contagem 


Qualquer criança ou jovem da região pode se inscrever para se
ingressar e participar da Orquestra. Para isso, basta ir à sede que
fica à Rua Dinamarca, 40, bairro Glória, em Contagem. Porém, a
Orquestra Jovem de Contagem está com o limite de atendimento
excedido e há fila de espera. O aluno geralmente ingressa com no
mínimo 8 anos. Não tem idade limite e tem tempo determinado
de permanência. Todos os instrumentos são cedidos e adquiridos
com recursos de patrocínios. Para mais informações acesse o site:
www.orquestrajovemdecontagem.org e ou entre em contato pelo
telefone: 31 3398- 6457.

Voltar para Cadernos

  • Compartilhar:

Última Edição

Edição 14

Maio de 2017

Confira

Colunistas

SARAH PARDINI

Feminilidade

OHARA RAAD

Beleza e Estética

ALAIZE REIS

Engenharia Civil

RONAN GOMES

Língua Portuguesa

LINDOMAR GOMES

Direitos e Cidadania

Viva Grande BH

Rua Getúlio Vargas, 33 Bairro JK - Contagem, MG CEP 32.310-150

Contato

  • Redação: 31 2567.3756
  • Comercial: 31 2564.3755 | 3356.3865

Siga:

Assine nossa Newsletter:

(c) 2009-2010 Todos os direitos reservados. Confira nossas políticas de privacidade.

,